1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pasta térmica da intel seca em um ano e meio

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DeusImoral, 30 de Agosto de 2012. (Respostas: 26; Visualizações: 2212)

1. DeusImoral

DeusImoral Power Member

Boa noite,

Comprei o meu processador a a aproximadamente um ano e meio, utilizando o cooler e pasta que vinha com ele. Tendo ele começado a atingir temperaturas da ordem dos 90 graus, removi o cooler e a pasta da intel tinha praticamente desaparecido, encontrando-se apenas alguns residuos secos.

Apliquei nova pasta térmica mas o raio do cooler partiu uma peça ao retirar, pelo que ja adquiri um novo. Lembrei-me agora que talvez esta "secura" da pasta nao seja normal e estou com medo de ligar o computador outravez. Acham que o facto de ela ter seco tao rapido pode indicar outros problemas com o processador?

2. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Um ano e meio já é muito, muito durou ela :lol:

Liga o pc sem cooler e vê o que acontece. O processador para não se estragar começa a reduzir o clock e em caso extremo o CPU desliga-se. Isto já vêm do tempo dos pentium 3, até há um video da tom's hardware já antigo sobre isto.

Quando notares temperaturas elevadas outra vez, abres novamente o pc para limpar e meter nova pasta térmica.

3. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

É normal a pasta térmica secar, especialmente da barata.
    Coloca uma camada fina de pasta térmica nova e liga o PC. Em principio terás temperaturas mais baixas, no entanto, as pastas térmicas demoram algum tempo a atingir o ponto óptimo. Por isso, verás temperaturas ligeiramente mais baixas passados uns dias de utilização.
    Se quando ligares o PC da primeira vez, vires que tens tem temperaturas altas, o motivo mais provável é teres o cooler mal instalado. Um processador moderno avaria muito dificilmente, até porque tem vários mecanismos de protecção contra temperaturas elevadas, chegando ao ponto de se desligar a partir de certas temperaturas.

4. DeusImoral

DeusImoral Power Member

O cooler que comprei (artic cooling freezer 13) ja vem com uma camada de pasta termica, pelo que tenho que remover a pasta ja aplicada. Utilizei um pano de algodão para remover a parte visivel, posso limpar com alcool a 98º ou agua destilada?

A pasta pre aplicada do cooler cobre a superficie do mesmo toda, ha risco de transbordar e estragar o processador ou ja é estudado para que isto nao aconteça?

Obrigado

5. vici

vici Power Member

Com alcool.

Mas esse cooler já tras boa pasta termica, não retirava.

Ou era essa a pasta que secou?

6. DeusImoral

DeusImoral Power Member

refiro-me a pasta antiga seca. Removi tudo o que era visivel mas tenho medo que o residuo seco que possa ter ficado prejudique a conduçao termica.

7. vici

vici Power Member

Se limpaste bem não há crise...

Qual vai ser a pasta termica que vais usar?

8. DeusImoral

DeusImoral Power Member

Isto esta a ficar um bocado confuso por isso vou fazer uma lista do que aconteceu:

1:Retirei o cooler e limpei a pasta termica
    2.Apliquei nova pasta (mx-2) e tentei voltar a colocar o cooler mas um dos pinos estava dobrado
    3Comprei o cooler novo com pasta pre-aplicada e limpei a pasta antiga com um pano

Devo portanto passar um pouco de alcool nisto e aplicar o novo cooler certo?

Obrigado pela ajuda

9. vici

vici Power Member

Endireitaste o pino torto?

Essa pasta que vem com Artic freezer 13 é boa, então se vais limpar a pasta termica vais por o quê?

Da-me impressão que já fizeste asneiras com o pino.

10. DeusImoral

DeusImoral Power Member

vou limpar a pasta termica do processador, nao do cooler.
    O pino nao e do cpu, é do cooler antigo, que vai para o lixo.

11. DriftGT

DriftGT Power Member

Penso que ele esta a falar da que esta seca no CPU

12. vici

vici Power Member

Ah bom já entendi...

Pois, se vais por um cooler novo e pasta termica nova, tens que limpar o resto seco que esta no processador.

13. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Eu no processador limpo com papel higiénico e um cotonete nos cantos. No cooler tiro-lhe a ventoinha e até com àgua :lol:

Eu cá não gosto desses coolers com pinos.

14. vici

vici Power Member

Sim normalmente também limpo com papel higienico, costuma sair bem, mas acho que não tem problema nenhum limpar com alcool, pelo menos já limpei várias vezes quando tem pasta muito seca.

15. tfo

tfo Power Member

Limpar com um pano é insuficiente. Alcool isopropílico é o mais indicado por ser alcool puro (100%), mas se não tiveres podes aplicar o etílico. Eu costumo limpar com alcool e cotonetes, 1º chego alcool na ponta do cotonete e depois passo com um cotonete seco para remover o alcool. Se o cooler novo for de aparafusar certifica-te que fica bem aparafusado, não tenhas medo.

A minha única dúvida é o seguinte: quando compramos um cooler novo, este já vem com a pasta aplicada, devemos ainda aplicar pasta no CPU ou a do cooler é suficiente?

16. vici

vici Power Member

Do cooler é suficiente, se queres aplicar outra, então 1º limpas a que vem com o cooler, então depois colocas a nova.

17. TypeGWeedLand

TypeGWeedLand Power Member

Vou-te contar uma história sobre a pasta térmica da intel que vem no stock cooler da intel ...

Era uma vez uma pasta térmica...

Agora a sério, a coisa de 2 dias montei o meu pc liguei tudo menos as drives, quando foi para meu espanto que um I7 3770K estava em idle na bios com temps de 45º a 50º(já que mencionei podem dizer-me se é normal??) achei isto absurdo mas para além disso o pc não me fazia o post por causa das drives (óptica, HDD) mas eu não sabia foi quando fui googlar para ver o que encontrava alguns diziam que era pó humidades etc no processador experimentei tirar o meu processador e não foi então que a pasta com 10 a 20 min de uso já estava seca.

Tenho aqui comigo uma artic silver 5 mas para não a começar a gastar pois vou comprar outro cooler, deixei ficar aquela que vinha de stock.

Por isso não aconselho a ninguem a usar pasta térmica de stock pois é uma valente mas valente m.r.a

18. DeusImoral

DeusImoral Power Member

Venho relatar um problema um bocado estranho. Ja instalei tudo devidamente (penso eu de que :\) e quando acedo a BIOS aquilo reporta-me uma temperatura de 5ºC, que nao muda. Ora 5ºC e muito inferior a temperatura do meu quarto e por isso completamente impossivel. Alguem sabe como resolver isto? De resto o pc parece estar a funcionar na perfeição, so gostava de ver as temperaturas reais que estou a ter.

19. vici

vici Power Member

Algum erro de leitura, instala o HWmonior e vê.

20. DeusImoral

DeusImoral Power Member

Já tentei. Até corri o prime95 por um bocado mas como continuava com o erro de leitura parei por medo de estar a sobreaquecer e eu nao saber de nada. É chato pois tenho medo de estar a correr um jogo e causar sobreaquecimento. Quando toquei no cooler ele estava morno.

Partilhar esta Página