partilhar computadores

pedrorafa

Power Member
Muito boa tarde utilizadores da techzone eu comprei a sapo adsl por cabo e queria dispor a internet pelo resto dos computadores, aconselharam-me a por um router so que hoje disseram-me que era melhor por os computadores em rede que podia jogar com outro computador e ate partilhar hardware(disco rigido, impressora) mas eu não queria por cabo de par trançado e ele disse-me para ligalos atraves de wi-fi. Tenho 5 computadores qual acham melhor opção e mais ou menos quanto dinheiro vai custar se eu puser wi-fi e qual é o alcanço, ja agora se souberem outra forma de os poder ligar que seja melhor estou aberto a sugestões.
Muito obrigado pela ajuda.:confused:
 
Podes liga-los por Wireless mas atenção que precisas também, para além do router, de ter adaptadores para cada um deles.
Se forem portáteis recentes com menos de 3 anos (Centrino) já têm wireless embutido.

Não precisas de dar muito dinheiro por um Router, pois talvez não vás usar as funcionalidades todas que os mais caros costumam trazer. Antes de mais verifica se o teu ISP não está a vender equipamento wireless aos clientes, pois nestes casos costuma ficar mais barato.
 
O Wifi dá-te 100m de raio de alcance através do router em campo aberto. Com paredes (depende sempre das paredes) tens à volta de 20/30m.

Portanto é suficiente para um andar. Se tiveres uma vivenda com 3 andares e o router no 1º é mais dificil. :P
Tens várias normas no WiFi, convém estudares qual é a mais adequada para ti. Tens a g e a n que são as mais usadas, sendo esta última a mais recente, portanto aquela que melhor te convém provavelmente. A rede WiFi bem configurada é segura e acima de tudo dá-te mobilidade. Podes andar com o portatil ou o Desktop para onde quiseres ser teres de alterar caminhos de cabos, ou estares simplesmente preso à tua secretaria.

Quanto vai custar não sei, pq depende mto do equipamento que queres comprar, mas um router wireless anda è volta dos 100€ e cada adaptador wireless, já com a norma n, anda entre os 25 e os 30€ portanto é brincadeira para perto de 250€ (100€ do router + 30€x5 computadores).

Com cabo fica-te mto mais barato se fores tu a comprares e cravares o cabo, mas esteticamente é mais feio além de te dar 20x mais trabalho.

Alguma duvida adicional diz.
 
O router tem que ficar ao pe de uma ficha de telefone ou so a internet ? desculpem la a pergunta pois são um pouco novato nisto de redes. Obrigado
E claro se alguem souber outra forma de fazer isto agradeço. Ja agora eu com o router tambem posso pore os computadores em rede na e?
 
Última edição:
O router tem que ficar ao pe de uma ficha de telefone ou so a internet ? desculpem la a pergunta pois são um pouco novato nisto de redes.

Não sei se percebi esta tua pergunta. Mas o router tem que ficar ao pé de uma ficha de telefone sim, uma vez que o SapoADSL funciona através da linha telefónica.


Ja agora eu com o router tambem posso pore os computadores em rede?
Sim, podes. :)
 
Back
Topo