Pasta Térmica! TODAS AS DÚVIDAS de quem a pensa trocar a primeira vez!!!

As perguntas são pertinentes(3) ou injustificadas(1)?

  • Perguntas injustificadas que não se aplicam nesta situação

    Votes: 4 9,8%
  • As perguntas têm lógica mas não me servem de nada

    Votes: 7 17,1%
  • As respostas ajudar-me-ão!

    Votes: 33 80,5%

  • Total voters
    41
  • Votação encerrada .

migadrenaline

Power Member
Desculpem a "seca de testamento", a minha ideia é fazer um apanhado de MUITAS respostas, para meu uso e obviamente para todo e qualquer um que venha aqui ao forum! Nunca tive de trocar a pasta térmica, desculpem a minha ignorância em termos de perguntas injustificadas ou às quais já haja resposta no forum, mas

ISTO SÃO TODAS AS MINHAS DÚVIDAS ACERCA DA TROCA DA "PASTA DE CONDUÇÃO TÉRMICA" DE DISSIPADORES DE CALOR EM CHIPs SEMICONDUTORES:


1 - Vi referências a vários produtos..pela vossa experiência quais as melhores de todas e qual a influência no preço? (ou isso muda consoante as temperaturas em que vai operar?...sff mencionem marcas e referências);

2 - As pastas térmicas conduzem somente o calor ou conduzem electricidade também? (pergunto isto porque por um lado meter um produto que conduza electricidade num chip pode estraga-lo completamente se não ficar colocado no sitio ideal....por outro lado, mesmo estando ligado à massa[eléctrica]não sei se é bom que haja um isolante eléctrico que possa operar como dieléctrico entre a superfície do chip e o próprio dissipador podendo fazer do conjunto um condensador(capacitor) que pode ser potencialmente perigoso visto que qualquer descarga eléctrica ou diferença de potencial(voltagem) entre partes tão meticulosas dum chip não deve ser aconselhável...caso seja assim qual a mais aconselhável em cada caso?..desculpem a minha ignorância acerca deste produto);

3 - Como se deve fazer para retirar a antiga que já perdeu as suas qualidades? (...deve-se raspar?...ou aquilo retira-se facilmente sem grandes problema não sendo preciso algo tão drástico como "raspar" a superfície dum componente tão sensível?...se realmente é preciso raspar assumo que seja com algo de metal (que foi previamente descarregado de estática) para não estar a gerar electricidade estática não é?..ou usa-se algum tipo de "diluente especial" para retirar a antiga?);

4 - É crítico fazer descarga da electricidade estática do dissipador antes de o encostar outra vez ao processador não é?

5 - Há variações grandes da densidade da pasta?(esta varia consoante a marca da mesma ou é tudo basicamente o mesmo?...coloco esta questão porque quero ter a certeza que o que me vão dizer aqui acerca da colocação da mesma e o que já li noutros sítios é tudo acerca do mesmo produto, não variando por umas serem mais liquidas e outras mais "pastosas", ou seja, por umas serem diferentes das outras!);

6 - Qual a melhor maneira de colocar a pasta no chip e qual a quantidade ideal? (Li muitas instruções, a que achei mais correcta é colocar um pingo não muito volumoso no centro do processador de modo que, ao encostar o dissipador, a pasta espalhe uniformemente optimizando o contacto entre o chip e o dissipador ao cobrir a parte metálica TODA MAS sem a ultrapassar...........mas também li que há quem a espalhe com cartões de plástico (vulgo multibanco) ou até com os dedos dentro de um saco plástico.....qual o vosso método preferido que garanta que haja a mais perfeita aplicação do produto?);

7 - É muito perigoso que a quantidade de pasta colocada seja demais e que ao encostar o dissipador esta saia da área de transferência de calor (área metálica) do chip em questão?);

8 - É importante a temperatura do equipamento/chip e/ou da pasta aquando da colocação desta? (só pergunto isto porque nunca trabalhei mesmo com pasta térmica, pelo que não conhecendo as propriedades da pasta fico nesta dúvida: normalmente o que está quente, não querendo com isto dizer que seja a ferver, mas um pouco quente, poderia melhorar a uniformização da camada de pasta colocada evitando que se formassem por exemplo rachas caso estivesse muito frio na altura da colocação por exemplo se eu estivesse num país nórdico a meio do Inverno com temperaturas de -10ºC, rachas essas que seriam falhas na transferência de calor para o dissipador);

9 - Caso haja, nomeiem-me nome/marcas/modelos de pastas térmicas DESACONSELHADAS! (e caso tal coisa exista, especifiquem porque o são...se é devido a má qualidade,ou se tem a ver com temperaturas de funcionamento...ou com má qualidade eléctrica, podendo por exemplo gerar diferenças de potencial na própria pasta devido a efeitos capacitivos.....ou por ter pouca duração deteriorando-se muito rapidamente, isto uma vez mais pode revelar a minha ignorância em relação a não saber se as pastas variam com a temperatura para as quais são adequadas.......refiram outros problemas que não me lembre que já tenham tido);

10 - Qual a apresentação comercial das pastas térmicas? (vêm em pequenas quantidades? Se por exemplo eu tiver uma empresa com muitos computadores, fica mais barato comprar grandes "bujões" de pasta, caso os haja à venda?...ou MENCIONEM caso a pasta depois de exposta ao ar começar a perder qualidades físicas);

