pasta termica

Já agora o que acham da pasta que vem com o Big Typhoon? Foi essa que apliquei mas acho as temps um bocadinho altas...(40 em idle e 50 em full)

Nota: O meu x2 4400+ 939 tá com 2750 (mais 550) e a caixa é ventilada com uma fan de 80 à frente e 90 atrás. Nem toquei nas voltagens.
 
E metodos de colocação de pasta termica? Sugestões xôrs tecnicos :002:

Btw: já li o pdf da arctic silver 5 para core 2 duo ;)
 
eu nao sei se isto importa mas encontrei numa pesquisa... deem uma vista de olhos... nunca experimentei....

http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=960

e da zalman...
 
no GPU é possível nas memórias não, pois as memórias absorvem a massa térmica, e vão as memórias á vida....

Só não se aconcelha o uso de AS5 ou zalman ou até mesmo AS3 no gpu, pois normalmente os gpus tem resistências por perto, e como normalmente os users menos experientes gostam de abusar na massa térmica, ela transborda do gpu e vai para as resistências para largarem fumo...

e depois dizem, ai a gráfica foi á vida....

a artic céramique a nível de condução térmica é melhor, mas é em sub-zero, de resto AS5 e zalman for the win(colaboratory, é a melhor a nível de temps, mas estraga os xim's por completo)
 
eu tenho a minha 8800gtx á mais de 2meses com céramique nas mems e no gpu com o bloco completo da coldzero e nunca tive problemas.

Praticamente só utilizo céramique porque é a única que confio para gpu/mems e no cpu como está subzero (vapochill) também continua a ser céramique.

Só troco céramique quando meto o tuniq ou o swiftech apogee no cpu, ou seja zalman for the win.

Neste momento tou com o tuniq porque emprestei a vapo ao oldmaxx e estou a 3510mhz a 1.325v para 24/7 sem problemas com este calor (62ºc full) :)

Ainda consigo os 3600, mas se jogar test drive unlimited umas horas seguidas ele sai do jogo, então baixei para 3510 e ficou assim. :P
 
Estou agora a montar o meu Core2Duo, como faço para retirar a fita térmica que vem com o CPU?

Não vem com o CPU, vem na superfície de contacto do dissipador com o CPU (base do dissipador).

Acho que podes remover grande parte com a unha mesmo :p

O resto sai com um solvente. Já se falou em cima de vários: álcool etílico (o mais fácil de arranjar, provavelmente) e álcool isopropílico.
 
Ok, então vou usar o de 96%

Estou um pouco em pánico, pq pensava que este processo ia ser um pouco mais intuitivo.

A fita térmica que vem no dissipador tem uma forma exquisita.

figure1.jpg


Suponho que tenho só que raspar, e limpar com cuidado.

Tenho que aplicar a massa térmica só no CPU ou também no dissipador??

Obrigado pela ajuda neste momento de aperto:)
 
Vê lá com o que é que raspas!!

Eu quando disse com a unha estava a falar literalmente, não estava a gozar. Ao raspares com a unha não riscas a base do dissipador.


Vou resumir a técnica que uso (quando me referir a papel, será papel de cozinha):
- Limpar grande parte da pasta térmica no CPU e dissipador com papel;

- Limpar o que resta com um solvente. No teu caso, deita umas gotas de álcool (3~5) e espera uns segundos. Depois limpa com papel. Repetir pelo menos 1 vez, 2 são aconselháveis; (CPU e dissipador)

- Colocar um pouco (uma "pinta") de massa térmica na base do dissipador. Como dizes que já leste as instruções, chegámos à parte em que se usa um saco de plástico, com o dedo na parte interior, para espalhar a massa com movimentos circulares;

- Limpar a base do dissipador com papel, vigorosamente e com movimentos circulares, SEM USAR DEPOIS UM SOLVENTE para limpar os resíduos (o objectivo é preencher as fissuras da base do dissipador com pasta térmica);

- Pôr (lá nas instruções dizem metade ou um grão de arroz para Intel single core, e numa certa linha do CPU para Dual Core) pasta térmica no CPU;

- Colocar o dissipador em cima do CPU e fixá-lo;

- Rodar o dissipador um pouco para a esquerda e para a direita.

Pronto a usar :)
 
Sim..raspa devagarinho...tenta nao arranhar muito..

mete pasta no cpu...e com um cartão de crédito barras o cpu....pra ficar uma camadinha fininha...quase a ver.se a cor do core...depois metes ao de leve tb no dissipador..

cumps
 
Obrigado pela a ajuda.

Ok, acho que já percebi, tinha ficado na dúvida se colocava só no CPU ou no CPU e dissipador, é que vi sítios onde só falavam do CPU. Pelos vistos no dissipador coloca-se mas depois limpasse com papel...

Outra coisa que acho estranho, devo colocar a massa em todo o quadrado do CPU?? É que me parece estranho visto que o contacto do dissipador é redondo (como podem ver na imagem que coloquei) e assim uma parte da massa ficará de fora do contacto.
 
Última edição:
Isto de por só uma linha de pasta térmica nos Cor2Duo é muito estranho.

Será que não há nenhum problema de por tão pouca pasta? Acham que está bem assim??


messageservletcb6.jpg
 
Última edição:
Atenção que colocar massa térmica em dual core ou quad core não é a mesma coisa que single core.

Para Core2Duo:
1. Colocar uma risca de massa térmica fina a meio do shim (de cima para baixo)
2. Encostar o cooler ligeiramente (não "assapar" logo no shim) e rodar uns 30º para a esquerda e para a direita para espalhar a massa térmica pelo shim (1 vez ou 2 chegam perfeitamente)
3. "Assapar" o cooler e apertar


Para Core2Quad:
1. Desenhar uma cruz de massa térmica fina (uma risca de cima para baixo e outra da esquerda para a direita)
2. Encostar o cooler ligeiramente e rodar alguns graus para a esquerda e para a direita de forma a espalhar a massa térmica pelo shim
3. "Assapar" o cooler e apertar

Poupam massa térmica e os resultados são espectaculares.


Em single core é meter massa no centro e espalhar com um cartão de forma a ficar uma camada fina (quase transparente), mas só no cpu.


A massa térmica serve apenas para melhorar o contacto entre o shim do cpu e a base do dissipador, ou seja, tapar fissuras praticamente invisíveis a olho nu.

Se meterem muita massa térmica, servirá de isolante térmico em vez de condutor...
 
Última edição:
Back
Topo