partilhar internet (1º post)

jobial

Membro
Boas! este é o meu 1º post aqui no forum e espero bem que seja aqui que encontre a solução para o meu problema pois ando a ficar tolo :lol:

Entao é assim: eu tenho dois PC's, uma ligação netcabo á internet e um router linksys wrt54g e nao percebo muito de redes.

1º gostava de saber qual a melhor maneira de ligar dois PC's a net independentemente de ja ter o router por ex. atravez de um hub, um switch etc.

até me responderem a esta pergunta nao vou colocar mais duvidas pois se a melhor maneira for atravez de outro equiapamento que nao o router vou considerar se compro ou nao o dito equipamento.

Ate lá obrigado e um abraço
 
primeiro vais ter de dizer como queres ligar os pc's. ambos por wi-fi? um por ethernet outro por wi-fi? ambos por ethernet?

outra coisa, quando se diz partilhar internet, normalmente refere-se a um pc partilhar a net com outro mas não é esse o caso suponho...

o hub ou switch só "entram" a menos que queiras ligar os dois por ethernet e o router não tenha 2 saídas...

os entendidos que digam se disse alguma asneira
 
primeiro vais ter de dizer como queres ligar os pc's. ambos por wi-fi? um por ethernet outro por wi-fi? ambos por ethernet?

outra coisa, quando se diz partilhar internet, normalmente refere-se a um pc partilhar a net com outro mas não é esse o caso suponho...

o hub ou switch só "entram" a menos que queiras ligar os dois por ethernet e o router não tenha 2 saídas...

os entendidos que digam se disse alguma asneira

Com o router podes simplesmente ligar os 2 pcs ao router individualmente (quer por RJ45 quer por wireless).
Se não tivesses router, a solução seria fazeres uma ligação USB/Ethernet MODEM<->PC#1 e paralelamente, com um cabo ethernet crossover ou por wireless PC#1<->PC#2 sendo que terias o PC#1 a partilhar a net para o PC#2.
 
A ligação é para ser feita com cabos (ethernet), o router tem as saidas necessarias para fazer as ligações. eu ja tenho as ligações feitas (fisicas e tambem as configurações) mas queria começar do zero!

No PC1 (PC onde estão ligados o modem e o router) nas "ligações de rede" tenho 4 icons: "ligação de rede sem fios" (desligada), "ligação de área local" (desligada), "1394-ligação" (ligada) e "ligação de área local 2" (ligada). No PC2 (PC que recebe a conecção atravez de um cabo RJ) nas "ligações de rede" tenho 2 icons: "ligação de área local" (ligada) e "1394-ligação" (ligada).

Para alem de ter o PC1 a "dar" net ao PC2 atravez do router que opçoes tenho? qual a melhor?

O que eu queria era em ambos os PC's remover estes icons e configurar tudo de novo de modo a que tivesse internet em ambos os PC's, uma pasta partilhada tambem em ambos. Sera que alguem me pode ajudar? Obrigado e um abraço
 
Última edição:
acredita que curtia ajudar-te mas tu confundes-me todo!!!

se o router tem as ligações necessárias ligas o router aos dois pc's...

o pc1, "o que tem o router e o modem ligados": como assim? o modem liga ao router, que liga aos pc's, penso eu!

para partilhares pastas basta isso mesmo: partilha-las. botão direito -> propriedades -> partilhar

os pc's têm de estar na mesma rede e talvez no mesmo grupo de trabalho, esta parte não sei se é mesmo necessária...
para isso podes usar os seguintes ip's:

pc1: 192.168.1.2 gateway: ip do router
pc2: 192.168.1.3 gateway: ip do router

mais uma vez reitero: os entendidos que corrijam se disse alguma asneira
 
Última edição:
nao deves ter entendido bem o problema zelv.
Eu quero mandar tudo as urtigas e voltar a fazer! Porquê? Porque nao fui eu que fiz as ligações e agora tenho problemas e como nao sei o estado disto nao sei como resolver, ou seja, quero saber como faço pa desconfigurar tudo e voltar a configurar. N sei se agora ja fui mais claro... Abraço
 
desconfigura com as configurações que te disse :002:

desinstala as placas de rede e volta a instalar. talvez assim volte tudo ao inicio.
 
O que eu acho é que nas ligações de rede existem muitos icons! nao era suposto haver so dois: ligação a internet e partilha com o outro PC?
Vamos la ver...
do modem saem 3 cabos:
1º um cabo branco e grosso que nao sei para que serve e pelos meus calculos entra ou para uma entrada na TV(?) ou para uma tomada electrica(??)
2º um cabo grosso azul que liga a entrada do modem que diz "internet"
3º o cabo da electricidade

do router saem 5 cabos:
1º o cabo da electicidade
2º um cabo branco e grosso que liga ao PC1
3º um cabo cinzento que liga ao PC2
4º um cabo que nao liga a lado nenhum(?)
5º o cabo grosso e azul que sai do modem (cabo nº 2 do modem)

nao axam que isto é muito cabo para quem apenas quer ter dois PC's com internet atravez de um router? eu queria tipo "arrumar" isto tudo, ter so o issencial ao que é pretendido. Alguem que para alem de perceber de redes perceba o problema que dê uma ajuda please.
Abraços
 
em primeiro lugar se tens duas placas de rede devem aparecer-te 4 ícones (nao ligues Às 1394).

em segundo se é o router que vai "dar" a net aos dois computadores não tens de ter nada a partilhar net no pc1; ele vai receber a net do router, assim como o pc2.

agora, em relação ao modem: um cabo liga "à parede", do mesmo sítio que para a tv. outro ao router e outro, óbviamente à electricidade.

em relação ao router disseste muito bem: um cabo liga à electricidade ( :007: ), outro ao modem, outro ao pc1 e outro ao pc 2.

configuração dos pc's: em principio podes deixar em detecção automática de ip. se não resultar fazes como expliquei no post em cima. ip do pc1 - 192.168.0.2 ; ip do pc2 192.168.0.3, sendo que o gateway para ambos é o ip do router.

fisicamente e a nível de ip's é assim que deves fazer. não dês mais voltas!

agora é provável é que o router precise de algum tipo de configuração extra. podes de certeza encontrar essa informação no manual.
 
ok a parte fisica ja percebi e acho que tenho um cabo a mais (o cabo nº4 do router). encontrei um bom tutorial apesar de estar em ingles se quiserem digam!
agora... como saber quantas placas de rede tenho em cada pc? quantas preciso em cada? depois de respondidas estas perguntas continuo a minha saga porque se puser agora todas elas vai ser muita confusão.
Zelv thanks tas a dar grande ajuda ;)
 
cada pc tem que ter (pelo menos)uma placa de rede, que vai ligar ao router conforme te disse em cima. o pc até pode ter 10 placas de rede. em relação a saber qtas tens, olhas para a parte de trás do pc :)
 
olha é assim isto ja ta novo :D com tanta dor de cabeça agora nao tou pa me chatear mais com isto lol
Obrigado pela ajuda um abraço fica bem ;)
Ja agora... qual a melhor firewall de todas?
 
um router bem configurado.

outpost ou kerio se quiseres algo mais simples mas não faltam posts sobre isso.

mas já agora gostava de saber se isso funca ou não
 
ta novo! ja tenho net nos dois PC's
agora tou com problemas em instalar a sygate... depois de instalada corta-me a net e sim ja permiti o acesso a todos os programas e aplicaçoes... talvez ela tenha algum bug relativo a redes....
 
Back
Topo