1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partilhar ram para grafica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pluribuslb, 22 de Dezembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 3451)

  1. Boas pessoal!
    Tenho um pc com 4 gb de memória, mas como o windows vista so reconhece 3,5 , gostaria de saber se era possivel partilhar os outras 500 e tal megas com a grafica (xfx geforce 8600 GT)? e se for possivel como faço isso?
    Obrigada


     
  2. kosmic

    kosmic Power Member

    A primeira questão é o BIOS da tua MOTHERBORAD reconhece esses 4GB ??? a Segunda é a tua placa gráfica usa memória partilhada ? é possivel atribuir memória partilhada pelo BIOS da tua MOTHERBOARD ?

    Se responderes afirmativo a todas estas questões então em teoria será possivel....
     
  3. Romani48

    Romani48 Power Member

    nada disso!
    o vista "partilha" de certa forma memoria com qualquer grafica.. ler a thread em sticky na zona Windows Vista

    depois o vista só te reconhece 3.5? estás a usar a versão 32bits? usa a 64bits
    enquanto nao tiveres o 64bits nunca poderás usar os 512Mb que faltam
    cumps
     
  4. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Tambem era bom que entendessem o problema dos 4GB. A RAM desaparece não é por não estar lá e sim porque parte do espaço de endereçamento está atribuido as placas. Um efeito jeitoso de tal salganhada é que quanto mais memória uma placa precisar de mapear menos memória vai existir (não fisicamente, mas no espaço de endereçamento). Dai a flutuação de BIOS/board para BIOS/board da RAM disponivél acima dos 3GB. Umas BIOS alocam mais outras menos e algumas placa precisam de mais e outras de menos.

    Uma coisa a lembrar é que um bocado (grande) do que desaparece é directamente relecionado com a ... RAM da gráfica. Os valores de 3.3/3.5GB que sobram só são reais tendo em conta as gráficas actuais. Se de um momento para o outro as gráficas dobrassem a quantidade de RAM e por exemplo as placas de som aparecessem com 512MB onboard, vocês acabavam com <3GB. Talvez o suficiente para tirar os 2GB extra e deiaxar só 2GB reais...

    O problema só existe em 32b. As versões de 64b fazem exactamento o mesmo, mas o mapping é feito para zonas muito mais altas do espaço de endereçamento. Tão mais altas que se torna irrelevante tendo em conta a RAM real dos dias de hoje.

    Assim, não, não podes usar a RAM que falta para a gráfica. Basicamente pq ela está a ser usada precisamente pela gráfica (entre outros...).

    Existe uma excepção... Se a BIOS estiver a reservar uma quantidade x para o mapping da gráfica, existe a possibilidade de que aumentando a shared memory da gráfica a RAM "roubada" vá para a gráfica. Depende de muitos factores mas é possivél. Tecnicamente, se a RAM real da gráfica fosse < do que o adress space roubado, aumentando a shared memory da gráfica até ao limite do espaço de enderecamento roubado a RAM "desaparecida" continuava indsponivel para o sistema mas passava a existir para a gráfica. Mas não sei se alguem está a fazer a dita coisa... Provavelmente só era relevante para gráficas com <256MB e a performance era má de qualquer modo.

    Um doczito mais ou menos user-friendly para compreender a questão...
     
    Última edição: 22 de Dezembro de 2007
  5. Romani48

    Romani48 Power Member

    podemos falar então da memoria "usada" pelas gráficas por exemplo onboard.. em que a ram fisicamente vai ser usada para gestão de dados processados
    e de uma memoria endereçada que serve para processos de controlo do hardware pelo sistema? (o mapping)

    isto é correcto?

    porém a memoria que eu referia é uma "variante" do primeiro que enunciei usado pelo vista, como pelas aplicações baseadas na Avalon Foundation agora conhecida como Windows Presentation Foundation.. Que permite, no caso do vista o uso da memoria da gráfica, quer do sistema, ser alocado para processamentos da interface AERO, para libertar o sistema, neste caso o CPU e RAM (apesar que este ultimo só parcialmente).

    Neste caso o que sucede é isto:
    [​IMG]

    porém como referi para isto acontecer a memoria endereçada não pode afectar a "memoria" do sistema, o que nos leva ao que tu, ShadeX, acabaste de explicar :)

    Porém há que verificar 2 coisas:
    • Esta RAM "usada" pelo sistema gráfico não é automaticamente, e completamente, tirado á memoria fisica do sistema, sendo apenas utilizado quando esta necessita, nas quantidades que necessita.
    • E esta RAM nunca substitui a vRAM (ram do sistema gráfico) que é mais rápida, e tende a ter latências bem inferiores, além que o bootleneck desta ultima é inferior.
    Portanto a reposta outra vez é a seguinte:
    A ideia que tens não funciona da forma como tens o sistema, nem funciona como pensas.

    PS:
    O que o Windows Presentation Foundation pode fazer:
    http://blogs.msdn.com/wpf3d/archive/2006/12/12/interacting-with-2d-on-3d-in-wpf.aspx

    mas que infelizmente raras são as aplicações que ainda usem esse sistema quer a 100% quer usa lo de todo.. ainda estando uma parte implementada em algumas aplicações do windows vista. E penso que na interface Ribbon do Office2007
     

Partilhar esta Página