Partilhe a sua ligação à Internet [Banda Larga]

Parafuso

Power Member
Tem mais do que um PC em casa? Divida a ligação de banda larga pelas várias máquinas.

Agora que a banda larga já consegue fornecer largura de banda suficiente para que valha a pena a partilha da ligação à Internet, por que não aproveitar ao máximo tudo o que ela oferece?

A maneira mais básica de partilhar uma ligação à Internet é através de uma rede peer-to-peer (p2p). Neste caso, o PC servidor está ligado directamente à Internet e o segundo PC liga-se através do primeiro, usando a ligação deste. Tudo o que precisa é de um cabo de rede cruzado, uma vez que o resto fica por conta do Windows XP ou de um programa como o AnalogX Proxy, disponível em www.analogx.com.

Este método está, no entanto, limitado. Pode ligar dois PCs e, se quiser usar a Internet no segundo PC, o primeiro também deve estar ligado. Existe outra opção. O leitor pode recorrer a um router, que funciona como um hub de rede, no qual se pode partilhar a ligação por dois ou mais PCs.

Rede com cabo cruzado - Configure uma partilha de Net em dois PCs com um cabo de rede

1. Tente fazer as coisas de modo a que o PC ligado à Internet tenha o Windows XP instalado. Active as portas de rede de ambos os PCs, dirigindo-se a Painel de Controlo, Ligações de Rede. Ligue o cabo cruzado (e não um cabo de rede normal) aos dois PCs.

2. No PC com o Windows XP, corra o Wizard de Configuração de Rede, ao qual pode aceder no Painel de Controlo. Ligue o PC à Internet e siga os passos indicados. Quando o programa lhe pedir o tipo de ligação, seleccione a opção que diz “Este Computador Liga-se Directamente à Internet”.

3. Digite o nome do computador e, se quiser, o nome do Grupo de Trabalho, assegurando que o anota para mais tarde o poder usar no segundo PC. Se pretende ligar um PC que não dispõe do Windows XP e não tem o CD original deste, crie uma disquete de configuração de rede.

4. Corra o Wizard no segundo PC ou insira a disquete de configuração de rede/CD do Windows XP e seleccione Tarefas Adicionais. Seleccione a opção “Ligar à Internet Através de Outro PC” e digite o Grupo de Trabalho que usou no passo 3.

Configure o router - Recorra a uma ligação sempre activa, pois é a mais indicada para a partilha

1. Para configurar o seu router, ligue-o à tomada e à sua linha telefónica. Corra o seu browser e aceda à configuração do router através do endereço IP, que normalmente começa por 192. Digite o nome de utilizador e a palavra-chave para o ISP que usa.

2. Corra o Wizard de configuração de rede nos PCs que pretende ligar à Internet, seleccionando a opção Connect to the Internet via Residential Gateway. Preencha o resto da informação que lhe for pedida de modo a que os PCs sejam capazes de se ver mutuamente na rede.

3. Em cada um dos PCs, abra o Painel de Controlo e seleccione Opções de Internet. No separador Ligações, clique em Configurar e seleccione Ligar a Internet. Escolha a opção relativa à configuração manual, seguida da opção de ligação usando uma ligação que esteja sempre activa.


Uma partilha mais ampla - Uma ligação Ad Hoc é excelente para copiar e partilhar ficheiros

1. Certifique-se de que a ICS (Internet Connection Sharing) se encontra activa. Para tal, dirija-se a Iniciar, Definições, Ligações de Rede e clique com o botão direito do rato no ícone que representa a ligação “ad hoc” a partir da qual pretende construir uma rede. Dirija-se a Propriedades e seleccione o separador Avançadas.

2. Na Partilha da Ligação à Internet, active a opção “Permitir que Outros Utilizadores da Rede Usem a Ligação à Internet deste Computador”. Tem igualmente uma opção para activar a opção que dá permissão aos outros utilizadores da rede para activarem ou desactivarem a sua ligação à Internet.

3. Dê à sua rede um SSID. Para ver as redes sem fios do seu PC, clique com o botão direito do rato no ícone que se encontra no tabuleiro do sistema do seu PC, seleccionando Ver Redes sem Fios Disponíveis. Agora clique no botão Alterar Definições Avançadas.

4. No separador Rede Sem Fios, clique em Avançadas e seleccione Apenas Redes Entre Computadores (Ad Hoc). Agora clique em Fechar para voltar ao separador de Rede Sem Fios. Em Rede Preferida, clique em Adicionar, digite o seu SSID e depois clique em OK

5. Não tente fazer ligação “ad hoc” nesta altura, mas repita todo o processo no seu PC “Host” com o mesmo SSID. Agora procure a rede “ad hoc” do seu primeiro computador. Já deve poder aceder aos arquivos do outro PC.

Mãos à obra !
 
epah acho q já há info suficiente acerca disso no fórum...e btw...há muito muito tempo testei esse proggie da anlogx e detestei isso...dasss
 
Back
Topo