Desde já olá a todos! (Este é o meu 1º post, por ixo perdoem-m) Gostaria de comprar uma pasta térmica, mas tou indeciso entre a da Zalman ou da Artic Silver 5. Um amigo comprou a da Artic Silver 5 há uns meses atrás (antes da pasta da Zalman existir...) e dixe-m k era mto boa. AJUDEM-M POR FAVOR!!!
Depende para o k for. CPU - AS5 ou artic ceramique ( a que eu uso) GPU - Artic Cerqmique, a AS5 é condutora e pode danificar-te o GPU. Lê bem as instruções na página da Artic.
E tu leste tão bem que leste condutora em vez de capacitiva. Aqui AS5 na GPU/CPU. http://www.articsilver.com/as5.htm
A reatância capacitiva é o tipo de reatância devida à capacitância de um capacitor ou de um circuito elétrico, ou circuito eletrônico. É medida em ohms e é igual à recíproca do produto de 2 Π pela freqüência em hertz e pela capacitância em farads ou faradays, onde X < 0. A reatância é capacitiva (XC) e o seu valor em ohms é dado por: Onde C é a capacitância dada em Faradays, f é a freqüência dada em Hertz, Π é o Pi(3,14159...). Capacitancia A capacitância é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessar numa determinada freqüência. Sua unidade é dada em farad (símbolo F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampere quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo. Assim, pode-se definir a expressão da capacitância com: , onde q é a quantidade de carga, dada em Coulomb e V é a diferença de potencial ou tensão, dada em Volts. Para um determinado material, a sua capacitância depende somente de suas dimensões. Quanto maior for o material, maior capacitância ele terá. A capacitância verifica-se sempre que dois condutores estejam separados por um material isolante. É possível calcular a energia potencial elétrica do corpo eletrizado, que é a área do triângulo formado no gráfico cartesiano VxQ: ou Isto da Fisica é do caraças.....
Em português de Portugal diz-se Reactância e não reatância Não se usa capacitor mas sim condensador Um condensador tem "capacidade" e não "capacitância" e sim mede-se em farads (tipicamente em submúltiplos muito mais pequenos como micro Farad) Estas duas palavras simplesmente não existem E claro diz-se circuito eléctrico e electrónico
AS5, tenho-a no meu cpu e gpu e é 5*. desce-te a temperatura uns 2 graus.. e acho q é a melhor do mundo EDIT: exactamente: 7 graus para aí...
Como o meu primo me disse "Zalman é pasta dos dentes" por isso usa a AS. Eu uso a da Arctic Cooling no cpu e gpu e também baixou um pedaço, no cpu não sei se foi a massa ou se foi o cooler, mas na gráfica foi a massa de certeza. Uns 5ºC, +/-. Abraço
Alguem tem uma resposta mais concreta do pq da "pasta" da Zalman ser inferior? Sempre tive curiosidade em saber se é realmente inferior Abraços
Artic Silver 5 sem qualquer dúvida. Coloquei há uns dias no CPU, GPU e chipset, e as temperaturas baixaram em cerca de 7ºC!
Epa...por vezes custa ouvir estas coisas "capacitância" () é diferente de condutividade. Não entendo o porquê de teres exposto aqui uma explicação (um pouco limitada) de capacidade. podes explicar por que o fizeste? que estavas a tentar provar? para além do mais, se aplicares uma quantidade razoável (e por isto quero dizer pouco lol) de massa qual é o problema? não tens problemas nenhuns com campos eléctricos eu uso Artic Silver 5. Se achas que tens destreza suficiente...aconselho vivamente (não é nenhuma operação cirugica...é só preciso não ser muito desastrado ) se não a ceramique vai funcionando tb
Para mim prefiro sem duvida a ZALMAN ZM-STG1, aplica-se melhor, menor tempo de cura e consegue baixar as temperaturas tanto como a AS5 e como em algumas reviews até baixa mais.
O que quis dizer foi que para uma pessoa inexperiente, a AS5 pode ser perigosa, quer queiramos quer não, "armazena" energia electrica, e a prata é condutora, apesar do que queiram dizer. Por isso mencionei que a "ceramique" pode ser uma escolha mais acertada. São as duas excelentes no que fazem, mas considero a "ceramique" menos "perigosa". Contudo, cada um escolhe o que quer.