1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pasta térmica numa ASUS Radeon HD 6850

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Xarick, 5 de Julho de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1121)

1. Xarick

Xarick Banido

Oi, agora é ao contrário, tenho o CPU com boa temperatura mas a gráfica com temperatura a ir aos 84ºC. Que tipo de pasta térmica é que se usa nas gráficas das asus? Ou não se usa isso? E como é que se aplica? Tentei pôr uma branca, mas a que estava era uma cinzenta já toda seca, mas parece que ainda ficou pior.

Não fiz overclocks, está em stock 790/1000. Quer dizer, agora está 600/1000 e ainda chega a 70ºC mesmo assim.

Última edição: 5 de Julho de 2012
  2. touge_master

touge_master Power Member

Qual e o problema de uma grafica chegar aos 84 graus? As graficas naturalmente sao mais quentes que os cpus, e se esses 84 sao em load, está tudo normal, em idle deverás ter temperaturas a rondar os 40-50 graus.

3. varejo

varejo Power Member

Boas, a minha ASUS HD 6850 a bombar o furmark com a ventoinha em auto(máximo 51% velocidade) não passou dos 75ºC, ventoinha a 100% baixa para 68ºC!

Furmark 640x480 avg 64

Em idle esta nos 41 42ºC!

OC

GPU 900mhz

Mem 1100mhz

Última edição: 5 de Julho de 2012
  4. Xarick

Xarick Banido

O problema é que ela raramente passava dos 72ºC.

5. varejo

varejo Power Member

Estás a testar com algum programa?

6. Xarick

Xarick Banido

AMD Catalyst 12.7 beta, lá na parte do Overdrive

Em idle está 48ºC

Última edição pelo moderador: 6 de Julho de 2012
  7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Isso está um pouco quente. Tens a fan em auto ?

8. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Ao comparar temperaturas de 6850s fica mais fácil indicar os modelos exactos de placas e que temperaturas tens no teu quarto e caixa do PC, este é um modelo que raramente se encontra 100% reference e os resultados variam imenso.

Muitas das vezes que a pasta é cinza escura e muito, muito espessa já é uma versão da shi-etsu com performance comparável a qualquer outra pasta de topo (além de ser cara como o raio), e mais importante, com uma duração de aplicação muito maior que o habitual (menor evaporação). Se for esse o caso, duvido que qualquer pasta "branca" (mesmo ceramique/ceramique 2 ou CF1) tenha melhores resultados se ambas estiverem bem aplicadas.

Última edição: 6 de Julho de 2012
  9. Xarick

Xarick Banido

Olá, a fan estava em auto e chegava a ir aos 75% de velocidade se não me engano. Por acaso tinha essa pasta cinza escura de que me falaste, mas não sabia se era normal aquela quantidade toda, e parecia-me estar já seca. Já fiz asneira não é? É que realmente ficou pior do que já estava. Pensei que era como as pastas dos CPUs, que se podia limpar tudo e voltar a aplicar pasta novamente.

Que solução me recomendam agora?

EDIT: Instalei o furmark. O teste de 640x480 é onde?

A gráfica é esta: http://www.asus.com/Graphics_Cards/AMD_Series/EAH6850_DC2DIS1GD5V2/

É a versão com 2x 6-pin. Valores em stock são 790/1000, valores da reference são 775/1000 e só com 1x 6-pin.

10. Xarick

Xarick Banido

No Furmark cliquei no burn-in benchmark, teste dos 15 minutos em 1920x1080.

Deu 79ºC com a gráfica em 600/1000. Nem quero testar com ela em stock. Isto está mesmo mau.

Ah, já me esquecia. Temperatura ambiente aqui do quarto é de 27ºC.

11. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Reaplica a pasta, usa o mínimo que possas, faz testes de contacto a ver até quando ficas co GPU todo coberto. Caso optes por comprar outra melhor, usa AC MX-4, Chill Factor 3 (mais fácil de espalhar), OCZ Freeze, Prolimatech PK-1 ou algo que o valha entre tantas de jeito. 27ºC no quarto não é propriamente pouco se estavas habituado às temperaturas de teste no inverno, e pode ocorrer que se traduza em bem mais de 10ºC na placa agora no Verão. Aproveita também para tirar o pó do dissipador da placa, e de grelhas do pc que possam estar entupidas.