11 - Para identificar se a pasta térmica estará a perder as suas qualidades e precisa ser substituída, SEM overclock, na vossa experiência quais as temperaturas que nunca se deve ultrapassar? (Esta pergunta realmente é muito relativa pois isso varia com a idade do equipamento pois os métodos de fabrico de chips variam muito com o tempo variando assim a sua capacidade térmica sendo que a minha experiência diz-me que elas não têm nada de linear de uns sistemas para outros...já tive computadores com o processador a funcionar (em load logicamente) por volta de 90ºC sem crashar....e já tive sistemas que crashavam aos 70ºC e por outro lado sistemas recentes só se auto-desligam ao chegar aos 100ºC....nunca me deu na cabeça consultar os Datasheets de fabricante de CPU/GPU/etc habituais no dia a dia...mas pela vossa experiência ao longo do tempo mencionem valores fazendo referência ao vosso equipamento e mais ou menos a altura de fabrico (CPU/GPU/etc e altura de fabrico);

12 - Qual o melhor software que TU conheces para monitorização das temperaturas e velocidade das ventoinhas a tempo real? (ATENÇÃO...refiro-me para efeitos auto-didactas a software que não seja fornecido pelo fabricante da motherboard que estás a usar....mas sim a software opensource ou qualquer software que funcione generalizado para qualquer dispositivo.......menciona obviamente é se é para windows/linux/mac ou se é para uma marca especifica de processadores ou motherboards....quero com isto dizer que simplesmente SÓ NÃO INTERESSA o software que SÓ funciona no teu computador!);


QUALQUER OUTRA OBSERVAÇÃO SERÁ BEM VINDA!!

...


..boas pessoal...nunca tive sequer pasta térmica na mão....procurei aqui no forum e há muita informação, mas além de não estar toda junta, alguma é antiga (e estão sempre a aparecer novos produtos no mercado).... então coloquei TODAS as questões que a minha intuição me dita....caso todas elas já tenha sido respondidas desculpem lá a perda de tempo e metam somente os links dos tópicos...as perguntas não estão ordenadas em prioridade, mas simplesmente as que me vão ocorrendo sendo que todas elas são, acho eu, importantes...avisem-me se estou a ser demasiado meticuloso e a fazer perguntas que acabam por ser desnecessárias no caso de trocar a pasta térmica seja algo muito mais simples do que estou a pensar LooL.
...a minha área é a electrónica/informática, mas neste assunto desculpem a minha ignorância e caso alguma pergunta seja mesmo injustificada simplesmente digam-no que agradeço e qualquer outra pessoa que leia isto posteriormente fa-lo-á também ;)
Obrigado e desculpem a minha ignorância no assunto, pois acredito que alguns receios sejam até injustificados, mas não sabendo pergunto, pois ninguém sabe tudo e AGRADEÇO QUE ME CORRIJAM.
Abraço!

||Adrenaline , May/2011
 
Última edição:
EDITADO - Para isto servir de tutorial eu editei algumas das "asneiras" que tinha escrito incialmente e que foram prontamente corrigidas pelos colegas que postaram abaixo! - OU SEJA....EU AUTO-CORRIGI-ME PARA QUEM VIER aqui ler só esta parte e ficar com as respostas duma vez sem ter de estar a ler tudo o que está para baixo...qualqquer asneira corrijam que quero aprender....mas acho que isto ficou um bom tutorial pois eu proprio agora consigo responder correctamente depois dos colegas me terem corrigido a todas as questoes que tinha!...

ENTÃO: RESPOSTAS:

1 - Há muitos tipos!..as temperaturas é relativo....o que pode variar (e varia) é a condução térmica...umas conduzem melhor que outras o calor, mas na prática, desde que não seja para fazer um overclock extremo qualquer pasta serve para substituir a que está degradada de muito tempo e calor em pleno uso!..para overclocks há pastas especificas MUITO BOAS...(especialmente aquelas que contêm prata...TER CUIDADO COM ESTAS POIS CONDUZEM ELECTRICIDADE TAMBÉM!!!!!!)

2 - ATENÇÃO: EU EDITEI ESTA PARTE PARA QUEM LER FICAR LOGO A VER..ISTO FOI UM ERRO MUITO GRANDE DA MINHA PARTE:
EU TINHA ESCRITO: "Só conduzem calor e não electricidade apesar de serem feitas de prata!.......em termos de efeitos capacitivos, a verdade é que a superficie do processador está ligada à massa, bem como o dissipador depois de instalado por isso nunca haverá esse perigo!" ISTO ESTÁ ERRADO TAL COMO O COLEGA ABAIXO MENCIONOU PORTANTO (obrigado "iwolf" pelo aviso...sem teres mencionado isso eu podia ter-me metido em grandes problemas):

RESPOTA CORRECTA AO PONTO 2:
As pastas térmicas que contêm prata por tal são melhores condutoras de calor MAS CONDUZEM ELECTRICIDADE TAMBÉM...ou seja...estas têm mais qualidade de transferência termica sendo por isso de superior qualidade MAS NUNCA SE PODE EXCEDDER OS LIMITES DO CHIP NA APLICAÇÃO pois se ela curtocircuitar pernas/pins do chiup oobviamente que vai f#der aquilo tudo...CUIDADO! ..(para quem tem menos pratica ha boas massas termicas que foi o que eu usei que conduzem só calor e não electricidade...nestes caso não há os riscos inerentes às que conduzem electricidade!!!)

