Pascal---> Ajuda Urgente

gleb

Membro
Boas :)

Preciso muito de ajuda!8|

Alguem é capaz de me ajudar na resoluçao do seguinte exercicio:


Pretende-se que desenvolva um programa em linguagem Pascal que permita fazer a conversão entre
o sistema de numeração Árabe e o sistema de numeração Romana. O programa deve converter um
número, especificado num dos sistemas de numeração à escolha do utilizador, para o outro sistema.
As equivalências entre os símbolos romanos e os do sistema decimal estão apresentadas na Tabela 1).


Tabela 1)

Decimal Romano
1 I
5 V
10 X
50 L
100 C
500 D
1000 M


É mm muito urgente!
obrigada :)


 
E a tua dúvida é?...

o mundo está perdido!

será que esta malta nova só sabe pedinchar para que lhe dêm a papinha à boca.

antes que te dar um peixe mais vale aprenderes a ser pescador!

esse exercicio é do mais simples que pode haver, segue por exemplo a dica do migueloliv.
 
poix.... se eu soubexe faxer n tinha pedido ajuda! É k eu n pesco mm nada de programaçao! e s n faxo o trabalho vai a cadeira pr tecto!!!!
 
Vou-te dar umas dicas (tive BP o ano passado e aprendi Pascal):

Começa por fazer um vector onde dás uma letra a cada um desses números (M->1000, I->1, etc...)

Faz um algoritmo que divida o número dado pelo utilizador por 1000, 500, 100, 50, 10, 5 e 1 (se for maior que 1000, o programa que feche!) de modo a que por exemplo 56 dê: 50, 5 e 1.

Depois usa condições e ciclos de repetição para as regras da numeração romana. (por exemplo: 9 é I(1)X(10)).

Junta tudo.

Nao te posso ajudar mais porque nao toco no pascal ha muitos meses e hoje tenho que estudar portugues, mas espero que isto te ajude.

PS: é a primeira vez que passo nesta secção do forum techzone.
 
Ninguém nasce ensinado e todos temos mais ou menos dificuldades quando começamos a programar.

Eu quando comecei sempre disse que não queria fazer vida disto... yeah, right!! :P

Isto é um fórum de ajuda onde o pessoal se ajuda, não faz exercícios para as cadeiras dos outros.

Programar para os outros (patrão), só por dinheiro. Ajudar os outros, sempre!

Já agora, há por aí também alguns professores, pode ser que mais dia menos dia alguém apanhe aí algum susto. lol
 
Pegando na sugestão do Caveira (que já te dá uma boa ajuda), talvez te facilite a vida usares os operadores mod e div (não me recordo como se representam em pascal), pode ser-te útil para conseguíres decompor os números de forma a conseguíres saber que letra associar ;)

Já agora, evita escreveres com tanta abreviatura e tanto erro..., custa um pouco a perceber algumas expressões...

abraços, HecKel
 
Solução simples, ja que és iniciado.
Ciclo while com vários IF em que vais subtraindo várias parcelas até teres 0.
Exemplo em portugues.

ENQUANTO valor > 0 FAZ
se valor > 1000 entao
valor = valor - 1000
escreve no ecra " M "
se valor > 500 entao
valor = valor - 1000
escreve no ecra " D "
...
e por aí fora...

Tens é de ter en atenção porque há valores que usam multiplas letras

AGORA PUXA PELA CABEÇA
 
Boas :)

Preciso muito de ajuda!8|

Alguem é capaz de me ajudar na resoluçao do seguinte exercicio:


Pretende-se que desenvolva um programa em linguagem Pascal que permita fazer a conversão entre
o sistema de numeração Árabe e o sistema de numeração Romana. O programa deve converter um
número, especificado num dos sistemas de numeração à escolha do utilizador, para o outro sistema.
As equivalências entre os símbolos romanos e os do sistema decimal estão apresentadas na Tabela 1).


Tabela 1)

Decimal Romano
1 I
5 V
10 X
50 L
100 C
500 D
1000 M


É mm muito urgente!
obrigada :)



ui pascal ... ainda se usa esta linguagem !!!!!!!!!!!!
 
Back
Topo