Pasta Térmica! TODAS AS DÚVIDAS de quem a pensa trocar a primeira vez!!!

As perguntas são pertinentes(3) ou injustificadas(1)?

  • Perguntas injustificadas que não se aplicam nesta situação

    Votes: 4 9,8%
  • As perguntas têm lógica mas não me servem de nada

    Votes: 7 17,1%
  • As respostas ajudar-me-ão!

    Votes: 33 80,5%

  • Total voters
    41
  • Votação encerrada .
@migadrenaline sim e um portátil como podes ver no meu perfil e na assinatura :D
Quanto ao Prime95 vou por agira a correr

EDIT: Corri o Prime95 alguns minutos e tive valores máximos de:
rating System
Windows 10 Home 64-bit
CPU
Intel Core i7 5500U @ 2.40GHz 75 °C
Broadwell-U 14nm Technology
RAM
7,00GB Dual-Channel DDR3 @ 798MHz (11-11-11-28)
Motherboard
ASUSTeK COMPUTER INC. X751LB (SOCKET 0) 75 °C
Graphics
Generic PnP Monitor (1600x900@60Hz)
Intel HD Graphics 5500 (ASUStek Computer Inc)
2047MB NVIDIA GeForce 940M (ASUStek Computer Inc) 46 °C
ForceWare version: 381.89
SLI Disabled
Storage
1397GB Seagate ST1500LM006 HN-M151RAD (SATA) 26 °C
Optical Drives
HL-DT-ST DVDRAM GUC0N
Audio
Realtek High Definition Audio
Considero isto um bom resultado para um portátil, mas de qualquer forma se fizer um stresstest apenas ao CPU consigo os valores que te confirmei no outro post :D
 
Pois, eu quando compro algo cá e tem costumo mandar vir uma, fica sempre 1 em stock cá em casa.
NEsse caso não sei, ou juntas a outra encomenda ou pagaras os portes
 
Boas pessoal, comprei agora um tubo de massa térmica Arctic MX-4. Estava a pensar em usar cotonetes humedecidos com álcool isopropílico mas não sei se deva correr o risco de deixar algodão no cooler ou no processador. Acham que aquelas toalhitas de limpeza para pasta térmica são boa ideia? O que aconselham?
 
Boas pessoal, comprei agora um tubo de massa térmica Arctic MX-4. Estava a pensar em usar cotonetes humedecidos com álcool isopropílico mas não sei se deva correr o risco de deixar algodão no cooler ou no processador. Acham que aquelas toalhitas de limpeza para pasta térmica são boa ideia? O que aconselham?
Eu costumo passar com um pincel depois de limpar resíduos de pasta térmica com álcool (álcool etílico a 96%, nem uso álcool isopropílico) para limpar fibras de papel. Uso papel do rolo de cozinha tipicamente, se estiver mais à mão ou precisar de pouco papel uso papel higiénico; acho que até já usei guardanapos que trouxe de algum restaurante de centro comercial.

Da minha experiência, esses preciosismos vão fazer menos de 1ºC de diferença no resultado final (se tanto).
 
Eu costumo passar com um pincel depois de limpar resíduos de pasta térmica com álcool (álcool etílico a 96%, nem uso álcool isopropílico) para limpar fibras de papel. Uso papel do rolo de cozinha tipicamente, se estiver mais à mão ou precisar de pouco papel uso papel higiénico; acho que até já usei guardanapos que trouxe de algum restaurante de centro comercial.

Da minha experiência, esses preciosismos vão fazer menos de 1ºC de diferença no resultado final (se tanto).
A mim os preciosismos são mesmo na base de não estragar nenhum componente 😁 farto de dores de cabeça com o PC já ando eu... o PC agora sempre que jogo qualquer coisa vai abaixo, liga as fans no máximo e fica com o ecrã preto... quero ter cuidado para ver se resolvo o problema e evito dores de cabeça destas no futuro.
 
A mim os preciosismos são mesmo na base de não estragar nenhum componente 😁 farto de dores de cabeça com o PC já ando eu... o PC agora sempre que jogo qualquer coisa vai abaixo, liga as fans no máximo e fica com o ecrã preto... quero ter cuidado para ver se resolvo o problema e evito dores de cabeça destas no futuro.
Isso tipicamente resulta de fonte de alimentação de má qualidade/de potência insuficiente/em fim de vida ou sobreaquecimento de algum componente (mais comummente processador ou placa gráfica). Dificilmente estará relacionado com deixar fibras de papel ou algodão no processador ou cooler. Deverias criar um tópico aqui para esclarecer o problema.
 
Última edição:
Isso tipicamente resulta de fonte de alimentação de má qualidade/de potência insuficiente/em fim de vida ou sobreaquecimento de algum componente (mais comummente processador ou placa gráfica). Dificilmente estará relacionado com deixar fibras de papel ou algodão no processador ou cooler. Deverias criar um tópico aqui para esclarecer o problema.
LOL ainda bem que comprei uma Thermaltake Toughpower GF1 750W mesmo uma semana antes.Devo ser vidente. Pena não a ter já instalado. A que tenho agora é uma Nox Hummer X com 500W com 3 anos, que obviamente a saber o que sei hoje nunca a tinha metido. Portanto tem todo o sentido aquilo que dizes. A gráfica duvido que seja, é uma MSI GTX 1650 Super Ventus 2x, não aquece quase nada. Neste momento em repouso marca os 33/35° no Speccy. Também quero mandar fazer uma limpeza profunda e aplicação de nova pasta térmica na GPU, mas por agora está complicado...

