Partilhar Ligação NetCabo!

AlmaMater

Power Member
Só queria a vossa opinião e saber como fazer uma partilha de Net (cabo) entre 2 pc´s (1 deles portátil), estava a pensar, não sei se dá, meter 2 placas de rede em cada um ligá-los através das placas de rede e um deles ficava ligado ao Modem a fazer de Servidor..

Tb já me falaram em Hubs etc.. n sei qual a maneira melhor e talvez + ecónima devido a ser so entre 2 pc´s axo k n precisa da hub..!

Qua axam?!

e já agora a configuração para o 2º pc aceder á net é feita facilmente ou nem por isso? penso que o Servidor tem o ME, e axo k na conf. da rede deve gerar uma diskete para conf. tb nos outros pc´s neste caso no 2º.


[]s
 
2 placas de rede no "servidor"...
1 placa de rede no portátil

no servidor.
1ª placa - configuração como manda o teu ISP
2ª placa:

IP:192.168.0.1
SubRede: 255.255.255.0
Gateway: nada ou 192.168.0.1

Portátil:

IP: 192.168.0.2
SubRede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: o deu teu ISP (se disponível) e/ou 192.168.0.1

cabo TCP/IP Cat5 508A (Cabo CrossOver, ou cruzado!)
 
fixe

Porreiro, percebes mesmo de redes... so um a kestão muito duhh mas sinceramente.. o cabo k referiste é akele Cabo Rj45? é k eu tenho aki em casa 2 pcs ligados em rede atraves de placa tb e utilizei um rj45 k comprei numa loja...

thnks
 
Os cabos são RJ45. Podem ser cabos cruzados (cross-over) ou cabos directos. O do modem da netcabo ao 1º PC é cabo directo - mas esse já vem com o modem. De um computador ao outro é cross-over. Outra solução mais cara, mas melhor é comprares um router/switch. Tens acesso à net pelos dois e a rede pelos dois. O modem está ligado ao router e podes ter os dois PC ligados ou apenas um deles. É muito prático. No caso de usares router os cabos são todos, cabos directos.
 
Última edição:
Errado!

O cabo que vai do modem ao PC "servidor" é directo.
O que vai do "servidor" ao portátil, é cruzado!

Um cabo directo, utiliza duas fichas em norma 508B (StraightThrough) - as duas iguais
Um cabo crossover, utiliza uma ficha em norma 508A (CrossOver), e a outra em norma 508B - uma ficha de cada um dos exemplos na pic...
 

Anexos

  • lan.jpg
    lan.jpg
    20,6 KB · Visualizações: 164
Já agora se ambos os PC´s tiverem o XP não é preciso configurar os IP´s, etc. Basta ligar o cabo cross-over nas duas placas de rede e correr o network connection wizard. O windows faz o resto. No fim gravas a diskette como ele te mandar, corres no outro PC e pronto...

Como já disseram, a melhor solução é um router, porque doutra maneira tens que ter sempre os 2 PC´s ligados.
 
eu fiz como o rev_b disse.

Tenho uma ligação ADSL partilhada entre 2 computadores com 2 placas de rede ligadas directamente por 1 cabo

Nos 2 computadores apenas corri o assistente automático de redes do XP e tava logo a funcionar...

É claro que se quiser ligar à net com o computador que não está ligado ao modem tenho de ligar também o outro computador
 
Thanks

Obrigado pelas respostas pessoal.. ja vi +/- então como configurar.. secalhar vou tb fazer com 2 placas de rede no servidor o kazuza disse...

depois digo qdo fizer..:)
 
..

Olá de novo pessoal, já sei como vai ser a partilha.. vou comprar 2 placas de rede e um Router, vou meter uma placa em cada PC, ligar o Modem ao Router (axo k todos os modems netcabo têm saída Ethernet) e ligar as placas tb ao router, a minha questão é so se depois é facil configurar a ligação á net nos 2 pc´s ou se é um pouco complicado.. (penso k não)"

-------------------

Já agora só mais uma questão... Tenho 2 pc´s ligados em rede atraves de 2 placas de rede, o 1º PC tem a ligação à net e o 2º não tem mas se abrirmos uma página web e escrevermos um endereço kualker ele vai-se conectar atraves do do OUtro PC e não keria..keria blokear o acesso á minha ligação á net do 1º pc..
As configurações são:
1º PC está conf. como ligado à net e os outros PC´s ligam-se a ele.
2º PC está conf. na rede local sem ligação á net PERTENCE A UM GRUPO NA REDE.
(conf. feitas com diskete que o XP cria ao fazer uma nova ligação de rede local).

THNKS A TODOS.

[]s
 
Back
Topo