3 - Deve-se raspar com um objecto de plástico que NÃO RISQUE A SUPERFICIE e limpar com alcool Isopropilico pois este é puro não contendo água nem nada que possa danificar circuitos electricos! - ALCOOL ISOPROPILICO É ESSENCIAL!!! - o alcool normal mesmo de 98º os outros 2% contém água....e como toda a gente sabe a água se não for puramente destilada (ou seja que contnha ióes) é condutora de electricidade por ionização pelo que NUNCA SE DEVE USAR ALCOOL QUE NAO SEJA ISOPROPILICO!! - PARA FINALIZAR A LIMPEZA deve-se usar lago que nao corra o risco de deixar fibras (como o algodao deixa) - o objectivo se a massa tiver seca (que e quando e preciso trocar) e retira-la sem riscar a superficie, ou memo que ainda esteja "pasta" (nao seca) usando uma peça de plastico para nao riscar uma vez mais.... para finalizar a limpeza usar um pano de alta densidade como aqueles de limpar os oculos QUE NAO DEIXE RESIDUOS de algodao ou seja la o que for!!! - ATENÇAO,.,,, como nem sempre sabemos qual a massa que la esta (a colocad anteriormente) e boa pratica limpar a massa em execesso de fora para dentro para o caso de ser massa termica que conduza electricidade (as de melhor prestaçao costumam conduzir calor E TAMBEM electcidade pelo que e dai que se deve ter cuidado com ela nao passar os limites da superficie do processador de transferencia de calor... ao limpar de fora para dentro o excesso evitamos assim que ela possa correr o risco de ir parar aos contactos do processador!!

ACRESCENTADO (água não é bom mesmo que se seque bem, porquê:
......O caso de o alcool ter água não é só pela condução eléctrica que obviamente que se pode até usar um secador de cabelo depois de usar alcool de 98º - o problema de intrduzir H2O na equação é mesmo porque esses respectivos iões que vêem com ela (se lerem o rótulo de qualquer garrafa de água mineral não faltam) é que estes (nada nos garante que o laboratorio que fez o alcool usou água pura neste) uma vez mais o problema é que estes iões pode nao ser a curto prazo...mas a médio prazo de certeza também vão acelerar a deterioração das superfícies com que esta esteve em contacto causando esses iões que lá ficaram problemas por reacção nem que seja com o próprio ar (oxidação) e outros.
Como eu tudo o que escrevi aqui este (Verdadeiro) excesso de informação é para ajudar o pessoal a "pensar sozinho" - lembrei-me de acrescentar este pormenor: se por acaso usarem "água nao de laboratório" não interessa de onde vinha mas a título de exemplo essa que vinha nos tais 2% do alcool a 98º claro que depois usam um secador e fica sem "água nenhuma" - os iões nao evaporaram - eles continuam lá e se um dia mais tarde usarem algo que contém água mesmo que seja água de laboratório que nao conduz electricidade - esta ao ser misturada com os iões que lá ficaram da "outra vez" - passará a conduzir electricidade pois os iões já lá estavam.
ESTA SECA FOI SÒ PARA NAO "CORTAREM CAMINHOS" (remediar situações no momento pode causar problemas mais tarde...)
O QUE É IMPORTANTE RETER DESTE PONTO TODO É: deve-se usar somente alcool isopropilico (ou os tais liquidos profissionais especializados) "e pronto"!

4 - ..pode não ser critico, mas não faz mal a ninguém...deve-se igualar a diferença de potencial do dissipador que foi retirado, ao aplica-lo outra vez....isto não deve ser critico pois a superficie condutora do chip também está ligada à massa, mas não faz mal nennhum efectuar esta correcção estática...ou seja..antes de instalar o dissipador outra vez, encosta-lo À massa do computador em questão!

5 - Elas não têm todas a mesma densidade não...por isso é que se deve consultar os tutoriais (alguns muito bons videos em que a pessoa deu-se ao trabalho de meter a pasta no chip e usar um pedaço de vidro ao encostar para ver como é que a massa se espalha!)..isto é muito relativo e deriva do método de aplicação também mencionado abaixo...consultar o maximo de tutoriais que haja na net sobre a tua massa em espeficifico especialmente se for uma que conduza electricidade...isto leva ao p´roximo ponto 6:

6 - colocar um pingo não muito volumoso no centro do processador de modo que, ao encostar o dissipador, a pasta espalhe uniformemente optimizando o contacto entre o chip e o dissipador ao cobrir a parte metálica TODA MAS sem a ultrapassar.....se for uma superficie que não seja quadrada colocar um risco ou uma cruz(o que for mais adequado) de maneira que espalhe da melhor maneira, mas não esquecer que não é preciso meter massa demais.....até porque é no centro que o calor é mqais concentrado...muitas vezes as bordas da parte metalica do processador estão lá, e obviamente ajudam, mas não são criticas para haver a melhor transferencia de calor! - EDITADO: fazer experiencias....isto é um assunto muito relativo....e ter em conta que é mais no centro da parte de condução que há mais passagem de calor sendo que muitas vezes cobrir completamente toda a parte de condução de calor não é extrictamente necessário...ver o máximo de tutoriais sobre isto pois é muito relativo tal como o "silent123" disse e com razão!

7 - Não convém, mas não é critico CASO NAO SEJA UMA PASTA QUE CONDUZA ELECTRICIADADE....MAS SE FOR PASTA QUE CONDUZA ELECTRICIDADE É CRITICO SIM POR MOTIVOS OBVIOS!!!

8 - Não faço a minima ideia como é nos paises em que no inverno chega a fazer temperaturas de -30ºC....mas sei que há equipamentos que em vez de terem arrefecimento, até têm aquecimento pois os semicondutores precisam de certa temperatura para funcionarem bem, pois tudo o que é equipamento electronico tem temperaturas especificas de funcionamento nas quais a performance é a maior! - de notar que quando se consulta os datasheets de integrados opr exemplo da gama TTL (portas logicas basicas como os 74LSxx) nas temepraturas de funcionamento é bem explicito que estas portas logicas (claro que não estou a falar de processadores mas de lógica digital mais basica possivel, mas serve de exemplo), estas portas logicas basicas (e TTL neste exemplo) têm tempertaturas de funcionamento de 0-70ºC e quando queremos portas para funcionar a temperaturas de -55ºC até extremos de 125ºC ESTES SAO CONSIDERADOS CIRCUITOS INTEGRADOS MILITARES!.....ou seja...isto é muito relativo!...especialmente se formos a falar de CPU's e GPU's e afins....mas fica cá esta nota a titulo de exemplo...as temepraturas contam muito em paises de temperaturas muito baixas!....não sei como eles lidam com isso...mas é algo interessante tanto teoricamente com pratico!

