partilhar impressora em debian

jamper

I quit My Job for Folding
boas

entao é assim: tenho 3 maquinas.
1 --> winxp(pro)
2 --> debian 3.1 kernel 2.4.qqcoisa
3 --> winxp(home)

a impressora(deskjet930c) ta ligada na maqina 2. eu quero partilha-la com as maquinas 1 e 3
penso que tenho de fazer isso com o samba, mas nao tou a conseguir e acho que o problema principal é a maquina 2 nao ser vista pela 1 e 3. a maquina 2 vê a 1 e 3

podem dar-me uma ajudinha?

edit: ja vejo as maquinas mas nao consigo adicionar a impressora
 
Última edição:
resolvi instalar debian :D
para minha felicidade consigo ver a maquina com debian a partir da maquina com xp :001:
só que tenho um pequeno problema. eu tenho a impressora na maquina debian... quando vou adicionar a impressora na maquina xp, o debian pede login... ora, sei la qual é o login!!!!
tenho de criar alguma conta no debian?
ajudem este pobre ignorante :o
 
consegui adicionar a impressora na maquina 1(xp pro). fiz print test page e deu erro (nao imprimiu) :confused:
vou mas é dormir :zzz:
amanha ha mais
 
entao é assim
criei um user no samba(atraves da linha de comandos) e ja consigo aceder ao share do user que criei atraves da maquina 3. uma questao: é possivel configurar o samba atraves de web ou outro frontend?
nao consigo aceder ao swat. alguma sugestao?
tou muito confuso e continuo á procura da soluçao
agradecia uma dicas
 
estou espantado comigo mesmo :D
entao não é que consegui por a impressora a bulir!!!!!:D
apos andar á pesca, editei o smb.conf(um pouco assim, hmm... deve ser assim...) foi ao calhas
pelo menos ja imprime...
 
nao imprime outra vez lol
instalei o firestarter, mas meti, tanto o ip das maquinas como os ports do serviço samba, na whitelist.
ó mãe dá-me agua!!!!!
 
desinstalei o firestarter e ja consigo imprimir novamente a partir da maquina 3.
ainda tenho 1 problema, alias 2 :D.... quando tento aceder á maquina 2 a partir da maquina 1 é pedido 1 login.. ora é estranho pq quando acedo ao share da 2 a partir da 3 nao é pedido login
isso tera a ver com o nº de samba users? tou completamente á nora
 
ok. criei mais um user no samba e fiz o login a partir da maquina 1 co esse user..funcionou
quer dizer que cada maquina que queira aceder ao server samba precisa de username diferente de outra maquina

tou um pouco cansado deste monologo. parece um diario.....
 
ponto da situaçao:

depois de reboot, as maquinas 1 e 3 pedem login para aceder ao share da maquina 2.
depois de fazer o login(pode ser o mesmo user nas 2 maquinas) a impressora funciona com a 1 e 3.
se pedir para imprimir da 1 ou da 3, sem antes ter feito login para aceder ao share da 2, a impressora nao funciona
ora como é que posso eliminar isto do login, pelo menos para a impressora?
o meu problema agora é nao conseguir configurar o samba graficamente, nem http nem nada
ja li algures aqui neste forum que se pode usar o swat ou weblogin... o swat tenho instalado mas nao consigo abrir com http://localhost:901 ou http://ipdamaquina:901
precisava aqui de umas dicas
obrigado
 
consegui!!
tive de por a opção SHARE em security de security options no swat
so levei quase 24 h para por isto a bulir, not bad para 1 gajo que n pesca nada disto
 
instalei novamente o firestarter..

quanto tento aceder ao share debian a partir de qq uma das maquinas xp aparece-me a mensagem \\jfet cannot be found

na lista de eventos do firestarter aparece o block ao ip das 2 maquinas xp.
ja adicionei os ips das maquinas xp assim como os ports do samba ao policy do firestarter, tanto in como out, mas mesmo assim nao consigo aceder se for por "my network places" --> "view workgroup computers" --> "jfet" (é a maquina debian)

mas se introduzir no IE \\ipdamaquinadebian ja consigo entrar no share debian.. até aí tudo bem, mas o problema continua a ser a impressora pois nao a consigo usar... é o firstarter que tá a provocar isto pq se o desligar fico com acesso total a impressora e share em debian
 
Back
Topo