Partilhar Disco Externo por 5 Pc

PassosDiasAguia

Power Member
Boas,

Necessito partilhar 1 disco externo (no minimo com 30GB) por 5 computadores. Estes computadores estão em 3 contentores escritório diferentes, estando separados no máximo 20m.


Sei que agora há uns discos externos Wireless, mas não sei se o sinal destes é suficientemente forte.
Será que é possível fazer isto com um disco externo com porta de rede e um switch?
Eu não percebo mto de redes, qual é a maneira mais simples e fiável fazer isto?

agradeço desde já a ajuda
 
Correcção:

Uma boa solução será arranjares um router/switch onde os computadores se liguem a ele via wireless/cabo, e lhe ligues o disco directamente via cabo (ou então por usb, dependendo do modelo do router/switch e do disco). Se não tiveres disco de rede e o teu router/switch suportar ligação usb, podes optar por um disco externo normal.
 
Última edição:
Boas

Existe comunicação ip entre todos os pc's de todos os escritórios? Se sim a única coisa que necessitas é de um NAS ligado a um dos switchs
Há coisas no mercado já feitas, por exemplo se já tiveres um disco sata podes apenas comprar a caixa com interface ethernet, custa para aí 80€.
Se quiseres um produto já pronto, o mais pequeno que deves encontrar são para aí 1TB 150€

podes também com um pc que tenhas para aí parado fazer tu um NAS, usando o FREENAS.
 
Obrigado pelas respostas,

kasmafan os computadores não estão ligado entre si através de uma rede.

Então pelo que percebi, tenho 2 hipoteses:
- Compro ("construo") um disco externo com interface ethernet, ligo-o a um switch e deste passo cabos para os 5 PCs;
- Compro um router/switch com uma porta extra usb p ligar a um disco externo, e os PCs ou ficam ligados wireless ou por cabo ao router/switch.
É isso?
 
Back
Topo