partilha net xp/ubuntu 7.04

kalachnikov

Power Member
Boas
Tenho como servidor de net o pc com winxp e o pc com ubuntu a user da net.
Como as ligaçoes são por placas de rede com cabo crossover rj45 , consigo aceder à net em ambos e como sabem, tenho que ter o "servidor de net" ligado ou seja o pc com xp.
Tudo isto porque tenho um modem " ranhoso " speedtouch 330 por usb, por mas voltas que dê, nao atino coloca-lo como configura lo em ubuntu ( noobices ou nabices ).
Posso assegurar que as velocidades de download, na forma como tenho o actual sistema, no xp anda por volta dos 120kbp´s , no ubuntu nos 200kbp´s ? acho ma disparidade de velocidade porque a minha ligação clix " velhinha de 2 mb ".
A questão é na definição da firewall que tenho que ter na config Xp/servidor de net.
Só consigo ter net no ubuntu quando desabilito na totalidade a firewall ?
Alguem com dicas, de forma a que o Xp não que " nu " de firewall ?
Obrigado
 
Última edição:
Tens que por um regra para que no caso de o pc do ubuntu ter ip fixo a firewall deixar passar o tráfego para esse ip. No caso de ip por dhcp fornecido pelo XP tens de por na firewall uma regra para a gama de ip's que estás a usar.
Qual a firewall que usas?
 
tens que no xp activar como servidor ou seja os outros pc´s ligam se atraves deste.
No grupo de trabalho colocas p. ex mshome
no linux nas configuraçoes de rede por fio dhcp automatico
ou configuras onforme o exemplo da imagem




A firewall do xp está desactiva , utilizo o kaspersky firewall
Obrigado pela ajuda
 
Boas
referi me como partilhar sendo o "emissor" xp "receptor" ubuntu
tens nos locais de rede, configurar manualmente.
assim fiz e deu certo
 
Ao preço que os routers andam poupavas muitas dores de cabeça com um, isto porque a probabilidade do XP se inutilizar com virus, spyware e amigo, é muito alta. :P

O melhor que fazes é desligar tudo o que for firewall e antivirus-all-in-one do XP, deixas só a firewall do xo ligada, corres o gestor de pequena rede domestica, dizes que o xp liga directamente à net e oque os outros pcs, ligam à net atraves desse pc, escolhes a placa de rede que "recebe" a net, escolhes a placa de rede que "envia" a net.
depois nas propriedades da placa de rede que "envia" a net, metes os ips manualmente, e vais ao ubuntu e metes os ips manualmente tambem.

easy :)

se tens 2Mbps, tanto no XP como no windows terás no maximo 2Mbps, o que equivale a 128KBps.
se tiveres firewalls e lixo externo à firewall do xp, o normal é k te lixem a configuração.
enquanto tiveres só a fw do xp ligada e correres o assistente de pequena rede domestica, não terás problemas.
 
Ao preço que os routers andam poupavas muitas dores de cabeça com um, isto porque a probabilidade do XP se inutilizar com virus, spyware e amigo, é muito alta. :P
easy :)

.

Obrigado pelos conselhos :)
Na verdade estou muitíssimo noob em linux :(
contudo deverei te dizer o porque da partilha por cabo e placas de rede, tenho ligado os pcs atraves de um switch

claro que nao é para ser definitivo.
atraves deste post consegue se facilmente instalar a raia cinzenta
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=150534

Cumprimentos
 
Back
Topo