SwimmerBoy
Folding Member
Olá ppl
Então a situação é a seguinte:
Tenho uma cadeira de IP (introdução à programção) e nunca tive programação na vida..... Estou a apanhar completamente do ar....
Precisava de uma ajuda para fazer este programa:
Mover um Robot
Um determinado robot pode deslocar-se pelas diversas casas de um tabuleiro, por linhas ou por colunas, de forma análoga aos movimentos duma torre num tabuleiro de xadrez. As movimentações físicas permitidas são activadas por apenas dois comandos próprios:
1) A instrução Frente faz avançar o robot para a casa situada imediatamente à sua frente;
2) A instrução Direita resulta numa mudança de orientação do robot, por rotação vertical de 90 graus para a sua direita, sem se deslocar da casa em que se encontre nessa altura.
Por hipótese, as linhas e as colunas do tabuleiro têm a orientação dos pontos cardeais e são numeradas a partir do valor 1. Nestas condições, as linhas numeram-se no sentido Sul-Norte e as colunas no sentido Oeste-Este. Também se admite que, ao ser inicialmente colocado numa das casas do tabuleiro, a orientação do robot é sempre Sul, e considere que o tabuleiro tem 7 colunas e 9 linhas.
Pretende-se construir um programa para gerar e afixar no ecrã toda a sequência de comandos que levará o robot de uma posição inicial arbitrária a qualquer outra existente no tabuleiro, através da passagem pelo menor número possível de casas intermédias. As coordenadas das casas inicial e final serão dadas interactivamente pelo utilizador, pelo que precisarão de ser validadas. Além disso, o programa também deverá indicar a orientação do robot quando este atingir a casa final.
Não faço ideia de como começar.... O P4rthen0n pode confirmar...o nosso professor de práticas é um quanto ou tanto BAD e não ajuda os k mais precisam (aka eu e P4rthen0n)....
Dêm ai umas dicas sff
[[]]
Então a situação é a seguinte:
Tenho uma cadeira de IP (introdução à programção) e nunca tive programação na vida..... Estou a apanhar completamente do ar....
Precisava de uma ajuda para fazer este programa:
Mover um Robot
Um determinado robot pode deslocar-se pelas diversas casas de um tabuleiro, por linhas ou por colunas, de forma análoga aos movimentos duma torre num tabuleiro de xadrez. As movimentações físicas permitidas são activadas por apenas dois comandos próprios:
1) A instrução Frente faz avançar o robot para a casa situada imediatamente à sua frente;
2) A instrução Direita resulta numa mudança de orientação do robot, por rotação vertical de 90 graus para a sua direita, sem se deslocar da casa em que se encontre nessa altura.
Por hipótese, as linhas e as colunas do tabuleiro têm a orientação dos pontos cardeais e são numeradas a partir do valor 1. Nestas condições, as linhas numeram-se no sentido Sul-Norte e as colunas no sentido Oeste-Este. Também se admite que, ao ser inicialmente colocado numa das casas do tabuleiro, a orientação do robot é sempre Sul, e considere que o tabuleiro tem 7 colunas e 9 linhas.
Pretende-se construir um programa para gerar e afixar no ecrã toda a sequência de comandos que levará o robot de uma posição inicial arbitrária a qualquer outra existente no tabuleiro, através da passagem pelo menor número possível de casas intermédias. As coordenadas das casas inicial e final serão dadas interactivamente pelo utilizador, pelo que precisarão de ser validadas. Além disso, o programa também deverá indicar a orientação do robot quando este atingir a casa final.
Não faço ideia de como começar.... O P4rthen0n pode confirmar...o nosso professor de práticas é um quanto ou tanto BAD e não ajuda os k mais precisam (aka eu e P4rthen0n)....
Dêm ai umas dicas sff
[[]]