Depois de tratares da aplicação da pasta no gpu, preocupa-te antes em meter isso stock/auto, correr um jogo e com o gpu-z em background vê que temperaturas atinge (na tab sensor podes fazer right click para mostrar os máximos), ou com o hwmonitor se detectar a temperatura de GPU. Dependendo das circunstâncias, pode ser que na prática não chegue nem de perto nem de longe ao aumento que o Furmark prolongado cause, porque nesses 15m estás a acumular muito ar quente dentro da caixa do PC com a gráfica em débito máximo (não é uma placa reference 100% blower, e a caixa poderá não dar vazo a tanto calor).

12. Xarick

Xarick Banido

Olá, hoje fiz o teste de 15 minutos mas em 1680x1050 noutro monitor com cabo VGA, já com nova pasta.
    Teste foi com valores padrões, 790/1000.

Chegou aos 81ºC. Só no outro monitor é que vou ter a certeza absoluta se melhorou. O outro dá 1920x1080 com cabo DVI e era lá que chegava aos 84ºC passados 15 min.

A pasta que usei foi uma Manhattan CPU Thermal Grease 1.5g. Depois cá nesta moradia encontrei uma outra, Cooler Master HTK-002,a tal que usei para o CPU quando este estava a ir aos 98ºC. Não a usei na gráfica.

EDIT: Temperatura ambiente do quarto é de 24ºC, já me ía esquecendo.

Última edição: 13 de Julho de 2012
  13. Xarick

Xarick Banido

Resolvi o problema. Fui à loja com a torre toda, abriram a gráfica, limparam a pasta que lá estava, até estiveram a raspar bocados de pasta. Aquela Manhattan estava líquida, não presta realmente para nada.

Agora já sei como fazer. É preciso mesmo limpar tudo! Ele usou um líquido que ajuda a dissolver pasta seca, mas não reparei bem na marca, era TIM qq coisa, queria mesmo saber. Depois usou uma pasta branca da cooler master que era mais sólida realmente e só pôs um bocadinho mesmo. Pensava que se punha mais.

Também puseram uma ventoinha aparafusada de lado, no chassis. Apesar da pasta que agora tem não ser a ideal. notou-se uma grande diferença de temperatura.

Bom, resumindo. Lá na loja, no monitor de testes que eles lá têm, o teste no furmark foi feito em 1280x1024 e a temperatura foi até 75ºC, e rondava os 73ºC de média. Aqui em casa, no monitor de 1680x1050, a temperatura foi até 77ºC, rondava os 76ºC de média.

Já experimentei um jogo, e realmente está bastante melhor, não passou dos 68ºC. Tudo indica que ficou finalmente bom. Mas só lá na outra casa com o meu monitor topo de gama a 1920x1080 é que vou confirmar os tais 72ºC que eram habituais.

14. p4thos

p4thos What is folding?

Saber colocar a pasta térmica é importante, independentemente da qualidade da mesma.

Claro que uma mx3 faz maravilhas ;)

15. AlleyViper

AlleyViper Power Member

No post anterior tinha-te indicado isto:
    Os restos de pasta anterior (em ambas as superfícies) devem ser sempre completamente removidos antes de uma nova aplicação, para que o contacto seja óptimo - não o referi porque pensei que tivesses o procedimento em conta. Em casa podes fazer isso com álcool, um pano que não deixe fibras e cotonetes (apenas para agarrar os bocados em suspensão, ou limpar sítios de acesso difícil sem nunca fazer pressão excessiva) tendo sempre o cuidado para não deixar ensopar nada. A quantidade certa de pasta é muito importante, para que seja coberta a área toda (ou principal), mas sem que haja uma camada demasiado espessa, o que prejudica imenso.

Podes sempre começar com uma bolinha mínima no centro, montas o cooler devidamente apertado com os parafusos (não precisas de ligar a placa ao PC), desmontas e vês se a pasta expandiu sob pressão de forma a cobrir a área central toda do GPU num circulo que no limite chegue apenas às bordas (mesmo que os cantos não fiquem cobertos a 100%) e sem transbordar pasta (excesso). Limpas, e repetes até teres o feeling da quantidade certa, e só então testas no PC (onde acabará por expandir ainda um pouco mais após a primeira aquecidela). Podes encontrar imensos tutoriais, mas só com as mãos na massa e testando é que ganhas o jeito. Quanto mais líquida a pasta, menos quantidade será necessária para uma cobertura total, mas mais sensível será a problemas de contacto (irregularidades na superfície etc).

Última edição: 18 de Julho de 2012

Partilhar esta Página