1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[pascal]Pedido de Programa

Discussão em 'Programação' iniciada por Triran, 12 de Setembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1140)

1. Gostaria de pedir um programa para simular resultados de um concurso. Seria um programa mais ou menos assim:

'Um concurso com 100 candidatos, que são identificados por um codigo numérico. São 30 vagas. A prova é composta de 10 perguntas de multipla escolha, com 5 opções cada pergunta. O usuario deve inserir o gabarito oficial e o gabarito de cada candidato. Cada questão acertada valerá 1 ponto. O programa deve organizar os 30 melhores resultados e informar o código dos candidatos aprovados. Caso haja empate na posição 30, informar o código dos canditados empatados.'

Se puderem me ajudar, ficarei grato.

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Ninguém vai fazer o programa por ti ;)

Começa por fazer tu o programa, e coloca aqui apenas dúvidas concretas nas partes do programa que não consegues fazer.

Se não te esforças por fazer, ninguém se irá esforçar por fazer por ti.

3. Mavors

Mavors Power Member

Pedir programa, como assim?

Aqui não se fazem programas a pedido. ;)
    E isso parece-me ser demasiado especifico para encontrares uma solução de um programa pré-feito que se ajuste às tuas necessidades.

Estás a pensar em programar essa solução?

4. alfinete

alfinete Power Member

de base e por alto, fazes um for que percorra os cantidatos tdos , dentro desse outro que percorra as perguntas tdas e dentro desse outro que percorra as respostas , e dentro desse um if que valide qual a resposta correcta de cada pergunta , caso verdade da os pontos caso contrario mantem.

tens de ter um array com 100 posições para os candidatos.

um para perguntas , repostas e s/n de resposta certa ou errada

isto é uma dica por alto

mãos ha obra

5. alfinete

alfinete Power Member

o que te falei antes foi a parte do algoritmo de selecção dos resultados do concurso.

hades ter de fazer uma parte da app para insersão de dados nos arrays, em que a parte de selecção dos resultados so pode ser ferctuado quando tiver os resultados dos 100 candidatos inseridos. para isso podes fazer um menu, com pelo menos 6 opcs,

1- consurso
    2- inserir concorrente (so pode inserir no maximo 100)
    3- lista de concorrentes (lista de tdos os inseridos)
    4- elementos que responderam (lista de tdos os que responderam)
    5. calcular resultados (calcular os resultados so pode ser efectuado quando estivererm 100 candidatos inseridos )
    6- sair

isto é so uma hipotese

6. Tipo, eu pensei em fazer um array 100 x 12, colocando em cada coluna as seguintes infos :

1ª numero que identifique cada canditado
    2ª - 11ª respostas do canditado
    12ª somatorio de pontos

No fim, eu organizaria a matriz pela ultima coluna, saindo já os 30 primeiros.

Esse é o esquema que pensei, porém, não sei o efetuar (tirando a parte de organizar a última coluna, que no caso eu já fiz isso para linhas de matrizes, então para colunas deve ser fácil)

Se alguém puder dar uma ajuda com isso exposto, agradeceria.

Outra dúvida. Por exemplo, supondo que isso tudo já esteja pronto, eu organizaria os resultados e tudo mais, porém, como no enunciado do programa diz, eu necessitaria ver se existem candidatos empatados na posição 30. Como eu faria isso?

7. ravager

ravager Power Member

Para quê uma matriz?
    Para mostrar os resultados, ordenas o array por ordem decrescente, e com um ciclo for limitas os registos a mostrar.

Ou então copias o array, ao fim de ordenado, para um novo array com 30 elementos. Atenção é aos empates na 30ª posição.

8. Cara, eu não tenho experiência alguma em programação. A parte da ordenação dos 30 primeiros, eu de fato sei fazer, agora, o meu problema está na estrutura mesmo. Se puder dar uma luz nessa parte, agradeceria.

9. alfinete

alfinete Power Member

eu penso que tens de ter um array so para as 12 perguntas, e 4 respostas possiveis para cada uma ,e a verdadeira resposta(v/f), quanto ao empate podes fazer por ordem de resposta ao questionario, passa o primeiro a preencher...

do tipo questão 1 -

opcção questão 1 resp1 - 1
    opcção questão 1 resp2 - 0
    opcção questão 2 resp3 - 0
    opcção questão 1 resp4 - 0

convem teres estes valores guardados para tdas as questões

......

10. Me surgiu uma duvida aqui no meio do programa.

No caso, eu queria fazer um sistema que caso o usuário digitasse o Gabarito do candidato (a , b , c, d ,e ), saisse na matriz ao invez das letras, um número, no caso ( 1, 2, 3 ,4, 5), para eu poder declarar a matriz do tipo integer. Eu solucionei informando ao usuario para ele digitar 1 se for a, 2 se for b, e assim vai. Tem como eu criar isso em linguagem? Me falaram sobre o "Case of", mas eu confesso que não sei usar direito ainda.

No mais, o programa tá quase saindo já.

11. MPalhas

MPalhas Power Member

para que tanto? isso vai dar um array bidimensional suponho.
    porque não um array unidimensional, em que cada indice é uma pergunta e o valor contém o numero da resposta correcta?
    se há apenas uma resposta correcta, é redundante estar a criar quatro valores diferentes, se já se sabe que só um é que é diferente dos restantes

Partilhar esta Página