1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Partilhar ligação ADSL

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por NVRSystem, 1 de Janeiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 8612)

?

Este tutorial é útil?

1. Sim

85,5%
  2. Não

14,5%
  1. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Este pequeno guia explica como configurar, e pôr a funcionar, uma pequena rede de dois PCs com o Windows XP. Em primeiro lugar adquire-se um cabo crossover, ou cruzado, à venda em qualquer loja de informática.

Quando já o tiver, os passos a fazer são os seguintes:

1- Ligar-se à Internet no computador que vai ser o “fornecedor”.

2- Aceder ao menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Comunicações, Assistente de Configuração de rede. Abre-se então a janela do assistente com a descrição das funcionalidades. A que se pretende é logo a primeira, partilha de ligação. Inicia-se então o processo clicando em Seguinte. Aparece então a lista de tarefas que já devem estar executadas: cabo ligado, ligação à net feita. Clica-se em Seguinte, uma vez mais. Se o cabo não estiver bem ligado, ou a placa de rede estiver desactivada no Painel de controlo, pode surgir uma mensagem de erro: é mais uma oportunidade para rever os passos dados.

3- Aparece então a selecção do método de ligação. Aqui devemos escolher a) se este computador vai fornecer Internet a outro(s) ou b) se vai buscar Internet a outro. Neste caso, como se está no computador que vai fornecer, a opção a assinalar é Este computador liga directamente à Internet. Os outros computadores na minha rede ligam-se à Internet através deste computador.

4- Este passo mostra todas as ligações à Internet existentes no computador. Selecciona-se a ligação que se quer partilhar como, por exemplo, Cabo, Adsl, ligação telefónica 56k. E avança-se para o próximo passo, clicando em Seguinte.

5- Escolhe-se agora a forma de partilha, neste caso, através de cabo LAN; por isso, marca-se a caixinha de Ligação de Área Local. Já quase no final, é pedida uma descrição para o computador (opcional), e um nome, para que o mesmo seja identificado na rede. Clica-se em Seguinte e escreve-se o nome da rede. Todos os computadores devem estar numa rede com o mesmo nome, de forma a poderem “ver-se” facilmente uns aos outros. Por regra, o Windows preenche o nome da rede com MSHOME, mas pode ser qualquer outro. Deve é ser o mesmo em todos os computadores.

6- É perguntado se todos os computadores devem ter acesso à pasta “Os Meus Documentos” dos outros computadores e se podem usar as impressoras uns dos outros. Aqui, a escolha é inteiramente pessoal. Ao chegar ao fim, é apresentado um ecrã com o resumo de tudo o que se fez. Para terminar o processo de configuração do primeiro computador, clica-se em Seguinte.

7- O Windows aplica as definições e podemos seguir para o computador que vai receber Internet, onde vamos repetir alguns destes passos, mas assinalando, logo no início, a opção Este computador liga à Internet através de um gateway residencial ou através de outro computador na minha rede. Depois, nos passos seguintes, basta escolher o nome a atribuir ao computador, e indicar o nome da rede e se queremos também partilhar os documentos e impressoras deste computador. Confirmar e aplicar.

8- A partir deste momento já se deverá ter Internet activa em ambos os computadores. Se assim não for, verifique se o cabo está bem ligado, se não existe nenhum software de firewall que possa estar a barrar o acesso ao segundo computador. (Nas ligações de rede, a ligação que escolheu partilhar, deve estar com uma mão sob do ícone. Se não estiver, clica-se com o botão direito do rato na ligação a partilhar, escolhe-se Propriedades e, em cima, a etiqueta Avançadas. Na zona Partilha de Ligação à Internet, verificar que a opção Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação… se encontra seleccionada)

---------------------------------------------------

:004::004:Façam uso:004::004:

Última edição: 8 de Janeiro de 2008
  2. fr0st

fr0st Power Member

Muito bom.
    Tira pics, para ajudar o pessoal. Se precisares de ajuda pm.

3. Velez

Velez Power Member

da' muito jeito este tutorial.
    cumps.

4. inQuested

inQuested Power Member

Uma rede assim já tenho montada em casa :)
    Montei o cabo e segui os passos na configuração de rede de pequeno escritório ou doméstica.
    Agora mudei de ideias e quero criar uma rede sem fios.
    o portátil tem "Wi-Fi b/g" agora vou precisar de uma placa de rede sem fios para o fixo certo?
    Existe outro equipamento que saia mais barato e tenha o mesmo desempenho/funcionalidade?

5. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Vais necessitar de placa wireless nos equipamentos que pretendes utilizar através de wi-fi, nomeadamente o pc, ou uma vez que pretendes adquirir um router wireless com modem ou sem ele depende da tua ligação, podes ligar directo por cabo ao pc fixo e o portatil por wireless. fica feito

6. mas como se faz uma ligação idêntica á explicada acima, mas por wireless?

7. NVRSystem

NVRSystem Power Member

como nunca experimentei, penso que seja praticamente so trocar o dispositivo de partilha, ao invés de placa de rede 10/100, escolher a placa wireless

8. jimmypt

jimmypt Power Member

parabéns bom tutorial!
    podias era acrescentar umas
    imagens,como sugeriu um
    colega?!
    como diz o ditado;
    uma imagem vale mais..

Cumps :)

9. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Tenho tido um problemazito com as imagens é que uso o vista no portatil, e não tenho ido a casa para poder fazer. se puderem arranjar agradeço.

10. capslock21

capslock21 Power Member

bom tutorial.

cumps

11. Boas eu gostava que alguem fizesse um tutorial ou que esplicasse aqui mesmo, como ligar 2 Pc, mas por wireless, para o Windows Vista.

Ja tentei varias vezes e nunca consigui.

12. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Para partilhar net entre 2 pcs com o vista, por wireless?

Última edição: 6 de Dezembro de 2009

13. Sim.

14. inQuested

inQuested Power Member

Eu nunca consegui por wireless :P
    Cheguei a conseguir criar uma rede, mas a nível de partilha de Internet, mesmo com tudo configurado direitinho, não funcionava :/

Partilhar esta Página