Partilha de WIFI

Se percebi bem queres partilhar a net de uma rede que que te ligas (ex: FON)

Sim, tanto usando portatil, como smarphone, etc

Existem apps para android que fazem isso, procura na PlayStore, já usei uma e funciona bem.
 
A maioria dos smartphones não permitem criar um AP WIFI e estar a usar WIFI como "origem de rede" em simultâneo.

Se estivermos a falar de um computador, funciona sempre se tiveres duas placas de rede (interna + uma USB por exemplo).
Não é impossível fazer apenas com uma, mas não é fácil.

Podes tambem ter o portatil para ligar (e autiticar, que essa é a parte dificl em fazer num unico aparelho tipo router), e depois com cabo de rede a um router o router cria a tua rede sem qualquer problema.
 
casio_cable

É mesmo isso que pretendo, ja instalei uma - NetShare - que dizem fazer o que pretendo mas começa a procurar redes mas nada encontra. A questão podera ter a ver com a configuração, mas não encontro ajuda para.
Outras que instalei começam a configurar mas quando ligam o "Ponto de Acesso Wifi" desliga o Wifi ou seja so o fazem para dados, o que é inutil

rjSampaio

Ttenho 2 placas de rede - a interna e uma USB. Como se faz?
 
Última edição:
depende da versão do windows, no win10 é o mais facil

Use your PC as a mobile hotspot
Turn your Windows 10 PC into a mobile hotspot by sharing your Internet connection with other devices over Wi-Fi. You can share a Wi-Fi, Ethernet, or cellular data connection. If your PC has a cellular data connection and you share it, it will use data from your data plan.

  • Select the Start button, then select Settings > Network & Internet > Mobile hotspot.

  • For Share my Internet connection from, choose the Internet connection you want to share.

  • Select Edit > enter a new network name and password > Save.

  • Turn on Share my Internet connection with other devices.

  • To connect on the other device, go to the Wi-Fi settings on that device, find your network name, select it, enter the password, and then connect.

 
rjSampaio

O 1º programa da lista, gratuito e parece não ter restrições de monta já funciona. Agora só me falta fazer a partir do telemovel
 
casio_cable

É mesmo isso que pretendo, ja instalei uma - NetShare - que dizem fazer o que pretendo mas começa a procurar redes mas nada encontra. A questão podera ter a ver com a configuração, mas não encontro ajuda para.
Outras que instalei começam a configurar mas quando ligam o "Ponto de Acesso Wifi" desliga o Wifi ou seja so o fazem para dados, o que é inutil

https://play.google.com/store/apps/details?id=kha.prog.root&hl=nl

Mas necessita de root, não me lembrava disso
 
O netshare não necessita root. há uma indicação de como fazer mas so para android Oreo: porta do Proxy 8282 e proxy192.168.49.1

No meu Android 8 quando faço isto desliga a Net e não volta a abrir a pagina da ZON FON
 
Com pc podes fazer sem stress nenhum basta teres duas placas de rede, a que te ligas à rede (wifi/cable) que te fornece internet, e a outra é onde vais criar uma rede ad-hoc se quiseres partilhar por wifi, ou ligas o cabo se quiseres partilhar por cabo.

Vais ao painel de controlo, propriedades da placa que está ligada à rede que tem acesso à internet, nas propriedades tens lá uma checkbox qualquer coisa do estilo "partilhar esta ligação à internet com outros utilizadores" fazes check e voilá... tens o teu pc ligado à net, a servir net para outras máquinas.
 
Não era mais fácil ligar directamente a rede FON? é que esses acessos são de uns estonteantes 3mbits acho, e a estabilidade é um horror. Dependendo das necessidades pode ser mais fácil meter uma net fixa ou usar um cartão 4g e um telemóvel que esteja parado como AP.
 
Este é um tópico que acompanho porque tenho interesses semelhantes...

Não era mais fácil ligar directamente a rede FON? é que esses acessos são de uns estonteantes 3mbits acho, e a estabilidade é um horror. Dependendo das necessidades pode ser mais fácil meter uma net fixa ou usar um cartão 4g e um telemóvel que esteja parado como AP.

Sim e não. Imagina que tens exatamente estas posições ZON-FON --- metros --- pc receptor ZON-FON --- metros --- divisão onde queres usar net.. Se pensares em distâncias de 5/10 metros com paredes em cada zona, ao final de 20/30 metros com a rede da zon-fon vais ter uns estonteantes 56k que nem te permite sequer ir ao facebook. Isto quando a ligação não está constantemente a falhar. Daí que o equipmento intermédio a fazer de repetidor com alimentação exterior faça sentido.

O pc portátil não tem que estar sempre ligado.. Um router/Ap de um ISP também gasta eletrecidade e a diferença não será assim tão grande ao final do mês ;)

Com um pc, consegues ter aplicações a correr do teu interesse no caso de estar 24h por dia..

Posso-te dizer que a minha ideia era usar um rpi a servir de recetor wifi, cabo ligado a um router wifi que tenho por casa parado e tinha o problema resolvido. No entanto não avancei com o projeto porque tens o problema do login na ZON-FON... e não me apetecia ter esse trabalho de meia em meia hora quando a ligação fosse abaixo. Andei umas semanas de volta deste projeto à 1ano +- entretanto ficou parado. Como posteriormente andei a usar python para interagir com uns sites, estou a pensar experimentar fazer um script em python para autenticar automaticamente, e dessa forma conseguiria ter um rpi 24h ligado com um consumo irrisório, (e a correr scripts do meu interesse..) só ligava o ap wifi quando fosse necessário usar a net.

Mas este projeto vai ter que continuar no arquivo por mais uns tempos, agora tenho vários projetos prioritários em mãos..
 
Back
Topo