Password de root desconhecida

Skyflier

Power Member
Boas,

A situação é a seguinte, eu tenho um portátil da escola (não é o e-escolas) que tem instalados o Windoew XP Professioanl Sp2 e o Alinex.

Acontece que esse Alinex está muito desactualizado ainda é a versão baseada no Ubuntu Edgy. Só para terem uma ideia o Firefox que está la instalado é o 1.0.0.3 e o OpenOffice é o 1.2. O que se passa é que está tão desactualizado que nem a placa wireless detecta e é suposto o portátil ser para trabalhar.

Mas a principal questão é que eu não sei qual é a pass do Root nem sequer sei o nome de utilizador dele. Quando abro o Alinex ele inicia sessão sozinho como user. Eu queria actulizar todo o sistema para ficar funcional mas é impossível. Fui comunicar a situação ao coordenador dos computadores e ele não sabe qual é a Pass porque os PC's vinham com o Alinex pré-instalado e como os alunos não se interessam por Linux ninguém quis saber.

O que eu queria saber era uma maneira de ir buscar a pass do root e o nome de utilizador também. Já vi na net e pedem que se use um rootdisk ou qualquer coisa do genero, Como posso fazer para saber qual a pass do root no Alinex?

Cumps
 
Última edição:
Bem, vou deixar de tirar duvidas depois da meia noite. Peço desculpa, mas aquele método não dá.

No entanto, aqui está um que funciona :)

It happens sometime that you can't remember root password. On Linux, recovering root password can be done by booting Linux under a specific mode: single user mode.
This tutorial will show how to boot Linux in single user mode when using GRUB and finally how to change root password.
During normal usage, a Linux OS runs under runlevels between 2 and 5 which corresponds to various multi-user modes. Booting Linux under runlevel 1 will allow one to enter into a specific mode, single user mode. Under such a level, you directly get a root prompt. From there, changing root password is a piece of cake.



1. Entering runlevel 1

Some Linux distribution, such as Ubuntu for instance, offer a specific boot menu entry where it is stated "Recovery Mode" or "Single-User Mode". If this is your case, selecting this menu entry will boot your machine into single user mode, you can carry on with the next part. If not, you might want to read this part.
Using GRUB, you can manually edit the proposed menu entry at boot time. To do so, when GRUB is presenting the menu list (you might need to press ESC first), follow those instructions:

* use the arrows to select the boot entry you want to modify.
* press e to edit the entry
* use the arrows to go to kernel line
* press e to edit this entry
* at the end of the line add the word single
* press ESC to go back to the parent menu
* press b to boot this kernel

The kernel should be booting as usual (except for the graphical splash screen you might be used to), and you will finally get a root prompt (sh#).
Here we are, we have gained root access to the filesystem, let's finally change the password.




2. Changing root password

As root, changing password does not ask for your old password, therefore running the command:
# passwd
will prompt you for your new password and will ask you to confirm it to make sure there is no typo.


That's it, you can now reboot your box and gain root access again
 
Não podes fazer um salto se o que queres passar é a root password - su.
Também não te funciona o comando - sudo -su ou sudo passwd porque te vai pedir a pasword existente.
Poderia funcionar um parametro kernel boot mas não tenho certeza o parametro usado seria o single mas esse método de boot foi corrigido nesse ponto e não sei se o Alinex o tinha ativado ou não. O que aparece nas documentações é mais o método jaula chroot.

Podes montar o sistema e reescrever por um reset, mas isso aqui neste fórum é considerado Hacking e vão bloquear a resposta pela certa e levo eu depois com os meses de não poder ver o fórum se deixassem colocava aqui um link em que tens um tutorial fácil.

Normalmente para distros base para serem partilhadas pomos como password de usuário root, su, a palavra root mesmo e para o user - guest ou user ou mesmo nome básico de distro, mas isso é algo assim como uma forma de facilitar o experimentar das distros e não complicar com passwords que só descobres lendo os documentos de lançamento.

Não consigo abrir o documento que citas não me carrega bem, a minha internet é assim, mesmo assim tento ver e pesquisar.
 
Última edição:
Olá a password do Alinex 1.0 dos portáteis crie são:


Alinex 1.0 - Portáteis CRIE

Conta: User (Auto-autenticação)
Pass: crie2006

Conta: aluno
Pass: aluno

Conta: zzaluno
Pass: zzaluno

Conta: root
Pass: crie2006
 
Back
Topo