1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partilha impressora

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 23 de Agosto de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 986)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. Tenho aqui 2 Pc's e pretendia partilhar a impressora, em rede. No Principal (opensuse), activei no cups a opção "Share published printers connected to this system" (para partilhar a impressora laser a ele ligada), e ja aparece no outro sistema (debian c/ xfce), mas imprimo e nao faz nada. Ideias ? Ou como deverei fazer ?

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Estás a usar samba para isso?
    Se sim verifica o smb.conf na parte das printers.

3. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Já acedeste pela interface web do cups e verificaste que está tudo OK? Eu tinha um problema semelhante mas era com a partilha da impressora do Fedora para o Vista. Resolvi com o Raw Printer.

Cumps

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

nao usei o samba, pois pretendo usar aquela rede entre estes 2 pc's (que será distinta doutros).

Andei ás voltas, andava a usar uma opçao do YAST, mas tanto que mexi que deixou de dar, lol.
    Tao resolvi com o interface web e lá consegui imprimir a partir do debian... so que volta e meia dá erro o cupsys e fica o file em spool :/
    Tentei alterar 1s coisas, e voltei á estaca zero (pois ficou desconfigurado, isto é, aparece mas nao imprime). Agora voltei a colocar tudo direito, mas recebo 1 erro que nao recebia, mas ja sei tb a solução... bem, tem dado trabalho.

Eu pretendia apenas usar o cupsys (e server ipp no suse), e aceder a partir do debian. E isso tenho conseguido, so que depois nao imprime fisicamente (ou levo com erro de kernel da impressora (relatorio numa folha)) :S. Estou a usar o PPD da lexmark (E250d), oficial. Tlvz seja esta a fonte do problema... Tenho d indicar o PPD correcto no server e no cliente, ne ?
    Encontrei agora mais um guia, a ver se me serve de algo.

Neptune, como funciona isso de Raw Printer ?

Última edição: 23 de Agosto de 2007
  5. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Através da o system-config-printer:

1º Adicionas nova impressora.
    2º Escolher nome, localização física e descrição (estes últimos dois são opcionais.
    3º Como dispositivo seleccionas a tal impressora que pretendes partilhar.
    4º No modelo/driver escolhes Raw.
    5º Depois quando adicionares a impressora no PC cliente tens de utilizar o URL:
    http://<IP do Servidor>:631/<nome_da_impressora>

A "desvantagem" é que terás de instalar os drivers dessa impressora em todos os PC's clientes...

Se alguém quiser um how to de como meter uma impressora partilhada pelo CUPS no Vista, eu posso tentar fazer um. Aqui em casa foi a única situação que já tive oportunidade de testar.

Partilhar esta Página