Partilhar NET Wireless

Custodio

Membro
Caros amigos,

Sou novo por aqui e este é o meu primeiro post. As dificuldades com que me deparei fizeram com que pesquisasse a net em busca de ajuda e encontrei este fórum onde me parece que a malta costuma ser solidária com os nabos da informática :)
Entretanto já pesquisei o fórum intensivamente e não encontrei nenhum post que me ajudasse a resolver o meu problema, pelo que decidi avançar com este.
O que se passa é o seguinte:

Tenho um PC ligado à net - Sapo ADSL - com um daqueles maravilhosos modens SGEM. Este pc tem uma placa de rede wireless da Conceptronic.

Tenho um portátil com placa de rede wireless da da INTEL

A ideia é partilhar a net do primeiro com o segundo, só isso, nem sequer estou interessado em ter uma espécie de rede doméstica cá em casa.

O problema é que consigo ter a tal rede, com acesso aos PCS e às impressoras e a tal partilha de NET nada...

O mais estúpido é que já esteve tudo a funcionar como eu queria, inclusive dava para fazer a ligação à net a partir do portátil sem mexer no PC.

Alguém me pode dar uma mãozinha aqui? Estava a ver se evitava comprar um router, já que não me importo nada de ter o PC sempre ligado para aceder à net através do portátil.

Desde já agradeço todas as vossas respostas.

Um abraço
 
Fizeste aquela coisa de partilhar a ligação da internet no primeiro PC certo??

Verifica os servidores de DNS no segundo PC.. deve ter uma config do género

IP:192.168.0.X
Sub-Mask:255.255.255.0
Gateway:192.168.0.1

DNS:192.168.0.1

Cumps
 
no desktop, na ligação à Net, quer seja por rj45 ou usb, deve ter a partilha de net activa. (propriedades, etc...)
depois na ligação do wireless deves ter o ip 192.168.0.1 e 192.168.0.2 no dektop e laptop, respectivamente. depois é só fazer uma ligação adhoc.. penso que é apenas isto..
 
No PC que queres partilhar a tens k ter o ip 192.168.0.1 obrigatoriamente s n n te deixa fazer a partilha...

Dps tens k ir as propiedades da placa e escolher a opçao "Partilhar Acesso a Internet"(ou algo assim) e na parte de baixo escolher com que ligaçao queres partilhar(deve ter "Ligaçao de rede local"e assim,escolhe a que queres). Como já tens a rede criada n precisas de mais nada em principio.
 
Caros amigos,

Obrigado a todos pelas vossas respostas e sugestões. Tentei fazer o que me indicam mas o problema subsiste :-D

Configurei os IP manualmente apenas no Desktop e no Desktop e no Laptop e ainda assim continuo sem conseguir partilhar a net.

Também activei a partilha da ligação net no Desktop e tentei ainda activando a opção de partilha da própria placa de rede do Desktop. Neste ponto fico um pouco às aranhas, já que uma opção anula a outra...? Isto é, quando partilho a ligação ADSL desactiva-se a partilha da placa de rede e vice-versa...

Já agora, tenho instalado no Desktop o Panda Internet Security com firewall, será que o problema pode estar aí? De qualquer forma tentei fazer tudo o que descrevi com o Panda desactivado e mesmo assim nada...

Cá pra mim deve ser mesmo nabice minha, é que, como refiro no post inicial, a coisa já funcionou na perfeição, o problema é que não sei como fiz para que isso acontecesse nem o que fiz para que deixasse de aconter :-D

Enfim, se calhar o mesmo é investir num router e dessa forma até ganho autonomia de ligação à net em qualquer dos terminais não é? Quer dizer, se comprar e instalar um router Wireless posso ligar-me à internet com qualquer um dos computadores sem que o outro também o esteja, é correcta esta presunção?

Já agora, que equipamento aconselham? Tendo em conta que o meu modem ADSL é um SAGEM do SAPO e que o mesmo não tem ligação de rede, teria que comprar um router com modem não é?

Peço desculpa por perguntar tanto e ainda por cima informação que deve ser bastante básica, mas como se costuma dizeer, quem não sabe...

Obrigado desde já pelo vosso apoio.

Um abraço.
 
Sim terias que comprar um router com modem, apenas um router não serviria.

E cada computador fica "independente" para ter internet estás correcto.

Verificaste se o adhoc está ligado em ambas as placas wireless?? Mas se tiveres a disponibilidade é melhor mesmo teres um router/modem.. principalmente porque não ficas dependente de nenhum computador para ter net.. eles custam à volta de 100€

Cumps
 
Viva,

Cá estou mais vez a chatear os mestres... :)

Então para o caso em questão, partilhar a minha maravilhosa ADSL SAPO 4Mb entre um Desktop e um Laptop, estes equipamentos serviriam?

- http://www.vobis.pt/vobis/products/...&FOLDER<>folder_id=496439&bmUID=1175443249227

- http://loja.clix.pt/LojaClix/DetalheProduto.html?id=324

Se têm outras sugestões, ficaria muito agradecido e já agora se me puderem indicar o melhor local para comprar...

Ah, já agora, o kit que o SAPO vende é uma hipótese aceitável? Eles até estão a fazer uma campanha, na entrega do modem antigo a coisa fica mais ou menos em 75 €

Muito obrigado mais uma vez.