9 - Não soube de nenhuma!

10 - Não há bujões....mas por exemplo um tubinho de 3 grama dá para muitos computadores;

11 - no hardware que há hoje em dia, os processadores não devem passar os 50ºC sem estar em LOAD pela minha experiencia....se bem que na prática eles funcionam "QUASE" bem até quase aos 100ºC (temperatura em que quase todos os sistemas se desligam por segurança!!!)...disse "quase bem" porque temperaturas muito altas aumentam o tempo de resposta das portas logicas o que teoricamente abranda o processamento sendo isto também muito relativo...tal como eu disse já tive um pentium a funcionar emLOAD a quase 100ºC e ele safava-se bem sem crashes nem nada do género....e por outro lado outros computadores não se safam acima de 60-70ºC.....é muito relativo......mas por curiosidade..os portateis que andam agora no mercado só se auto-desligam aos 100ºC (estes dados vi por referencia na base de dados SMART de varios discos de colegas meus....a tempertatura era tão alta que o proprio disco num caso indicava 105ºC quando o aquecimento não era do disco, só que um portatil sendo tão confinado tudo compactado essa temperatura ficou registada no proprio disco.....

12 - SpeedFan




EXTRA ----- THERMAL PAD's:
...em vez de massa termica há uns "selos" impregnados de massa termica (THERMAL PAD's) que são aplicados na superficie condutora e que para quem não tem pratica são bons pois sabemos que a massa está limitada ao selo....vendo vários conselhos na internet sobre isto a verdade é que esses selos apesar de virem de fabrica em muitos computadores não são tão eficazes como apropria massa termica!!




EXTRA ----- FLASH-OXIDATION:
...o alcool isopropilico não me tem dado problemas. Realmente existem produtos específicos para evitar a flash-oxidation (como os da gama Artic)...não porque o isopropilico faz mal À parte "electrica" de um computador, mas porque evitam a "flash-oxidation" que como o nome diz é uma oxidação praticamente instantânea que ocorre. Havendo essa oxidação é possivel a camada de óxido que se forma poder diminuir a transferência de calor!!!...mas também, claro que isto é algo mínimo, não afectando no momento (talvez com sucessivas aplicações, quem sabe) muito essa respectiva transferencia de calor.
Até agora não ouvi ninguém queixar-se, especificamente, do alcool isopropilico, MAS como tudo o que é a medio/longo prazo talvez daqui a uns anos alguém se queixe dando razão Às empresas de productos como a mencionada..ou talvez não... por agora fica a informação!

EXTRA ---- O QUE São PROBLEMAS DE DIMINUIçÃO DE PERFORMANCE (PARA TODOS OS QUE DIZEM QUE "NUNCA DEU PROLEMAS" e que sempre usaram Acetona e/ou Alcool Etilico e/ou Et cetera:
ISTO PODE PARECER FILOSOFIA MAS, O QUE É "HAVER PROBLEMAS???" - sinceramente é algo que vocês não conseguem ver se há ou não!... quando se tá a falar em alta performance de refrigeração as alterações são minimas mas no fundo afectam mesmo!...(seja la porquye motivo for nao me refiro so À maneira de limpar a massa termica...refiro-me a tudo inerente À refrigeração)...EU DIGO ISTO COM CERTEZA PORQUE no meu dia a dia quando projecto um circuito elctronico/digital os componentes que sao supostos dissipar perdas de Joule (pronto, calor)...eles nas folhas de caracteristicas dos fabricantes veem com dados que parecem er absurdos mas nao sao (tais como o compoennte sem dissipador colocado, a quantidade de graus centigrados que dissipa por unidade de tempo por superficie esposta ao ar que esta a um temperatura espeficifica de regra geral 25ºC ....... OU SEJA... pode aprecer que nunca foi afectado mas na realidade tar afectada a performance de refrigeraçao so que nem se nota mas na prática diminui performance de refrigeração em que casos de extrema necessidade de boa refrigeração ( só nesses casos ou então tendo equipamentos especiais para medir isso ) é que se nota! (tal como no meu que tive de fazer isto no computador: [LER Thread #24 deste topico: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=711471&page=2 em que tive de fazer esta brutalidade: http://img585.imageshack.us/img585/2742/qp8a.jpg QUE NUNCA SE DEVE FAZER SE NAO SOUBERMOS O QUE TAMOS A FAZER - Ler o thread todo para perceberem os pros e contras do que fiz que tem mesmo muitos contras)




RELAÇÃO ENTRE VARIAS PASTAS: (obrigado St0ned ) (varios links para a mesma imagem)

http://imageshack.us/photo/my-images/96/relacaomassastermicas.jpg/
http://skinneelabs.com/wp-content/uploads/TIMModerateAvg5.png



QUALQUER CORRECÇÃO E/OU OBSERVAÇÃO SERÁ BEM VINDA!!!!!! Obrigado e Abraço!!!
 
Última edição:
Metade dessas perguntas vêm respondidas nas Specs dos produtos. Se queres pasta boa e barata AC MX-2
Só acrescento o seguinte, nem li o teu testamento todo.

10-Para users domésticos um seringa de 3Gr dá para muito tempo. Para empresas existem seringas de 30g MX-2 baratas até...

