1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Password de root desconhecida

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Skyflier, 8 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 878)

1. Skyflier

Skyflier Power Member

Boas,

A situação é a seguinte, eu tenho um portátil da escola (não é o e-escolas) que tem instalados o Windoew XP Professioanl Sp2 e o Alinex.

Acontece que esse Alinex está muito desactualizado ainda é a versão baseada no Ubuntu Edgy. Só para terem uma ideia o Firefox que está la instalado é o 1.0.0.3 e o OpenOffice é o 1.2. O que se passa é que está tão desactualizado que nem a placa wireless detecta e é suposto o portátil ser para trabalhar.

Mas a principal questão é que eu não sei qual é a pass do Root nem sequer sei o nome de utilizador dele. Quando abro o Alinex ele inicia sessão sozinho como user. Eu queria actulizar todo o sistema para ficar funcional mas é impossível. Fui comunicar a situação ao coordenador dos computadores e ele não sabe qual é a Pass porque os PC's vinham com o Alinex pré-instalado e como os alunos não se interessam por Linux ninguém quis saber.

O que eu queria saber era uma maneira de ir buscar a pass do root e o nome de utilizador também. Já vi na net e pedem que se use um rootdisk ou qualquer coisa do genero, Como posso fazer para saber qual a pass do root no Alinex?

Cumps

Última edição: 9 de Abril de 2008
  2. esquiso

esquiso Power Member

Se usas sudo, fazes sudo passwd como um user normal e consegues mudar a tua pass de root.

3. Skyflier

Skyflier Power Member

e não me vai pedir a password antiga?

4. esquiso

esquiso Power Member

Bem, vou deixar de tirar duvidas depois da meia noite. Peço desculpa, mas aquele método não dá.

No entanto, aqui está um que funciona :)

5. xtr3me

xtr3me Power Member

Pois não. Se desse nunca mais ninguém usava linux na vida :P

6. Skyflier

Skyflier Power Member

Acontece que também não funciona porque este PC não tem GRUB, o boot é feito pelo boot.ini do Windows XP.:(

Partilhar esta Página