Seja como for não adianta, vou trocar a fonte, efetuar a troca da pasta térmica no CPU. Se isso não resultar, mando para a loja e já está, não vale a pena andar a pensar mais do que isso. Mais do que isso não posso fazer. Não sou técnico portanto não vou adivinhar...



Tenho duas questões no entanto. Hoje fui a uma loja de informática conhecida aqui na minha cidade, e tal como outro user ali em cima falou, é realmente possível limpar a pasta térmica velha com álcool etílico a 96%. No entanto tem que se esperar até que a água evapore a 100% para evitar curto-circuito, enquanto que o álcool isopropílico evapora quase instantaneamente. Quanto tempo é que acham que devo esperar para ter 100% certeza que não vou rebentar com o processador?
Vi hoje álcool isopropílico na ***** mas era quase 20€, que roubalheira 😅 se souberem duma loja física aí na cidade do Porto onde tenha mais barato, por acaso tenho que ir lá amanhã por outros motivos...
 
O tempo de montares o cooler e fechar a caixa é mais que suficiente para secar a 100%.
Estás a complicar algo simples
Estou a complicar algo simples porque tenho zero experiência em fazer mudança de pasta térmica e como é óbvio todo o cuidado é pouco. Francamente se eu tivesse pasta neste momento para isso já tinha era mandado o PC para uma loja, infelizmente não tenho, quanto mais comprar processador e/ou motherboard novas mais seja lá o que for.


Isso estás-te a referir ao álcool etílico certo? É assim tão rápido?
 
É.
Desmontas, limpas com alcool etilico + guardanapo. Aguardas uns segundos, metes a nova pasta e mortas tudo no sitio e está feito!
Muito obrigado. Não tendo isopropíico na Leroy torna as coisas bem mais simples! (Disseram que era 3.49€ lá e também não tenho etílico, por isso se não tiver compro etílico e já está.)

Isso tipicamente resulta de fonte de alimentação de má qualidade/de potência insuficiente/em fim de vida ou sobreaquecimento de algum componente (mais comummente processador ou placa gráfica). Dificilmente estará relacionado com deixar fibras de papel ou algodão no processador ou cooler. Deverias criar um tópico aqui para esclarecer o problema.
Já agora, o tópico a que te referes está aqui 😄
 
Alcool Etilico não tem problema nenhum.... Dizes que se pud€ss€s deixavas numa loja para tratar disso, mas depois queres gastar tanto dinheiro como eles cobram em coisas não essenciais.

Já referiram aqui N vezes, e volto a repetir. Compra uma pasta termica decente (Arctic MX4 por exemplo) e o resto tens em casa. Papel de cozinha e Alcool Etilico. Não vais dar um banho à motherboard com álcool, vais apenas humedecer o papel....

Alcool Etilico 96% - 95 cêntimos
 
Última edição:
Alcool Etilico não tem problema nenhum.... Dizes que se pud€ss€s deixavas numa loja para tratar disso, mas depois queres gastar tanto dinheiro como eles cobram em coisas não essenciais.

Já referiram aqui N vezes, e volto a repetir. Compra uma pasta termica decente (Arctic MX4 por exemplo) e o resto tens em casa. Papel de cozinha e Alcool Etilico. Não vais dar um banho à motherboard com álcool, vais apenas humedecer o papel....

Alcool Etilico 96% - 95 cêntimos
O isopropílico foram 3.5€, não é assim tanto dinheiro. E vem meio litro.


Epá, estou a passar me completamente da cabeça com isto. É que não há maneira de aparafusar o cooler na motherboard. Não sei se é por causa da case, da mobo, do cooler ou lá o que é. Mas que nervos, meto-me em cada uma...

EDIT: Pois, foi por remover o cooler dentro da caixa. Lol noob mistake...🧐 mais valia tar quieto
 
Última edição:
Como disse, estás a preocupar-te demasiado com algo simples.
Em tempo de crise tudo conta, 95 cêntimos faziam-te o mesmo serviço dos 3.5€
Sim, tens a tua razão. Mas olha, agora já está. Ironicamente acho que o álcool devia de ter sido a menor das minhas preocupações. Agora só queria era saber como é que vou voltar a meter o cooler no CPU sem tirar a motherboard fora 🤣🤣🤣 ou será que é impossível fazê-lo sem tirar a mobo? É que já percebi que tem uma backplate onde prender os parafusos. Talvez seria boa ideia pedir a alguém para fazer pressão na backplate enquanto aparafuso o cooler não?


E acho que meti demasiada pasta térmica, fiz o X com duas bolas peqienas sobre o processador, ficou com bem mais pasta do que tinha antes 🤔 bom agora já está, é com os erros que se aprende I guess...
 
Back
Topo