11-É mentira, cada CPU tem uma temperatura diferente como "TJ Max", 50ºC não é alto ainda. Depende de várias coisas, normalmente o fabricante indica o máximo apartir do qual deves evitar uso prolongado. Exemplo
http://ark.intel.com/Product.aspx?id=42915

12-HW Monitor, Real/Coretemp

Só respondi porque segundo a poll vai ser util a algumas pessoas.

Depois podíamos ainda ter um discurso acerca de qual a melhor forma de aplicar a pasta, mas isso ia gerar muita contorversia.

Cumps
 
Última edição:
2 - Só conduzem calor e não electricidade apesar de serem feitas de prata!.......em termos de efeitos capacitivos, a verdade é que a superficie do processador está ligada à massa, bem como o dissipador depois de instalado por isso nunca haverá esse perigo!


Não é bem assim....

Já não é o primeiro que manda CPU's a vida a custa da AS5, ou até boards.... por causa mesmo da prata, esta se for bem aplicada, fica apenas entre o CPU e o dissipador, mas aqueles que não têm experiência, se esta transbordar para a board, a coisa corre mal...

O mesmo que não se de aplicar em GPU's por alguma razão, nem mesmo em CPU's sem invólucro (daqueles tipo Athlon XP, é certo que vai o CPU a vida...)...

Logo as Pastas Térmicas que contenham prata requerem um maior cuidado....


Mas existem pastas sem prata, como MX-4 por exemplo (e as anteriores MX-2/3 também).... que por ventura até são as mais aconselhadas para quem não tem tanta experiência em aplicar pasta térmica, assim como também são das melhores para o preço que têm... mesmo que transborde para a board não existe problema algum...
 
...Ahhh!...isso interessa-me mesmo!!!...agora há dias, razão pela qual escrevi o "testamento", fui trocar a pasta num Compaq Presario CQ60....o CPU tudo bem, mas o GPU não tinha a típica configuração em que tem uma superfície para transferir temperatura..... E ATÉ tinha em vez de ser pasta normal, tinha era uma espécie de "adesivo impregnado" de pasta térmica.....ora bem...coloquei pasta térmica normal com cuidado para não passar os limites do chip....mas só depois reparei que há muitas pastas térmicas que usam prata sim.....e podia ter corrido mal!!!.....o adesivo impregnado deve ser mesmo para situações de quem não tem muita prática pois corta-se à medida e não espalha somente aquando da aplicação do dissipador!!!...felizmente desta correu tudo bem!...MAS PENSAVA MESMO QUE NENHUMA PASTA ERA CONDUTORA ELÉCTRICA O QUE NÃO É ASSIM!!!
 
Normalmente as empresas usam pastas pré aplicadas nos coolers de GPU's, pelo menos desktop.

Ou seja aquilo é aplicado um quadrado (há maquina), e transboarda quase sempre, o melhor e sempre seres tua aplicar minuciosamente.
 
Já agora uma pergunta.
Para fixar os cooler's passivos por exemplo as memorias de uma VGA deve-se usar os tais termal pad's ou massa térmica??
 
Alcool isopropílico encontra-se em qualquer superficie comercial, certo?

Edit: nevermind, comprei o artic clean.
 
Última edição:
Não!.... mesmo o alcool alimentar (usado para bebeidas e afins), aquele que tem praí uns 70º nem todas as superficies têm pois é preciso uma licensa para o vender!..
..o isopropilico axo q só se compra em drugarias... acho que como não é utilizado medicinalmente nem em farmácias o há... MAS isso não tenho a certeza, mas nas drugarias há sempre que foi onde comprei o meu! (o preço foi: 3€ - 1Litro)

PS - isso de naõ haver em farmácias não tenho a certeza ...MAS só pela brincadeira eu disse que não é usado medicinalmente...MAS isto é verdade na edicina moderna somente pois antigamente era usado como anestésico LOLOL(EI CUIDADO..não quero tar-vios a dar ideias erradas pois cheirar aquele alcool além de poder dar problemas no cerebro pela ausencia de oxigenio pode tambem os vapores do mesmo causar sérios problemas nos olhos e ele é tão wuimicamente reactivo com certos compoentes que para pessoas sensiveis até na pele pode causar graves irritações!!!!

ENTAO...usem o alcool isopropilico para medicina informática, não para medicina biológica ;)


PS - o alcool isopropilico não me tem dado problemas..mas a medio prazo realmente exisatem produtos para isso especialmente da gama Artic que são mais aadequados...não porque o isopropilico faz mal À parte "electrica" de um compuador, mas porque evitam a "flash-oxidation" que é uima oxidação que como o nome dá é praticamente instantanea e que havendo ess aoxidação a camada de óxido que se forma pode diminuir a transferencia de calor!!!...claro que isto é algo minimo, não afectando na pratica muito essa respectiva transferencia de calor...mas pronto..é só uma informação extra que vos estou a dar! (para tentarem perceber vejam as coisas desta maneira....não se usa alcool normal de nem sequer 98º porque 2% desse alcool é água e a água além de ser condutora de electricnidade o que é mau mas não mataria um coputador porque podiam seca-la com um secador após a limpeza, mas o mal dela é mesmo gerar oxidação na parte condutora de calor do chip!...o grande problema dessas oxidações é que uma ve mais afirmo para terem cuidado com ea é pela camada de óxido que esta não será boa condutora de calor)..... MAS até agora não ouvi nunca ninguém queixar-se do isoprpopilico.... se calhar isso só se pode notal algum problema quando são overclocks extremos me que qualquer atenuaão na dissipação de calor por menor que seja , seja or si só um problema...).....OU SEJA...quando é este ultimo caso, o vosso caso...usem produtos especificos para estas coisas!...
 