Um abraço
 
Pelo preço o do SAPO parece a melhor opção(ainda inclui um receptor) não sei é qual a marca do router (talvez alcatel speedtouch??) os equipamentos que mostraste também servem(não sei se o da CLIX não está bloqueado à CLIX)

Encontrei este ASUS.. não sei se é bom ou não :

http://www.galileu.com/store/nav.asp?f=24&s=79&p=6483

Eu tentaria encontrar mais informação sobre o equipamento que inclui o kit do SAPO.. se for de qualidade então por esse preço é a melhor opção :)

Cumps
 
Viva,

Bom, liguei para o apoio do SAPO e o que me disseram é que estão a disponibilizar um Alcatel SpeedTouch 580... Será que é um equipamento jeitoso? :)

Na questão do preçoa, fica a ganhar a todos os outros que vi até agora, pelo menos isso.

Entretanto, os sapinhos lá foram dizendo que sempre poderia adquirir um outro equipamento mas que nesse caso perderia todo o apoio técnico da parte deles.

Um abraço
 
A vertente do equipamento é sempre melhor, e a escolha, irá depender muito da tua bolsa.

No entanto, o que primeiro perguntas, em relação à partilha, é perfeitamente possível sem necessidade de equipamentos externos.

Por vezes o pessoal esqueçe que está a partilhar a ligação da internet... ou seja, a ligação de rede a ser partilhada será a placa ethernet onde está ligado o serviço! através da placa wi-fi. Deves também e em ambos verificar questões de firewall.

A gama de ip's deve ser idêntica 192.168.1.x onde o x deve ser diferente am ambas as placas wi-fi. A máscara de rede deve ser a mesma tipo 255.255.255.0, o gateway predefenido assim como o servidor DNS no computador remoto deve ser o ip escolhido para a conceptronic.

Isto deve resolver o assunto de certeza. Provavelmente fizeste mal.

Em relação ao equipamento decide da seguinte forma: estabelece um valor máximo aceitável, e dentro desse valor, estabelece o que existe no mercado, compara diferenças, depois dá importância aos seguintes factores na escolha de um router: QoS, USB, firmware open-source e depois tudo o resto....

Quanto a perderes o apoio técnico deles não é bem assim! Não te assustes com isso, lógico que a garantia e apoio ao material que comprares tem de ser dado pela loja onde efectuaste essa compra, no entanto, o sapo continua responsável pelo apoio técnico à sua linha e tudo relacionado com o acesso.

Cumps,
 
Viva,

Quero, desde já, agradecer a todos os que me têm apoiado nesta minha odissea. É deveras reconfortante saber que se pode contar os membros desta comunidade.

Vou fazer uma espécie de actualização da minha situação, para manter o pessoal a par :)

O meu primeiro objectivo era partilhar a internet através das placas Wireless dos dois PC's, facto que se revelou impossível, com certeza, devido à minha azelhice.

Entretanto, pelo que fui lendo aqui pelo fórum, cheguei à conclusão de que aceder à net através de um modem/router é muito melhor do que fazê-lo através dos "fantásticos" modens usb do Sapo, pelo que decidi avançar com uma solução desse género e assim matava dois coelhos de uma só vez. Melhor acesso e partilha do mesmo via wireless.

O facto é que o orçamento para estas questões da informática anda um pouco fraco por estas bandas, pelo que investir uma média de 100 € num equipamento wireless não estava ao meu alcance neste momento. Vai daí, um amigo disse-me que me oferecia um modem/router com fios e eu, claro, aceitei.

Trata-se de um D-Link 504T que, assombrosamente, consegui configurar na perfeição (até consegui abrir as portas para o emule e tudo...), pelo que neste momento já tenho o Desktop e o Laptop com acesso à net. O único senão? Bem... alguns metros de cabo espalhos pelo chão da casa, mas nada que não se suporte, tendo em conta que dessa forma até poupo 100€ :)

Mais tarde irei, em princípio, investir num equipamento wireless para evitar essa história dos fios no chão, mas por enquanto aguento-me assim.

Já agora, depois de instalar o router fiz um teste de velocidade de ADSL (em www.abeltronica.pt ) e a coisa não passa de uns míseros 600 kbps... segundo a minha factura do SAPO tenho e pago por um acesso de 8 Mbps... Será que tenho alguma coisa mal configurada ou é mesmo o serviço que é uma bosta? Também já me ocorreu que o teste que corri não seja lá muito fiável...

Bem, por enquanto é tudo, mas vou continuar a aparecer e até tentar ajudar nalguma coisa os membros da comunidade.

Um abraço.
 
um tutorial bem explicadinho:

no Desktop:

Painel Controlo » Ligações de rede :

escolhes a Ligação de área local correspondente ao Modem (para isso mete no Explorer o modo de detalhes e olha para 'Nome do dispositivo') » Propriedades » Avançadas:
Partilha de ligação à Internet: metes um check em 'Permitir a outros utilizadores da rede ligar através...' » OK

escolhes a Ligação de redes sem fios » Propriedades » Avançadas » TCP/IP... » Propiedades:
colocas:
IP= 192.168.0.1
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
OK

no Laptop:
Painel Controlo » Ligações de rede » Ligação de redes sem fios » Propriedades » Avançadas » TCP/IP... » Propiedades:
colocas:
IP= 192.168.0.2
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
OK

no Desktop:
Fazes um rede wireless hadoc (se tiveres alguma dúvida neste ponto, pergunta)
Ligaste a ela.

no Laptop:
Ligaste à rede que criaste e já tá.

Com estes passos, não pode falhar nada.. TEM DE FUNCIONAR..
 
Back
Topo