Dúvidas Passar Fibra Óptica de Apartamento para Arrecadação

Boas,

Tenho um apartamento e também uma arrecadação (no topo do prédio). A arredacação tem um pequeno quadro eléctrico, que está ligado ao quadro da casa (um dos disjuntores do quando principal da casa está ligado a este quadro da arrecadação).
Estava com a dúvida se seria possível passar um cabo de fibra óptica do quadro principal para o quadro da arrecadação, e deste modo conseguir utilizar uns conversores de ethernet para fibra para passar um sinal de rede para a arrecadação e conseguir montar um pequeno espaço nesta.

Isto faz o minimo de sentido, ou é completamente descabido? Cálculo que, desde que haja espaço nos tubos para passar a fibra, deva ser possível.
Se for possível, quem devo contactar para orçamentar/realizar? Um electrecista? Técnico de redes?

Obrigado desde já
 
Isso ja aqui foi discutido recentemente...
Faz uma busca rapida pelo fórum.
Não aconselho a misturar qualquer coisa com a electricidade...


Mas pretendes mesmo chegar a fibra a arrecadacao (e mudar router e tudo para la), ou apenas chegar o sinal de NET, por cabo de rede ou wi.fi??


Mas como referi, faz uma busca rápida
 
Obrigado pelas respostas.
Mas pretendes mesmo chegar a fibra a arrecadacao (e mudar router e tudo para la), ou apenas chegar o sinal de NET, por cabo de rede ou wi.fi??
O meu plano se fosse possível era ter um conversor Ethernet - Fibra dentro do ATI, e outro na arrecadação. O Router, etc mantinha-se no ATI.

Diria que essa opção de fibra não deve ser nada económica.
Sendo da mesma rede eléctrica talvez uma powerline funcione.

Podes ver algo parecido com fibra optica aqui neste post ->https://forum.zwame.pt/threads/fibra-otica-plastica-uma-alternativa-ao-cabo-de-rede.1041778/

E como o colega refere, podes tentar um powerline, poderás ter bons resultados a preços mais em conta.

Não estou a espera que seja a opção mais em conta, mas a minha experiência com powerline nunca foi excelente, e passar cabo de rede em tubagem eléctrica sei que tem muito potencial para resultar mal.

Da pesquisa (rápida admitidamente) que fiz, pareceu-me que fibra com rede elétrica de 220V era ok. Vou investigar mais.
 
Qual o tipo de largura de banda que este tipo de fibra consegue obter? Não estou a encontrar muita informação.

Um electrecista seria capaz de passar a fibra e terminar? Ou existe alguém mais apropriado para pedir um orçamento?

Este tipo de fibra, chega bem a gigabit até tem excrito na caixa "1 gb garantido" ou algo assim, no youtube tem um video de uma instalação. isto é super simples de fazer, só que demora o seu tempo a instalar, passar a fibra e ligar tudo. Pena mesmo é o preço, senão já tinha comprado para mim, que tenho uma situação idêntica mas com a garagem que fica 8 andares abaixo.

https://actelsershop.com/es/2-productos

Kit novo mais pequeno _> https://actelsershop.com/es/product..._pof-50_mts/56-tipo_de_enchufe-tipo_c_europeo


 
Última edição:
Não há problema nenhum em passar a fibra junto com os cabos electricos, o bom da fibra é que não sobre interferências.
Isso com paciência faz-se, mas prepara-te para abrir muita caixa pois tenho dúvidas que o cabo vá directo do quadro de tua casa para a arrecadação.
Não sei de que distâncias estamos a falar, mas porque não um cabo utp cat5e, é perfeitamente utilizavel para 1gb.
Claro que este cabo não é imune a interferencias mas na tensão que temos em casa não há problemas.
 
Não há problema nenhum em passar a fibra junto com os cabos electricos, o bom da fibra é que não sobre interferências.
Isso com paciência faz-se, mas prepara-te para abrir muita caixa pois tenho dúvidas que o cabo vá directo do quadro de tua casa para a arrecadação.
Não sei de que distâncias estamos a falar, mas porque não um cabo utp cat5e, é perfeitamente utilizavel para 1gb.
Claro que este cabo não é imune a interferencias mas na tensão que temos em casa não há problemas.
Seria o equivalente a uns 2 andares para cima, + eventuais voltas que a tubagem desse. Diria que não passa dos 50m.
Pensei logo em Fibra exactamente por não sofrer interferências, e por ser de menor diametro, mas confesso que ainda não tentei ver o diametro das tubagens.
 
Back
Topo