Última edição:
Boas, desculpem se estou no sitio errado mas se alguem me puder responder agradeço: tenho um compaq presario cq60 e todos os problemas de temperatura que todos eles têm, cheguei a conclusao que deveria mudar a pasta termica mas apesar de ja ter alguma experiencia com hardware nao tenho confiança necessaria para o fazer eu próprio, e por isso gostava de saber se alguem sabe quanto custaria mandar mudar a pasta termica numa loja, obrigado.
 
Boas, desculpem se estou no sitio errado mas se alguem me puder responder agradeço: tenho um compaq presario cq60 e todos os problemas de temperatura que todos eles têm, cheguei a conclusao que deveria mudar a pasta termica mas apesar de ja ter alguma experiencia com hardware nao tenho confiança necessaria para o fazer eu próprio, e por isso gostava de saber se alguem sabe quanto custaria mandar mudar a pasta termica numa loja, obrigado.


Boas brother.. não tás bem no sitio certo para perguntar isso não MAS eu vou ajudar-te só pelo facto que (é mesm grande coincidencia).. eu quando troquei pasta termica a primeira vez foi quando escrevi este "tutorial" porque eu nao percebia nad do assunto (tal como tu)... E FOI POR CAUSA DO COMPUTADOR DE UM AMIGO QUE ERA NEM MAIS NEM MENOS QUE UM Compaq CQ60 (a torradeira) PO RISSO LE COM ATENÇÃO POIS TAL COMO TU EU NAO SABIA NADA SOBRE O ASSUNTO:

LE ISTO COM ATENCAO que tu es capaz... a unica coisa acerca d desmontar um computador que tens de ter cuidado é isto:

* NUNCA uses chaves de parafusos que estejam magnetizadas por mais ajuda que te dêem a pegar os parafusos;
*Não esqueças que além de trocar a pasta termica tens de dsmotar bem o dissipador e a ventoinha para limpar esterco que esta la dentro que tu nem vês se não dmsmotares aquilo tudo que sem circulaão de ar podes meter a melhr massa termica do mundo que nao arrefece na mesma;
* Para TROCAR PASTA TERMICA segue este tutorial e qualquer duvida que tenhas entretanto colcoa-a aqui que eu reposndo-te mas se leres o tutorial com atençao verás que todas as duvidas estao esclarecidas POIS ESTAS FORAM COLOCADAS POR MIM mesmo para o "teu" computador - ATENCAO - Nao tendo pratica compra uma ppasta termica das normais que não conduzem electricidade...estas têem uma eficácie um pouco inferior mas tu nao tas a fazer overclock e de certeza que qualquer uma que compres será melhor que a que veio de origem ou será melhor do que o que está agora ue a "torradeira" dá cabo da pasta termica em 4 ou 5 meses;
* PARA DESMONTAR O COMPUTADOR este tutorial que vou colocar a seguir foi o que eu usei e é perfeito...segues o tutorial para dsmontar e fazes o inverso para montar.... tens de ter sempe em conta que os engenheiros que conceberam o computador fizeram as coisas bem feitas. NUNCA há partes do computador que siama a força...se uma parte não sai é porque algum parafuso não foi removido ou é uma questão de jeito - COMO MÉTODO PARA QUALQUER portatil que se dsmonte é bom ires colocando os parafusos em duma foilha de papel com quadrados delimitadores a dizer de ondes os tiraste (o compa CQ60 tem parfusos todos diferentes uns dos outros o que é irritante... ou então melhor que folha d epapel é uma caixa com divisórias em que os metes e escreves na divis´ria qual o passo do tutorial que tavas a seguir ....MELHOR AINDA SE TAS MEMSO COM RECEIO, vai tirando fotos ao que tás a fazer passo por passo;
*FINALMENTE PARA TODOS OS COMPUTADORES PARA TERES A CERTEZA QUE DESMOTA-LO NAO O
ESTRAGAS:
1º desliga a fonte de alimentaçao e retira a bateria..assumo que ias faer isto, mas podia esquecer-te LOL... RETIRA TAMBEM A PILHA DA BIOS e reserva-a de lado para ser das ultimas coisas que voltas a instalar - quando tiveres montado o computador e o arrancares ele vai dar um erro da BIOS por esta ter perdido as configuracoes como retiraste a pilha da BIOS isto e normal...aacerta as horas e data na BIOS e qualquer outra configuracao que tenha mudado e faz gurardar reinicia e estará tudo o!....as BIOS dos portatie s(infelizmente) não costumam ter muitas opções que dêm para mudar mas de qualquer maneira ANTES DE DESMOTARES O COMPUTADOR entra na BIOS (arrancas o computador aguentando sempre a tecla indicada pelo sistema logo no arranque que fará o acesso a BIOS ...haverá umas quantas por exemplo o F8 ocostuma ser paraaparecer um menu a escolheres se queres arrancar pelo disco ou pelo drive de DVD ou por uma pen usb etc etc..ha outras teclas que prmitem funcoes aguetnadas quando arrancas o computador..a ue te interessa e´só a BIOS...que costuma ser F2 nos portateis e DELETE nos de secretaria...mas isso pode variar....O OBJECTIVO DISTO é antes de dsmotares o computador saberes as configurações da bios que estão para depois quando o voltares a montar meteres igual pró caso de que não percebas o que é que essas configurações fazem assim teres um regito de quais eram antes de serem apagadas por teres tirado a pilha da BIOS e assim meter tudo como estava!...podes tirar uma foto ao ecran do computador por cada menu da BIOS que entrares ou então regista num papel e coloca de lado!
2º UMA VEZ MAIS não uses chaves de parafuso ou outros magnetizadas que pegam naos parafusos como um iman;
3º AO PEGAR NAS PLACAS que tas a retirar (RAM, Wi-Fi, etc etc) NUNCA PEGUES NA PLACA tocando em cima dela, pega
sempre pelas bordas da placa, porque ao tocar por exemplo num chip (aquelas peças pretas cheias de pernas)
com os dedos podes causar electricidade estatica suficiente para o queimar;

