Artigo/Análise Partilhar ligação ADSL

Este tutorial é útil?


  • Total voters
    62

NVRSystem

Power Member
Este pequeno guia explica como configurar, e pôr a funcionar, uma pequena rede de dois PCs com o Windows XP. Em primeiro lugar adquire-se um cabo crossover, ou cruzado, à venda em qualquer loja de informática.

Quando já o tiver, os passos a fazer são os seguintes:

1- Ligar-se à Internet no computador que vai ser o “fornecedor”.

2- Aceder ao menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Comunicações, Assistente de Configuração de rede. Abre-se então a janela do assistente com a descrição das funcionalidades. A que se pretende é logo a primeira, partilha de ligação. Inicia-se então o processo clicando em Seguinte. Aparece então a lista de tarefas que já devem estar executadas: cabo ligado, ligação à net feita. Clica-se em Seguinte, uma vez mais. Se o cabo não estiver bem ligado, ou a placa de rede estiver desactivada no Painel de controlo, pode surgir uma mensagem de erro: é mais uma oportunidade para rever os passos dados.

3- Aparece então a selecção do método de ligação. Aqui devemos escolher a) se este computador vai fornecer Internet a outro(s) ou b) se vai buscar Internet a outro. Neste caso, como se está no computador que vai fornecer, a opção a assinalar é Este computador liga directamente à Internet. Os outros computadores na minha rede ligam-se à Internet através deste computador.

4- Este passo mostra todas as ligações à Internet existentes no computador. Selecciona-se a ligação que se quer partilhar como, por exemplo, Cabo, Adsl, ligação telefónica 56k. E avança-se para o próximo passo, clicando em Seguinte.

5- Escolhe-se agora a forma de partilha, neste caso, através de cabo LAN; por isso, marca-se a caixinha de Ligação de Área Local. Já quase no final, é pedida uma descrição para o computador (opcional), e um nome, para que o mesmo seja identificado na rede. Clica-se em Seguinte e escreve-se o nome da rede. Todos os computadores devem estar numa rede com o mesmo nome, de forma a poderem “ver-se” facilmente uns aos outros. Por regra, o Windows preenche o nome da rede com MSHOME, mas pode ser qualquer outro. Deve é ser o mesmo em todos os computadores.

6- É perguntado se todos os computadores devem ter acesso à pasta “Os Meus Documentos” dos outros computadores e se podem usar as impressoras uns dos outros. Aqui, a escolha é inteiramente pessoal. Ao chegar ao fim, é apresentado um ecrã com o resumo de tudo o que se fez. Para terminar o processo de configuração do primeiro computador, clica-se em Seguinte.

7- O Windows aplica as definições e podemos seguir para o computador que vai receber Internet, onde vamos repetir alguns destes passos, mas assinalando, logo no início, a opção Este computador liga à Internet através de um gateway residencial ou através de outro computador na minha rede. Depois, nos passos seguintes, basta escolher o nome a atribuir ao computador, e indicar o nome da rede e se queremos também partilhar os documentos e impressoras deste computador. Confirmar e aplicar.

8- A partir deste momento já se deverá ter Internet activa em ambos os computadores. Se assim não for, verifique se o cabo está bem ligado, se não existe nenhum software de firewall que possa estar a barrar o acesso ao segundo computador. (Nas ligações de rede, a ligação que escolheu partilhar, deve estar com uma mão sob do ícone. Se não estiver, clica-se com o botão direito do rato na ligação a partilhar, escolhe-se Propriedades e, em cima, a etiqueta Avançadas. Na zona Partilha de Ligação à Internet, verificar que a opção Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação… se encontra seleccionada)

---------------------------------------------------

:004::004:Façam uso:004::004:
 
Última edição:
Uma rede assim já tenho montada em casa :)
Montei o cabo e segui os passos na configuração de rede de pequeno escritório ou doméstica.
Agora mudei de ideias e quero criar uma rede sem fios.
o portátil tem "Wi-Fi b/g" agora vou precisar de uma placa de rede sem fios para o fixo certo?
Existe outro equipamento que saia mais barato e tenha o mesmo desempenho/funcionalidade?
 
Vais necessitar de placa wireless nos equipamentos que pretendes utilizar através de wi-fi, nomeadamente o pc, ou uma vez que pretendes adquirir um router wireless com modem ou sem ele depende da tua ligação, podes ligar directo por cabo ao pc fixo e o portatil por wireless. fica feito
 
parabéns bom tutorial!
podias era acrescentar umas
imagens,como sugeriu um
colega?!
como diz o ditado;
uma imagem vale mais..

Cumps :)
 
Tenho tido um problemazito com as imagens é que uso o vista no portatil, e não tenho ido a casa para poder fazer. se puderem arranjar agradeço.
 
Boas eu gostava que alguem fizesse um tutorial ou que esplicasse aqui mesmo, como ligar 2 Pc, mas por wireless, para o Windows Vista.

Ja tentei varias vezes e nunca consigui.
 
Eu nunca consegui por wireless :P
Cheguei a conseguir criar uma rede, mas a nível de partilha de Internet, mesmo com tudo configurado direitinho, não funcionava :/
 
Back
Topo