podemos falar então da memoria "usada" pelas gráficas por exemplo onboard.. em que a ram fisicamente vai ser usada para gestão de dados processados
e de uma memoria endereçada que serve para processos de controlo do hardware pelo sistema? (o mapping)
isto é correcto?
porém a memoria que eu referia é uma "variante" do primeiro que enunciei usado pelo vista, como pelas aplicações baseadas na Avalon Foundation agora conhecida como Windows Presentation Foundation.. Que permite, no caso do vista o uso da memoria da gráfica, quer do sistema, ser alocado para processamentos da interface AERO, para libertar o sistema, neste caso o CPU e RAM (apesar que este ultimo só parcialmente).
Neste caso o que sucede é isto:
porém como referi para isto acontecer a memoria endereçada não pode afectar a "memoria" do sistema, o que nos leva ao que tu, ShadeX, acabaste de explicar
Porém há que verificar 2 coisas:
- Esta RAM "usada" pelo sistema gráfico não é automaticamente, e completamente, tirado á memoria fisica do sistema, sendo apenas utilizado quando esta necessita, nas quantidades que necessita.
- E esta RAM nunca substitui a vRAM (ram do sistema gráfico) que é mais rápida, e tende a ter latências bem inferiores, além que o bootleneck desta ultima é inferior.
Portanto a reposta outra vez é a seguinte:
A ideia que tens não funciona da forma como tens o sistema, nem funciona como pensas.
PS:
O que o Windows Presentation Foundation pode fazer:
http://blogs.msdn.com/wpf3d/archive/2006/12/12/interacting-with-2d-on-3d-in-wpf.aspx
mas que infelizmente raras são as aplicações que ainda usem esse sistema quer a 100% quer usa lo de todo.. ainda estando uma parte implementada em algumas aplicações do windows vista. E penso que na interface Ribbon do Office2007