4º ATENÇAO COLOQUEI ESTE COMO SEDO O ULTIMO PASSO MAS E O MAIS IMPORTANTE DE TODOS:
Antes de removare qualquer placa ou tocar em componentes eelectronicos do computador descarrega sempe a
TUA electricidade estatica - (tens de fazer isto repetidamente sempre que por exemplo tas sentado na secretaria
a desmontar o coputador e te levantas para ir colocar a peça que acabaste de dsmontar noutro sitio, ao sentares-te tens de descarregar outra vez a electricidade estatica.....

O MÉTODO QUE EU USO PARA DESCARREGAR A MINHA ELECTRICIDADE ESTATICA É ESTE::
Se reparares na tomada eléctrica tem lá dois buracos (donde vem a electricidade) e tem dois pinos de metal que
estão expostos.... para descarregar a tua electricidade estatica tocas neses dois pinos!....(não não vais apnhar
choque) - como alternativa quando é um computador de secretária a caixa de metal é suficiente para descarregar
a estatica simplesmente esfrgando as mãos na caixa de metal num ocal onde não tenha tinta(que a tinta é isolante não ias descarregar nada) MAS como tás a trabalhsar é num portatil não tem peças de metal em que toques para fazer isso facilmente (Alias até tem... os disspadores por exemplo estão ligados `Amassa e isso é suficiente mas para quem não tem prática às vezes é preferivel simplesmente o que eu disse de tocares nos pinos da tomada electrica....
ATENÇAO RAPAZ..não tou a dizer para enfiares os dedos nos buracos que morres LOL..tou a dizer para tocares nos pinos laterais que as tomadas que têem terra todas têem....
TALVEZ O IDEAL é levares para o pé de ti uma peça de metal grande (não pintada) com por exemplo uma caixa dum coputador de secretária velha para descarregares a electricidade estatica sempre que precisas)!!!

5º Quando foi para ese meu colega do Compaq CQ60 foi este tutorial que usei que é muito completo e bem discriminado... não vale a pena ghastares dinheiro numa oja que te vão cobrar dinheiro que se não fores rico te ai fazer falta....eis o tutorial:


http://www.insidemylaptop.com/remove-motherboard-from-compaq-presario-cq50-cq60-cq70-laptop/

NOTA ESXTRA QUE EDITEI:
No que tu vais mudar "compaq CQ60" o dissipador é o mesmo para o CPU e para o GPU ....no entanto no CPU tem é massa termica e no GPU tem um thermal Pad (ver no tutorial o que é)... retiras o thermal pad e limpas bem com alcool isopropilico e aplicas massa normal!... (vais ver logo que é um thermal padpois o CPU e o GPU tão lado a lado e vais ver que a superficie deles está diferente... a massa termica tem melhor rendimento que um thermal pad (geralmente) TEM CUIDADO como sempre..é se nao tens pratica usa uma massa termica que nao conduza electricidade pois sem pratica corres o risco de pasar os limites do GPU (e/ou CPU) e se esta conduz eletricidade vai curto-cirtuitar os pins do chip e aí dá tudo o berro)!!!

NOTA EXTRA2:
Uma vez mais não esqueças de pegar nas placas pelas bordas e NUNCA FORCES NADA que tudo é feito para tirar com jeito... lembrei-me e isto é pra qualquer portatil uando tava a passar os olhos no tutorial, não leves a mal se tou a dar infoprmaçao de mais, mas já tive no teu lugar é mesmo de boa vontade... TEM CUIDADO QUANDO FORES A DSELIGAR A PALCA Wireless (é logo o primeiro passo) - quando desligas a antena da placa tens de tirar os (2 mas `as vezes é 3) conectores da antena na vertical sem os danificar ...E QUANDO FORES A ENCAIXAR AINDA MAIS CREITICO É... tens de os encaixar com jeito sem fazer força deesnecessaria e quando fizeres força para o encaixe certifica-te que eles tão na posição certa e aplica essa força na vertical... o objectivo disto é não danificar esses conectores (que a minha área é telecomunicações) se danificares um desses conectores não voltas a conseguir por mais que tentes soldar outro de volta ou "arranjar " com imporvisos porque as frequencias a que a placa Wi-Fi trabalha são altas e qualquer alteração nos conectores vai-te fazer as impedâncias mudarem e nuncamais terás o mesmo rendimento da antena wireless que tinhas antes....ISTO NAO É PARA TE ASSUSTAR...simplesmente para teres cuidado.... todas as peças dum computador foram cacludadas por engenheiros que sabiam o que fazem por isso nada é para tirar ou meter à força....

. MAS JA AGORA UMA CORRECÇÃO....os engenheiros nem sempre sabem o que fazem...o problema do CQ60 (que não existe nos seus irmãos) é que só esxiste uma entrada para o ar entrar e sair... daí que ele seja a torradeira que é...grande asneira dos engenehriso... para melhorar a circulação eu cheguei ao poto de retirar todos os "panos" protectores de entrada de pó onde houvesse buracos especialmente na parte de baixo do computador para permitir mais ar a entrar por outros sitios (um sitio onde vais ver ese "pano" é na tampa da RAM...

