1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pasta Térmica Qual escolher? help...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Sadistic, 11 de Dezembro de 2007. (Respostas: 51; Visualizações: 2252)

1. Sadistic

Sadistic Power Member

A situação é a seguinte...comprei um dissipador para o cpu que é um Zalman 8700, e apliquei a pasta termica, mas o meu cpu apresente temperaturas de 49/52º em idle o que nao me parece normal...como podem ver pelo meu perfil o cpu e um C2Q Q6600...

Ouvi falar muito na Artic Silver 5 e agora na nova pasta da Zalman...agradecia que me indicassem qual a melhor opção ou se o problema e mesmo do dissipador...

Cumprimentos

Edit: o Cpu ta com um overclock ligeiro..esta apenas a 2.8Ghz

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

que pasta térmica aplicaste?

qual o cooler que tinhas anteriormente e as diferenças de temperaturas?

qual é a caixa e o sistema de arrefecimento (ventoinhas)?

3. Sadistic

Sadistic Power Member

a pasta termica que apliquei era a que vinha com o cooler...o dissipador antigo que tinha era o stock da intel..

A caixa e uma Lian Li pc-g7 com 3 ventoinhas de 120mm euma trazeira estratora, a frontal recolhe ar para dentro e a lateral recolhe ar para dentro tambem para a grafica...

achas que aplicando uma pasta em condições nao resolve?

4. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Mete AS5...uma camada muito fina..

Vê depois as temps..

cumps

5. kArnAge

kArnAge Power Member

Já agora aproveito esta thread para tirar uma dúvida que tenho lol. Li várias vezes neste e em outros foruns que para os dissipadores das motherboards se deve aplicar artic ceramique em vez de as5. Nunca percebi bem porquê, se alguem me elucidasse fica agradecido :)

6. rav3n

rav3n Power Member

a artic silver 5 apresenta alguma capacitancia(= capacidade de acumular energia), mesmo nao sendo condutora

A AS5 nao se deve colocar, por exemplo, sobre memorias
    em *****'s e cpu's nao há problema

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Porque cola melhor..apresenta uma maior viscosidade.

cumps

[EDIT] e também pela razão que o sir "corvo" mencionou :)

8. rav3n

rav3n Power Member

nem me lembrei do factor "cola"

por acaso tenho uma bisnaga de ceramic mas nunca a usei

9. Sadistic

Sadistic Power Member

o da zalman nao e bom ? Zalman - Massa Termica STG1...agradecia que me dessem opiniao....obrigado

10. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

come-se, mas as melhores de todas são umas que são raras por aqui, umas tais "Shin Etzu"

11. WindWalker

WindWalker Power Member

A da Zalman é condutora EDIT: eléctrica.

Última edição: 12 de Dezembro de 2007
  12. Sadistic

Sadistic Power Member

sou um bocado nabo em pastas portanto...isso do condutor podesse considerar bom...tas a falar em termos de calor ou de condutividade electrica?

13. skandal

skandal Power Member

electrica.... pq todas são condutoras termicas.... senão para que é que serviam?

14. Sadistic

Sadistic Power Member

podiam servir apenas para aderir o cpu ao cooler...tipo "cola" e nao terem qualquer tipo de condutividade...~~

e qual e a vantagem/desvantagem de conduzir a corrente eletrica?

15. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Precisamente o risco que isso acarreta. É exemplo a Collaboratory, uma excelente pasta térmica, mas é preciso muito cuidado na sua aplicação, primeiro porque não é tão viscosa e segundo pela condutividade.

A AS5 é das melhores pastas térmicas e não é cara. Encontras facilmente em qualquer loja de informática que digne a área onde trabalha ;)

Mas pelo relatas no teu tópico, não me parece problema unicamente da pasta térmica. De certeza que não colocaste em excesso?
    Podes ver este exemplo num Dual Core. Como o teu é quad podes fazer outra linha na horizontal

E como podes confimar aqui menos 25ºC em load ;)

Há quem defenda a aplicação uniforme por todo o CPU, mas na minha opinião para quem ainda não tem aquela à vontade é preferível as linhas, tal como consta no manual da AS5 em *.pdf

16. Jasy

Jasy Power Member

17. Sadistic

Sadistic Power Member

Ferrari muito obrigado, assim como todos os que comentaram, entao vou optar pela artic silver 5 e fazer a linha como demonstras e ver se fica tudo porreiro...eu axo que espalhei mal a pasta..porque aquilo era muito viscoso, mas nao coloquei muita, mais ou menos isto ---> ( )<---) e depois espalhei...mas acho que vou fazer como disseste...

Thx

18. Sadistic

Sadistic Power Member

so mais uma coisa...para limpar o cpu e a base do cooler uso o que? refiro-me a material que possa ter em casa sem ter que ir comprar o produto proprio...thx

19. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Podes usar álcool etílico e papel absorvente (papel higiénico p ex) ;)
    Toma atenção com os excessos. É preferível colocar primeiro álcool no papel e só depois limpar.

Quanto à aplicação, faz uma linha horizontal, dado que o teu CPU tem quatro núcleos. Vê aqui o resto do manual ;)

Depois assegura-te que o cooler faz um bom contacto com o CPU. Como tens o stock, certifica-te que ouves os estalidos de encaixe.

20. Sadistic

Sadistic Power Member

nao tenho o stock..tinha e substitui pelo zalman 8700...por isso e que nao estou a compreender as temperaturas uma vez que o cooler ja e bonzito...cumprimentos

Partilhar esta Página