1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Passar S.O. de um disco para outro

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por CmdC, 5 de Outubro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 981)

1. CmdC

CmdC What is folding?

Bom dia,
    O meu problema é o seguinte... tenho um disco Sata novo que quero por como disco de sistema, (disco principal) mas queria ver se passava o SO que tenho a funcionar 5* no disco antigo para o disco novo e depois por este novo a arrancar com o SO que estava no outro. Já tentei copiar as pastas e ficheiros todos do velho para o novo, mas não é reconhecido ao arrancar, diz-me para inserir o boot disk ao algo do genero.
    A minha questão é se é possivel fazer isto que eu pretendo e que fique tudo a funcionar, que consiga usar o disco novo com o SO que estava no outro disco.
    Se alguem me puder dar uma ajudinha, eu agradeço.

Obrigado

2. Nitch

Nitch Power Member

dass que confusao, lool. eu nestes casos sou adapto do format e fresh install nada melhor, ate porque é preciso instalar drives do disco.

ja agora que so tens?

fazer copy paste das pastas e ficheiros, nao sei se te levara a algum lado, mas bom, presumo que ligando o disco sata ao pc o sistema o reconheçe por isso podes copiar os files, a questao é que ha sempre files ocultos que nem por isso, podes copiar, ou consegues. ha quem fale muito bem do norton ghost fazes uma imagem do disco onde tens o so e depois instalas no disco novo. mas como digo, nada como fazer uns backups e fazer um fresh instal.

de notar que quando arrancas, convem por via das coisas desligar o disco antigo, e deixar so o sata ligado, e ir a bios e defenir o disco sata como disco de arranque. e nao sei ainda se tens que activar na bios qualquer opcao sobre o disco sata, pra activa-lo e um modo, existe modo native e pata e mais nao sei que, lool, bom ta pra aqui um grande confusao, mas alguem que te explique por outras palavras. mas sem duvida, fazer um instalaçao fresca é a melhor coisa.

3. PanterA

PanterA Power Member

Penso que podes utilizar o norton ghost.

4. CmdC

CmdC What is folding?

Obrigado pela tua resposta.
    Tenho o WindowsXP Sp2 num disco Sata
    Queria ver se evitava fazer um fresh install e depois ter que configurar tudo e mais alguma coisa e instalar soft outra vez e etc. 8|
    Andei á procura no Google e por aquilo que descobri, os softs que fazem clone do disco, funcionam bem. Vou experimentar o Norton Ghost.
    Obrigado de novo pela tua resposta.
    Se ouver mais alguem que queira dar mais alguma ajuda, conselhos... sou todo ouvidos.

5. CmdC

CmdC What is folding?

Obrigado PanterA, vou tentar esse.

6. PanterA

PanterA Power Member

O que faz o norton ghost é passa tudo de um disco para outro...

Mas agora fiquei na duvida, se fazes por boot ou mesmo por windows. Não sei qual é a forma mais fiável..

7. snp77

snp77 1st Folding then Sex

Sacas o hirens boot disk e queimas um cd, arrancas com o hirens e tens lá o ghost que faz exactamente isso, copia-te a imagem de um disco para o outro disco

8. CmdC

CmdC What is folding?

Obrigado a todos que responderam até agora.
    Vou então queimar um Cd com o hirens boot disk e ver se dá para fazer o que pretendo.
    Agora não sei se depois da imagem estar no disco novo, deverei desligar o disco antigo ou se vai funcionar tudo como pretendo sem desligar nada.
    Alguma ideia?

9. snp77

É muito simples. Crias a imagem do disco antigo. Depois restauras essa imagem no disco novo. Não tem nada que saber.

As opções daquilo - primeiro disc to image (escolhes o sitio onde gravas a imagem).
    depois da imagem feita

é só image to disc (para o disco novo). Não tem nada que enganar.

Se tiveres um disco externo podes criar a imagem num externo. Nesse caso depois de restaurares a imagem no disco novo, se não vais precisar dele podes desligar o disco antigo.

10. CmdC

CmdC What is folding?

Obrigado snp77 e a todos os que respoderam ao meu problema. Já transferi o S.o para o disco
    novo usando o hirens boot disk e depois o Ghost e está tudo a funcionar ás mil maravilhas.
    Demorou cerca de uma horita a fazer o processo todo, ao contrario das talvez dezenas de horas
    e toneladas de paciencia que seriam necessárias se tivese que instalar tudo de novo.
    Talvez ainda hoje faça aqui um post do que é preciso fazer para se transferir um S.o a funcionar
    para um disco novo, só para futura ajuda a quem se depare com o mesmo problema que eu tive.

Mais uma vez o meu agradecimento a todos

11. snp77

Olha, quando tiveres tempo livre faz o que a maioria do pessoal que conhece o Hirens boot disk faz - faz uma instalação limpa de SO e todos os softwares que precisas, já todos actualizados e configurados e depois fazes uma imagem de ghost. São para ai uns 6 Gigas e em caso de emergência o ghost restaura-te esses 6 Gigas em cerca duns 5 minutos. Problemas no pc, dentro de 5 minutos está pronto ;-)

E claro, faz muitos backups dos documentos pessoais

12. CmdC

CmdC What is folding?

Vou fazer isso vou, principalmente depois de ter perdido tudo o que estava em um disco de 250Gb... :( Nao comprem Seagate!
    Obrigado snp77

13. snp77

Tivestes azar (talvez tenha levado alguma panada antes de ter chegado às tuas mãos), seagate é dos melhores, senão a melhor marca de discos rigidos.

Quanto ao agradeceres, não tens de quê ;-) Dispõe!

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já tou farto de fazer copias de partições inteiras, seja com SO ou não com o WD data lifeguard tools ;)

Partilhar esta Página