password em links da homepage

enascim

Power Member
gostaria de usar o espaço disponibilizado pela netcabo, 15MB (não é muito, mas é o que se pode arranjar) para disponibilizar aos amigos e família, as fotos que vou tirando.

para isso iria criar vários links para cada uma das ocasiões. gostaria que as fotos de dissessem respeito a determinada pessoa, só podesse ver visualizadas por essa mesma pessoa.

acontece que a netcabo não disponibiliza control panel desse espaço. apenas e só o espaço.

isso teria que ser feito através de html.

ora como eu não percebo nada dessa linguagem, e o pouco que sei fazer (www.casadocruzeiro.net podia ser pior e tb podia ser bem melhor - agradeço comentários) é por curiosidade e para a família, e apenas por frontpage, aceito de bom grado sugestões e explicações para fazer o que pretendo.

obrigado
 
Última edição:
Podes fazer isso em JavaScript, mas qualquer pessoa que se de ao trabalho de olhar para o codigo fonte ve a password... a seguranca e praticamente nula...

Se mesmo assim quiseres uma solucao assim posso por aqui o codigo que faz isso.
 
Eu não sei como é que se coloca passwords em links, mas o que eu fazia era compactar as fotos com password e dar as passwords às pessoas. Não te podes é esquecer é de tantas passwords, cada pessoa teria uma.
 
A solução que podes ter em Javascript é algo do genero

Crias um link em Javascript que vai para $variavel.html

sendo que essa variavel é a password que atribuis ao utilizador.

Por exemplo. atribuis a password except a mim.
eu chego lá, meto a password except, e ele reencaminha para o ficheiro except.html, onde tão as fotos. Sem por as passwords no HTML, acho que é a melhor opção.
 
eXcept disse:
A solução que podes ter em Javascript é algo do genero

Crias um link em Javascript que vai para $variavel.html

sendo que essa variavel é a password que atribuis ao utilizador.

Por exemplo. atribuis a password except a mim.
eu chego lá, meto a password except, e ele reencaminha para o ficheiro except.html, onde tão as fotos. Sem por as passwords no HTML, acho que é a melhor opção.
basicamente era nisso que estava a pensar... tambem podes fazer um form de login em que testas o username e a password num switch() e caso se verifique a password ser correcta reencaminha para o endereco da pessoa... e basicamente a mesma coisa mas feita de maneira difrente
 
Código:
<html>

<head>
<title>Password JavaScript</title>
<script language="javascript">
	function validar()
	{	
		var userInt = document.login.user.value;
		var passInt = document.login.pass.value;
		
		switch(userInt)
		{
			case 'user':
				if(passInt=='password')
				{
					location.href="user1.html";	
				}
				break;
				
			case 'user2':
				if(passInt=='outrapassword')
				{
					location.href="user2.html";
				}
				break;
				
			default:
				alert("O utilizador nao existe!");
		}
	}
</script>
</head>

<body>
	<form action="password.html" method="post" name="login">
	<table width="144" border="0" align="center" cellpadding="0" cellspacing="0">
  	<tr>
    	        <td width="144">Utilizador:</td>
  	</tr>
  	<tr>
     	        <td><input type="text" name="user"></td>
  	</tr>
  	<tr>
    	        <td>Password:</td>
  	</tr>
  	<tr>
    	        <td><input type="password" name="pass"></td>
  	</tr>
  	<tr>
    	        <td align="center"><input name="logar" type="button" id="logar" onClick="javascript: validar()" value="Login"></td>
  	</tr>
	</table>
	</form>
</body>

</html>

esse codigo o que descrevi em cima

so tens de repetir os cases para o numero de utilizadores que querese mudares a password que e testada dentro do if
 
a diferença é que aí, com um view-source chegas às passwords. Com um bocado mais de trabalho, até ao .js , se o gravares num file á parte..
 
Sim tens toda a razao.

Código:
<html>

<head>
<title>Password JavaScript</title>
<script language="javascript">
	function validar()
	{	
		var userInt = document.login.user.value;		
		location.href=userInt+".html";
	}
</script>
</head>

<body>
	<form name="login">
	<table width="144" border="0" align="center" cellpadding="0" cellspacing="0">
  	<tr>
    	<td width="144">Utilizador:</td>
  	</tr>
  	<tr>
    	<td><input type="text" name="user"></td>
  	</tr>
  	<tr>
    	<td align="center"><input name="logar" type="button" id="logar" onClick="javascript: validar()" value="Login"></td>
  	</tr>
	</table>
	</form>
</body>

</html>

Este e o codigo que poe em pratica a ideia do eXcept, que realmente a nivel de seguranca e substancialmente melhor que a minha...
 
éh pá, obrigadissimo pela ajuda.

ainda não fui experimentar, só no fds é que vou ter um tempinho.

no entanto aceitam-se mais reply's. (com caminhos mais directos via frontpage ou outro utilitário qq). html para mim é chinês. :sad:

obrigado Mitnick, eXcept e MEIA.
 
mais directo que isso e impossivel, e so copiares o codigo e colares na parte codigo do frontpage, ou entao colas num txt e alteras a extensao para html.
 
enascim disse:
(...) para isso iria criar vários links para cada uma das ocasiões. gostaria que as fotos de dissessem respeito a determinada pessoa, só podesse ver visualizadas por essa mesma pessoa.(...)
Isso é um pouco impossível sem usares linguagens de scripting... A exibição das imagens irá estar dependente do código corrido no browser do utilizador, ou seja, o utilizador vê o código, e como depois a imagem é exibida dependendo do URI... bem, é só mudar, não é verdade???

O melhor para isso é exibires a imagem com ajuda de uma linguagem de scripting, como Php. Escondes as imagens todas numa directoria onde o servidor web não consiga aceder (via http) e vais buscar a imagem correcta com o scripting, podendo então fazer todo o tipo de autenticação antes de exibires a imagem.
 
Com a solucao do eXcept ele so consegue aceder aos users se souber o nome deles, pois no JS nao esta nada escrito... ele so armazena o que o user introduz numa variavel e manda para um link que e o nome da variavel.html
 
boas!

Queria, desde já, agradecer tanto ao Mitnick e ao EXcept, pois tinha também esta pequena problemática para resolver, e estava a ver que "só com HTML" não havia forma segura de o fazer!

Já agora - para o Mitnick e para o eXcept, que percebem mais disto do que eu :p - não haverá maneira de chegar às diferentes páginas/directórios utilizados (a que correspondem as tais pseudo-passwords)? Tipo, através de spiders/etc? Ou basta-me garantir que essas páginas não estão dentro da hierarquia da directoria principal?

Não sei se estou a dizer alguma barbaridade (ainda não percebo muito de HTML), mas penso que percebem a minha preocupação - é possivel "adivinhar" quais as páginas-destino (pseudo-passwords) sem ser brute force?

Se pudessem opinar, agradecia.

Mais uma vez, obrigado; mesmo sem ver esta questão resolvida, já é muito útil!! ;)
 
Back
Topo