Análise Pastas Térmicas

Daniel Maia

Folding Member
Decidi fazer esta review para verificar qual das pastas térmicas, em teste, aquela que é mais eficiente.

Pastas Térmicas usadas:

  • Stock Thermal Greese Zalman VF900
  • Artic Silver 5
  • Zalman ZM-STG1

DSC04960.jpg


Estes testes foram feitos na minha gráfica X850PRO AGP com o cooler vf900 versão fatal1ty.

DSC04955.jpg



Verifiquei que o modo de aplicar influencia bastante as temperaturas finais...cheguei a ter diferenças de quase 10º só por mudar o modo de aplicar. A pasta deve ser espalhada por todo o chip e um pouco na base do cooler. Depois de o cobrir deve-se passar um cartão de crédito por exemplo de maniera a ficar uma camada bem fininha a ver-se quase as letras do chip.

DSC04905.jpg




Os testes têm as seguintes condições:

  • Gráfica em default com o programa ATI Tool para ler a temperatura
  • Ventoinha regulada para máximo e mínimo
  • Registo de valores de temperatura passado 10 min de fazer scan for artifacts
  • Nos registos de gráfica overclocked fazer o modo 3dview e registar, igualmente, passado 10min com fan no máximo.




Alguns Printscreen durante os testes:

fanmaxoverclocked.jpg



fanmax-1.jpg





E a grande vencedora é:

Grfico-1.jpg




Conclusão

Na verdade, acreditava que a Zalman ZM-STG1 fosse um pouco melhor que a Artic Silver 5 mas, comprova-se que esta apresenta melhor eficiência, obrigando assim a melhores temperaturas. Embora a diferença não seja muita, são alguns graus que para um overclocker mais exigente ou um utilizador comum pode ter em conta na escolha da sua pasta.

Vou tentar arranjar a Artic Ceramique para incluir neste teste para ter uma ideia melhor entre as duas irmãs.

Espero que, de alguma maneira, tenha sido útil:)
 
Última edição:
Mas ainda havia dúvidas?! Boa review, Daniel Maia :)

Venha o teste ao CPU. Deve-se notar mais a diferença. Deste tempo a alguma das pastas para "agarrar"? (Demora mais ou menos 5 dias)
 
Obrigado pessoal:)

Não..não deixei. Foi meter a pasta...testar...abrir outra vez...meter outra..

Hoje vai ser complicado..mas vou ja ver as temperaturas...o cpu esta neste momento com a artic silver 5 à cerca de 2 meses...e pode influenciar um pouco..depois digo qualquer coisa

cumps
 
Muito bom teste.... mas... os tempos de cura sao muito importantes e podem fazer grandes diferencas.

Já sei que nao tens muito tempo, mas é um excelente comeco.

Parabéns
 
Boas... Estive a ler e quanto ao CPU já estou decidido e vou comprar a AS5, mas quanto ao GPU ainda n devido akela conversa da condutividade e n condutividade... O que é que aconselham?? AS5 para o GPU também ou outra??

Cumps
 
Boas... Estive a ler e quanto ao CPU já estou decidido e vou comprar a AS5, mas quanto ao GPU ainda n devido akela conversa da condutividade e n condutividade... O que é que aconselham?? AS5 para o GPU também ou outra??

Cumps

não ha problema..quando eu falei na conductibilidade estava a falar dessa propriedade presente na coolaboratory..por ser conductora pode ser um pouco perigosa nas mãos de quem tem menos experiência e mesmo pr'aqueles q a têm...

Pra estas pastas q usei não ha problema..

cumps
 
Experimentaste o metodo de por uma especie de "cone" de pasta no meio do gpu e depois espalmar com o cooler? Para mim esse é o melhor metodo de espalhar pasta termica
 
A eficácia desse método depende do tipo de superfície que fica em contacto com o cooler.

Por exemplo, nesta GPU seria um bom método (tens é que garantir que tens pasta suficiente para que, quando espalhar, cubra grande parte da superfície metálica), já que a pasta fica circularmente espalhada e a interface de dissipação da GPU também é um círculo.

Aqui vale mais espalhar com o dedo (é o que faço, com um saco de plástico à volta do dedo :)).
 
Penso q não seja o melhor método...deve-se deixar uma camada fininha quase a ver-se as letras do chip...foi assim q cnsegui a melhor disspação de calor....e às vezes eram diferenças de quase 10º....



----> Updated --> UP
 
Boa analise :)

AS5 a dominar.
deixa-me acrescentar o seguinte só : cuidado até com a zalman porque a mesma é condutora, coloquem um multimetro na pasta da zalman e irão ver.

Por muito que seja tentador, nao coloquem nunca artic silver 5 ou zalman nas memorias
das gráficas porque isso mais tarde ou mais cedo leva a terem artefactos nas gráficas, as memorisa nao são imperviáveis.
 
Vi agora a review do processador. Nice :p

Pensei que baixasse mais depois de 'agarrar'... de qualquer maneira, dissipam-se as dúvidas: AS5 bate em tudo e todos :D

Quanto a espalhar a pasta... usem um cartão rígido qualquer (tipo multibanco). É a melhor maneira de se deixar uma camada uniforme o mais fina possível...
 
Boa analise :)

AS5 a dominar.
deixa-me acrescentar o seguinte só : cuidado até com a zalman porque a mesma é condutora, coloquem um multimetro na pasta da zalman e irão ver.

Por muito que seja tentador, nao coloquem nunca artic silver 5 ou zalman nas memorias
das gráficas porque isso mais tarde ou mais cedo leva a terem artefactos nas gráficas, as memorisa nao são imperviáveis.

Goncalo Silva disse:
Vi agora a review do processador. Nice

Pensei que baixasse mais depois de 'agarrar'... de qualquer maneira, dissipam-se as dúvidas: AS5 bate em tudo e todos

Quanto a espalhar a pasta... usem um cartão rígido qualquer (tipo multibanco). É a melhor maneira de se deixar uma camada uniforme o mais fina possível...

Obrigado;)
Não sabia q a zalman era conductora...mas eu tenho sempre o cuidado de não deixar qualquer vestígio de pasta fora do chip e aplicar uma camada bem fininha pra não espalhar para fora...

O que eu gostava mesmo era de testar a collabratory e a ceramique....mas eu agora já montei o pc todo direitinho....só tenho oportunidade agora de meter na gráfica..

cumps
 
Por muito que seja tentador, nao coloquem nunca artic silver 5 ou zalman nas memorias
das gráficas porque isso mais tarde ou mais cedo leva a terem artefactos nas gráficas, as memorisa nao são imperviáveis.

8|

Então os fabricantes não sabem fazer o revestimento cerâmico das memórias impermeável? :S
 
saber ate podem saber mas por alguma razão graficas da gigabyte e nao so tipo 7800gt e gtx nao trazem massa termica nas memorias e cooler das mesmas mas sim umas almofadas especiais de conducao termica, parece uma teia de aranha mais densa...
 
saber ate podem saber mas por alguma razão graficas da gigabyte e nao so tipo 7800gt e gtx nao trazem massa termica nas memorias e cooler das mesmas mas sim umas almofadas especiais de conducao termica, parece uma teia de aranha mais densa...


aquilo parece a parte de dentro do gesso que se mete quando partimos um braço ou uma perna. aquilo presta? se tirarmos aquilo e metermos ceramique é melhor?
 
Back
Topo