1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partilhar internet entre Mint e XP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por NunoCotter, 3 de Dezembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1037)

1. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Olá!

Estou aqui a precisar de uma ajuda... Já pesquisei por aí e não consigo encontrar uma forma simples de fazer isto...

Eu tenho banda larga no meu portátil (que tem o Linux Mint 4.0 instalado) e queria partilhar a internet através de uma rede adhoc wireless com o portátil da minha namorada (que tem o XP).
    É possível fazer isto? Como é que se faz?
    Basicamente, só ainda não me livrei do XP por causa disso...
    Desculpem lá a azelhice... sou um bocado novo nestas andanças...

Obrigado

2. InforMed

InforMed Power Member

Do xp para o mint já consegui agora ao contrario.... Não sei como fazer!

3. uterrorista

uterrorista Suspenso

a rede funciona nas duas direcções!!
    se consegues estabelecer uma rede Ad hoc entre os dois PC, qual é a tua dúvida??

4. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Ok... o máximo que consegui fazer foi ligar-me com o mint à rede ad hoc que tinha criado com o xp. Agora só não sei como hei-de partilhar a net do mint com o pc que tem o xp...

5. InforMed

InforMed Power Member

É que no xp é simples... bastou-me criar uma rede e dizer que queria partilhar a ligação... e já está!

No ubuntu não sei como fazer isso! Neste momento tenho um pc na sala com xp... que partilha a net para o portatil de onde estou a escrever que tem ubuntu! Já pensei migrar o pc da sala para ubuntu mas não consegui partilhar a net!

6. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Pois, no xp tb consigo partilhar a net... mas no mint não faço ideia onde fazer isso.
    Já me tinham dito que era difícil fazer essas coisas entre SOs diferentes, mas queria mesmo ver se me livrava do windows...

7. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Portanto, ninguém sabe...

Obrigadão na mesma. Vou pesquisar pelos fóruns do Ubuntu, são capazes de ter mais informação do que os do Mint (e acaba por ir dar no mesmo). Se entretanto encontrar alguma coisa, posto aqui.

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

Eu já tentei mas não consegui. Também nao perdi muito tempo com isso.

Fiz umas pesquisas no google e encontrei isto: ubuntugeek e ubuntuforum.
    Experimenta e dá feedback sff.

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Se conseguiste criar a rede ad hoc wireless fizeste o mais problemático.

Na ligação wireless do XP mete o gateway como sendo o ip do pc que tem Mint e os dns servers do teu ISP.

No Mint activa o forwarding ( echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward ). Devias ter isso num startup script qqr, mas como não conheço a "estrutura de arranque" do animal não te posso dizer onde. Qqr modo não gosto de o fazer ai. Prefiro ter o meu script a correr lançado do script de arranque, mais fléxivel...

Depois tens de adicionar mais umas coisitas ao netfilter. Procura por netfiler e NAT e tens muita coisa para ler. Basicamente é só adaptar aqui e ali, mas uma boa conf só com o tempo.

p.s. Activa o ip_forward depois de conf o netfilter. É sempre boa prática definir primeiro as regras e activar depois.

@uterroritsta Sim, é por ai mesmo. Mas ainda tem muito que ler sobre o assunto ,)

Última edição: 5 de Dezembro de 2007
  10. 2xtreme

2xtreme Power Member

segundo sei o Mint é baseado no Ubuntu. se a estrutura de directórios for a mesma os scripts de arranque estão em /etc/init.d.

no ubuntu eu faria algo deste genero:

Código:
     sudo su

cd /etc/init.d

nano scriptpartilha

dentro do ficheiro: echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward (antes acrescentava uma linha de IPTABLES que agora não me recorda)

gravar o ficheiro

chmod +x scriptpartilha

update-rc.d scriptpartilha defaults

Partilhar esta Página