Partilha que se esfuma...

Cylon

Power Member
Saudações a todos.

Sou utilizador de um programa de partilha de ficheiros, o eMule 0.47c. Aproveito para referir que estou ciente das questões legais que o uso deste tipo de programas implica e que, como adulto que sou, estou disposto a assumir quaisquer possíveis consequências e responsabilidades derivadas do uso deste serviço.

Passo então ao assunto que me traz aqui: derivado à natureza deste serviço, sou obrigado a manter-me ligado à internet 24 horas por dia. Assim, para poupar o meu PC novo, instalei o mesmo sistema operativo dele no PC antigo, o Windows XP Home Edition, bem como o eMule, e é esse PC antigo que se mantém ligado à net 24/24 horas. Como necessito de transferir os ficheiros que descarrego, do PC antigo para o PC novo, com vista a manter a partilha vazia, e de aceder à internet também neste último, resolvi criar uma pequena rede doméstica com partilha de ligação à internet, utilizando para isso os recursos de que dispunha. Assim, o cable modem Thomson está ligado ao PC antigo através de um cabo USB, e o cabo de rede que anteriormente ligava o cable modem ao PC novo serve para ligar os dois PC's através da placa de rede de que cada um dispõe. O cabo de rede, pela observação da sequência das cores dos terminais, não me parece ser cruzado, mas o certo é que a rede funciona, e consigo partilhar recursos e aceder à net nos dois PC's.

Como devem calcular, o PC novo não está sempre ligado, e não sei se será por isto que acontece o que eu descrevo a seguir: A pasta "Incoming" do eMule foi partilhada na rede, com permissão para os seus ficheiros serem modificados pelos utilizadores da rede (eu e eu!), mas essa partilha aparenta ser temporária, pois se após eu definir isto o acesso funciona às mil maravilhas, passado uns tempos, e não sei se é por desligar ou não o PC novo, ao aceder a "Os meus locais na rede" nesse PC, consigo ver lá a pasta Incoming do PC antigo, consigo abri-la também e ver o seu conteúdo, mas sempre que tento abrir, copiar ou mover o ficheiro que lá se encontra para o PC novo, sou informado que não tenho permissão para tal. Como resolvo então isto? É simples: clico com o botão direito do rato, no PC antigo, sobre a directoria e acedo às "Propriedades", escolho o separador "Partilhar", desmarco a opção de partilha e modificação, faço aplicar, recebo uma mensagem de que há um utilizador ligado e que será desligado, confirmo, redefino a pasta novamente para ser partilhada e aplicada, ou seja, reconfiguro tudo de novo, e já posso voltar a mexer nela à vontade! Passado uns tempos, quando necessito de voltar a mexer na directoria a partir do PC novo, a história repete-se.

A minha questão é apenas uma: como configurar a partilha da directoria de modo a que ela seja permanente? No meu PC novo todos os meus endereços de IP estão em modo automático, e no PC antigo o acesso à rede local é feito pelo 192.168.0.1, tendo como máscara de sub-rede o 255.255.255.0, e o acesso ao cable modem tem os IP's também no automático, tal qual como o Assistente de Configuração de Rede definiu.

Abro assim a discussão, visando o meu esclarecimento neste assunto, e possivelmente o de outros, pois a ajuda do Windows não se mostrou proveitosa e não encontrei esclarecimento nas pesquisas que realizei.

Com os melhores cumprimentos,

Cylon
 
Uma boa forma de começar será tornar o IP do PC novo em fixo.
Já tive uma configuração semelhante e a partilha de ficheiros era por vezes problemática.
Con tudo o IP fixo deve resolver alguns problemas.
 
Faz o q o eyeliner te disse...
Em casa da mha namorada acontecia a mesma coisa a passar ficheiros do pc dela po do irmao e vice/versa.
 
tenho o mesmo problema, a rede local funciona bem, partilho na boa o que quer que seja, mas a ligação a net no 2ºPC não dá. se alguém resolver isso, agradecia.
 
tenho o mesmo problema, a rede local funciona bem, partilho na boa o que quer que seja, mas a ligação a net no 2ºPC não dá. se alguém resolver isso, agradecia.

Não tenho a certeza mas penso que para a ligação à net no 2º PC funcionar, tens que definir o Gateway, que neste caso será o IP do 1º computador.
 
Back
Topo