1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

partilhar impressora em debian

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por jamper, 6 de Agosto de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1121)

1. jamper

jamper I quit My Job for Folding

boas

entao é assim: tenho 3 maquinas.
    1 --> winxp(pro)
    2 --> debian 3.1 kernel 2.4.qqcoisa
    3 --> winxp(home)

a impressora(deskjet930c) ta ligada na maqina 2. eu quero partilha-la com as maquinas 1 e 3
    penso que tenho de fazer isso com o samba, mas nao tou a conseguir e acho que o problema principal é a maquina 2 nao ser vista pela 1 e 3. a maquina 2 vê a 1 e 3

podem dar-me uma ajudinha?

edit: ja vejo as maquinas mas nao consigo adicionar a impressora

Última edição: 7 de Agosto de 2005
  2. hellaxe

hellaxe Power Member

Como estão os shares? Tens o workgroup bem nomeado?

3. jamper

resolvi instalar debian :D
    para minha felicidade consigo ver a maquina com debian a partir da maquina com xp :001:
    só que tenho um pequeno problema. eu tenho a impressora na maquina debian... quando vou adicionar a impressora na maquina xp, o debian pede login... ora, sei la qual é o login!!!!
    tenho de criar alguma conta no debian?
    ajudem este pobre ignorante :o

4. jamper

consegui adicionar a impressora na maquina 1(xp pro). fiz print test page e deu erro (nao imprimiu) :confused:
    vou mas é dormir :zzz:
    amanha ha mais

5. jamper

entao é assim
    criei um user no samba(atraves da linha de comandos) e ja consigo aceder ao share do user que criei atraves da maquina 3. uma questao: é possivel configurar o samba atraves de web ou outro frontend?
    nao consigo aceder ao swat. alguma sugestao?
    tou muito confuso e continuo á procura da soluçao
    agradecia uma dicas

6. jamper

7. jamper

estou espantado comigo mesmo :D
    entao não é que consegui por a impressora a bulir!!!!!:D
    apos andar á pesca, editei o smb.conf(um pouco assim, hmm... deve ser assim...) foi ao calhas
    pelo menos ja imprime...

8. jamper

nao imprime outra vez lol
    instalei o firestarter, mas meti, tanto o ip das maquinas como os ports do serviço samba, na whitelist.
    ó mãe dá-me agua!!!!!

9. jamper

desinstalei o firestarter e ja consigo imprimir novamente a partir da maquina 3.
    ainda tenho 1 problema, alias 2 :D.... quando tento aceder á maquina 2 a partir da maquina 1 é pedido 1 login.. ora é estranho pq quando acedo ao share da 2 a partir da 3 nao é pedido login
    isso tera a ver com o nº de samba users? tou completamente á nora

10. jamper

ok. criei mais um user no samba e fiz o login a partir da maquina 1 co esse user..funcionou
    quer dizer que cada maquina que queira aceder ao server samba precisa de username diferente de outra maquina

tou um pouco cansado deste monologo. parece um diario.....

11. jamper

ponto da situaçao:

depois de reboot, as maquinas 1 e 3 pedem login para aceder ao share da maquina 2.
    depois de fazer o login(pode ser o mesmo user nas 2 maquinas) a impressora funciona com a 1 e 3.
    se pedir para imprimir da 1 ou da 3, sem antes ter feito login para aceder ao share da 2, a impressora nao funciona
    ora como é que posso eliminar isto do login, pelo menos para a impressora?
    o meu problema agora é nao conseguir configurar o samba graficamente, nem http nem nada
    ja li algures aqui neste forum que se pode usar o swat ou weblogin... o swat tenho instalado mas nao consigo abrir com http://localhost:901 ou http://ipdamaquina:901
    precisava aqui de umas dicas
    obrigado

12. jamper

ja consigo abrir o swat. tive de activa-lo no inetd

agora quanto á configuraçao vai ser outra luta

13. jamper

help me!!!!
    como é que consigo imprimir sem ter de fazer login?

14. jamper

consegui!!
    tive de por a opção SHARE em security de security options no swat
    so levei quase 24 h para por isto a bulir, not bad para 1 gajo que n pesca nada disto

15. jamper

instalei novamente o firestarter..

quanto tento aceder ao share debian a partir de qq uma das maquinas xp aparece-me a mensagem \\jfet cannot be found

na lista de eventos do firestarter aparece o block ao ip das 2 maquinas xp.
    ja adicionei os ips das maquinas xp assim como os ports do samba ao policy do firestarter, tanto in como out, mas mesmo assim nao consigo aceder se for por "my network places" --> "view workgroup computers" --> "jfet" (é a maquina debian)

mas se introduzir no IE \\ipdamaquinadebian ja consigo entrar no share debian.. até aí tudo bem, mas o problema continua a ser a impressora pois nao a consigo usar... é o firstarter que tá a provocar isto pq se o desligar fico com acesso total a impressora e share em debian

Partilhar esta Página