OUTRA COISA...o Tutorial pelo que me lembro que isto foi ha um ano é para o CQ50.... a UNICA diferença que tem para o CQ60 é na altura de retirar a motherboard tens de ter cuidado com a peça que faz interface com o CD-ROM (que ja retiraste) essa peça se a pares nao oltas a coneguir ecaixar o CD-ROM por iso no passo que dizem para finalmente retirar a otherbard vais reparar que há algo a impeçar... é essa peça...(essa peça é um ajuste de um modleo para o outro só para ficar a alimentação da drive (acho eu que nao me lembro bem) no local correcto para quando encaixas de volta o drive ele ficar com os pinos na posição certa!

UMA VEZ MAIS... nada é a força... vai tirando fotos se tás mesmo inseguro, mas quando fores amontar o computador aquilo é tudo tão copactado e calculado que por exemplo só o fio que leva o sinal VGA para o monitor se nao tiver bem colocado nao onsegues voltar a encaixar tudo perfeitamente.... todos os fios que estejas a retirar do lugar tira uma foto ou lembra-te dels para saber onde passam que todos eles têem umas "calhas ou prisões e coisas assim"para eles nao tarem à balda dentro do portatil....TAMBEM TENS DE TER CUIdO A DESIAR INTERFACES DO TECLADO DO TOUCHPAD e outros... aprende (ve o tutorial com atençao) como é que "destrancas" a fita que leva os dados para ela sair simplesmente e depois ao instalar mete-la e voltar a trancar para nao sair do sitio... NADA É À FORÇA!!


QUALQUER DUVIDA QUE TENHAS eu ja tive no teu lugar...apesar de a minha área ser engª electronica e informatica eu também tinha duvidas pois era algo que nunca tinha feito e fiz esta série de perguntas que geraram este tutorial, apesar de realmente não tares a colocar a pergunta no sitio certo, sou solidário contigo e perdi estes 3 ou 4 minutos a escrever isto porque já tive no teu lugar, POR ISSO QUALQUER DUVIDA QUE TENHAS COLOCA-A AQUI QUE EU VOU SEGUIR ISTO ESTES PROXIMOS DIAS COM ATENÇAO PARA TE RESPONDER A ELAS... E assim aprendes algo....(eu gosto de aprender e gosto quando me corrigem porque ao o fazerem estou a aprender, se fores como eu vais gostar da experiencia.... se por acaso não tens esse interese e és rico, vai À loja e pronto, mas eles vão-te cobrar 2 ou 3 horas de mão de obra mais a pasta termica que se comprares um tubo da-te para muitas vezes mas eles vao-te cobrar o tubo todo de certeza e são capazes de acrescentar uns extras pois a vida tá dificil as lojas andam todas a fechar teem de fazer dinheiro por algum lado...mas se és rico, pronto..vai ´loja...se não és rico e quers aprender..conta comigo e segue o que escrevi aqui agora e o que escrevi acerca da aklicação da massa termica com as respostas obtidas ÀS perguntas que gerarm este tutorial!)


Abraço migadrenaline
 
Última edição:
Boas, excelente tutorial, em relação ao processo de remover a pasta velha gostaria de saber como se faz e com que material mais especificamente.
O liquido a usar pode ser o alcool isopropilico, mas quanto ao pano? Não se pode usar aqueles discos para remover maquiagem das mulheres?
E quanto ao por o liquido no pano? Qual será o melhor processo, molhar a "ponta" do pano no frasco de alcool?
Obrigado
 
Boas, excelente tutorial, em relação ao processo de remover a pasta velha gostaria de saber como se faz e com que material mais especificamente.
O liquido a usar pode ser o alcool isopropilico, mas quanto ao pano? Não se pode usar aqueles discos para remover maquiagem das mulheres?
E quanto ao por o liquido no pano? Qual será o melhor processo, molhar a "ponta" do pano no frasco de alcool?
Obrigado

ADICIONEI INFORMAÇAO NO PONTO 3 acerca da limpeza..vai la ver... e so pra ti :) tem aqui tambem isto:

...esses discos de remover a maquigem nao conheço muito bem..mas se ha quqlquer riso de deixarem residuos de algodao ou algo assim usar um pano de alta densidade de limpar oculos e o ideal mesmo por motivos desses!!
...o alcool isopropilico nao conduz electrcidade... mas devido ao facto de que a massa termica anterior poder ser das que conduz electricdade e preferivel colocar o alcool no p+ano e ir lipando de fora pra dentro (na superficie conduitora de calor do processador) a fim de evitar que residuos e massa vao para os pins do procesador que seria o fim dele caso fosse massa condutora electrica e metesses o alcool directamente na superfice a limpar que ia dissolver a massa e esta ia escorrer para os pins... e boa pratica portanto meter o alcool no pano nao no CPU se bem que se nao fposse por isso da massa ser condutora electrica nao haveria problema nenhum pois o alcool isopropilico nao dcoinudz electrcidade mesmo por ser completamente puro!.-. MAS UMA EVEZ MAIS.. e boa pratica colocar no pano em vez de despejar pra cima do CPU!

abr
 
Última edição:
que pasta recomendam para puxar um 4790k? a mx-4 é suficiente ou existe alguma melhor?

A mx-4 serve perfeitamente, existem melhores baseadas em metais líquidos (ic Diamond) que são bastante difíceis de aplicar, estas até se usam mais entre o die do cpu e o ihs, mas na minha opinião não vale a pena o extra.

Já para não falar que estas pastas comem literalmente alguns metais e são altamente condutoras :-)
 
Última edição:
pessoal liquid pro vs liquid ultra ?

sempre usei a pro , ha analises que a ultra é melhor, alguem ja testou as duas ?

é que esta na altura de eu comprar mais :D
 
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