Partilhar a internet entre 3 PCs

Noeljunior

I fold therefore I AM
Boas

Quero montar uma rede em casa entre 3 PCs. O objectivo é a partilha de Internet, ADSL, entre os 3 PCs. Firewall e afins é o menos importante. O PC que fica ligado por wireless já tem placa de rede wireless...

Vou ligar 2 dos PCs por cabos e um terceiro por WLAN.
O objectivo é ser o mais barato possivel. Como disse, nao preciso de firewalls nem de outras coisas. É só mesmo a partilha de Internet.
Pensei num router e num AP. Antes pensei num switch e num AP em q ficava o modem ADSL como servidor DHCP.

Que dizem? E preços?
Eu desisti do switch porque cá em casa tenho um mas sempre que desligo a corrente do modem fico sem net na rede, tenho q voltar a configurar os ips de todas a redes.
É possivel, então, o que quero? Ligar o modem ADSL a um router, ligar dois PCs a este router e ligar o PC com wireless através do AP que vai ligar ao router?

Andei a ver preços de AP e não são muito jeitosos... Devo precisar de um raio de 20m à volta do AP.

Cumps

----

A nivel de routers estou indeciso entre um da SMC que custa 31€ e um da Conceptronic que custa 28.4€.
Ou então uma coisa destas da SMC por 70€, esta da Asus por 67€ - são-me úteis as opções que fizerem o que isto faz mas por menos €.
 
Última edição:
Boas

Quero montar uma rede em casa entre 3 PCs. O objectivo é a partilha de Internet, ADSL, entre os 3 PCs. Firewall e afins é o menos importante. O PC que fica ligado por wireless já tem placa de rede wireless...

Vou ligar 2 dos PCs por cabos e um terceiro por WLAN.
O objectivo é ser o mais barato possivel. Como disse, nao preciso de firewalls nem de outras coisas. É só mesmo a partilha de Internet.
Pensei num router e num AP. Antes pensei num switch e num AP em q ficava o modem ADSL como servidor DHCP.

Que dizem? E preços?
Eu desisti do switch porque cá em casa tenho um mas sempre que desligo a corrente do modem fico sem net na rede, tenho q voltar a configurar os ips de todas a redes.
É possivel, então, o que quero? Ligar o modem ADSL a um router, ligar dois PCs a este router e ligar o PC com wireless através do AP que vai ligar ao router?

Andei a ver preços de AP e não são muito jeitosos... Devo precisar de um raio de 20m à volta do AP.

Cumps

----

A nivel de routers estou indeciso entre um da SMC que custa 31€ e um da Conceptronic que custa 28.4€.
Ou então uma coisa destas da SMC por 70€, esta da Asus por 67€ - são-me úteis as opções que fizerem o que isto faz mas por menos €.


Só precisas mesmo de um router wireless com 3/4 portas para ligares ao teu modem adsl.
Ligas os 2 pc's por cabo e o outro por wireless :)
Normalmente os routers wireless têm alcance de 100m livres, por isso com paredes À mistura és capaz de ter net excelente na casa toda... isto se não viveres em nenhum palacio/castelo ;P

um abraço.
 
Eu tenho três máquinas e só comprei um Router!
Mas é claro, nenhuma delas é um portátil.

Mas podes optar por comprar um Router (90/100 Euros) que tenha oprção para 3 portas Ethernet e ligas dois em Ethernet e um terceiro por Wireless, percebes?

Cumpz
 
O que é a porta "WAN"?

Ambas as marcas são boas. Eu já tive um SMC e era bastante bom. Mas, infelizmente, avariou e fou para a garantia. Esteve lá 3 meses e tiveram de me devolver o dinheiro... >(

Cumpz
 
WAN - Wide Area Network ;) mais conhecida por Internet. Ou seja, ligo o modem ASDL a esta entrada (é um speedtouch da sapo), ligo dois dos PCs às portas do router e ligo o portatil por wireless.

Encontrei um da SMC na espectro, é da minha zona, por 57€. A unica diferença para o que já tinha dito da SMC é que este só suporta até 54Mbps na WLAN. Mas acho que o portatil nao suporta mais que isso, e se suportar, a pessoa em questão também nao vai precisar de mais.
http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=PT_PRT&pid=1506
 
Ah, ok. Percebi. O meu Router já tem Modem ADSL integrado, pelo que não necessito dessa porta.

54 Mbps é a velocidade máxima suportada por todas as placas Wireless, portanto, enquanto a isso, podes estar descansado.

Uma coisa uqe gostava que tomasses atenção é a velocidade do Switch do router: 10/100. Se relamente queres velocidades Ethernet elevadas (e também depende se os teus 2 computadores suportam) deverias adquirir um Router com switch Gygabit: 10/100/1000 Mbps.

Cumpz
 
Ela nao precisa, como disse.
Pelo que vi já há suporte de 108Mbps, a minha dúvida seria entre apostar num desses de 108Mbps ou num de 54Mbps. Mas ela só precisa de partilhar a net e pequenos ficheiros, portanto este router + AP de 57€ chega muito bem.

Outro assunto: que tipos de segurança existem para proteger uma rede? Até onde sao fiáveis?

Cumps
 
WEP é a normal. Eu uso WEP desde sempre e não tenho ido problemas. Para quem mora em apartamentos é preciso ter mais cuidado. Como eu não moro, não sei. Mas também depende da vizinhança.

Qualquer das maneiras, WEP 128 bits contém acho que 25 ou 30 carácteres ou lá como é, é difícil de descobrir a password.

Também existe a possibilididade do bloqueio de sinal. Bloqueiam as radiações Wireless e restringem-nas só á nossa casa.

Cumpz
 
Back
Topo