F2P Path of Exile

Este jogo sempre me interessou mas depois vejo a carrada de MTX associada ao jogo e perco o interesse...

É possível jogar isto totalmente F2P mas ficamos seriamente capados. Depois mesmo gastando alguns euros nas Tab's acaba-se por se tornar um ciclo porque eles nem actualizam as Currency tabs para as novas coisas das ligas.

Um dos melhores ARPG, sem dúvida, mas não vale a pena se iludir que o jogo não é F2P.
 
Claro que é. Se o gastar dinheiro é opcional e não te retira nada do jogo a não ser QoL, é F2P.

Para uma experiência casual, sem andar ali a puxar o endgame e tal, não precisas de nada de tabs, currencies, etc. Se vais puxar o endgame, então já rebentaste ali uma quantidade de horas considerável. Se o jogo já te proporcionou tantas horas de diversão, não achas que merece o que pagas por umas tabs?
 
Este jogo sempre me interessou mas depois vejo a carrada de MTX associada ao jogo e perco o interesse...
O grosso de MTX são visuais, são para a empresa facturar com as whales que gostam de parecer pirilampos lol Não são nucleares nem deviam assustar.

Depois mesmo gastando alguns euros nas Tab's acaba-se por se tornar um ciclo porque eles nem actualizam as Currency tabs para as novas coisas das ligas.
O processo de actualização é realmente um ciclo e tem regras. O conteúdo só é adicionado (ou são criadas tabs para ele, como a Delve/fossil) se entrar na versão base depois da liga e se for recorrente durante o gameplay (aka não drop pontual).

Mas já vão duas ligas de atraso em algumas e há muitos pedidos cada vez mais reiterados para actualização, de certeza que em pouco vão actualizar uma das existentes ou adicionar uma nova (por exemplo para os oils). Mas tem havido alguma actualização em cada liga, na anterior para harbinger orbs na Currency Tab (que não shards, uma estupidez) e nesta na Fragments Tab (e se quiseres contar, indicadores visuais na Map Tab). São lentos mas vão lá aos poucos.
Claro que é. Se o gastar dinheiro é opcional e não te retira nada do jogo a não ser QoL, é F2P.
A malta costuma dizer que é Free-for-extended-trial mais do que F2P, provavelmente desde o The Awakening (2.0) mas certamente desde o Atlas of Worlds (2.4).

Dá perfeitamente para jogar e experimentar com tudo até ao endgame por umas boas dezenas de horas (dependendo da pessoa ser mais ou menos hoarder) em SSF sem precisar de nada. A partir do ponto em que se quer grindar maps/endgame ou participar na economia, passa a ser quase obrigatório investir 30-40€ e apanhar as tabs essenciais, o que é perfeitamente em conta pela longevidade que permite e refresh trimestral de conteúdo - kinda, a maior parte não é fresh mas às vezes basta uma skin ou ligeira alteração de mecânica para fazer a diferença ou passar a ideia.

O resto está lá para financiar a coisa e só é relevante para quem quiser cosméticos a preços pouco convidativos, qualquer que seja o motivo, e não são para ter em conta, como as boxes estão para explorar o impulso dos que gostam de jogos de azar e têm para investir (população que se enquadra facilmente com público de arpg). Felizmente aumentaram o ritmo de actualização de 3D models dos uniques - algo que era uma piada para um ARPG - e o revamp dos assets que passou para o PoE2 também vai minimizar o desagrado que os actuais possam provocar a F2Players.

Os jogos nunca são totalmente F2P, há sempre uma limitação inerente em alguma vertente para estimular o jogador/cliente a investir algum dinheiro, seja em tempo, recursos ou para criar distinção das massas. Há sempre um jogo psicológico mais ou menos visível e faz parte deles, seja em desktop ou mobile.
 
Última edição:
A realidade, é que a ser F2P, este é capaz de ser dos jogos com mais justiça nesse modelo, mesmo eu não gostando. Mas podes jogá-lo mecânicamente durante centenas de horas sem gastar um tostão, e não te sentires limitado por isso. Como é dito, só quando começas a encher o teu stash é que vais sentir necessidade de comprar as tais tabs. Mas nesse ponto, já estás normalmente a jogar há tantas horas, que pagar alguns euros nas promoções (espera sempre pelas promoções de tabs) para as tabs não vai ser algo que pensas que é um roubo. Porque tecnicamente, podes nunca o fazer se não fores um hoarder, e se não te interessares por certas partes como farming e trading.

Se queres jogar apenas para fazer uma build e matar, matar, matar... É perfeitamente viável fazê-lo sem gastar um euro que seja. E isto é muito mais do que muitos jogos que andam aí que são completamente pay-to-pay.

Agora, se eu gostava de ver o preço de alguns visuais baixar mesmo, por já serem bem antigos? Claro que sim, eu acho que eles poderiam beneficiar em baixar alguns preços. Mas epá... Aí é algo que eles decidem, e eu respeito e voto com a carteira.

No meu caso, eu tinha jogado cerca de 300h antes de gastar os meus primeiros 20€ no jogo. E gastei para ter stash tabs. E não me arrependo. E já vou com 480 horas de jogo no total.
 
Eu ainda vou ao Discord da malta, mas nunca ninguém está no Path of Exile [emoji23]

Para mim, é F2P. Sei que dá jeito, extra tabs, mas a partir do momento em que eu com alguma gestão, consigo passar o jogo todo e até ir ao endgame, de quiser as extra tabs, é mais por QoL

Jogo desde 2014... Entendo o que dizem, mas também comparem
 
Tenho jogado isto "mais à séria" desde o Metamorph. A cada liga que passa mais gosto do jogo.

Esta liga, tal como a Harvest, deixa-me sem hype mas acabei por gostar da última. Pena é o trabalho imenso que tens de ter até ter aquilo otimizado.

Vamos ver se esta também é assim.
 
Eu acho que passei as últimas 2 ligas, por aí, mas tenho vontade de voltar a matar uma bicharada. Vou ver que builds andam por aí, se há skills interessantes para eu experimentar, ou novas interacções.

Queria mesmo era o PoE 2, os novos sistemas deixaram-me mesmo curioso. A espera é que custa.
 
Bem esta liga está a tirar-me do juizo e sinceramente acho que vou ficar por aqui.

4 chars em SSFHC mortas a nível 90+ por causa de bugs e palhaçadas nas Heists. 1 delas em que o jogo congela do nada. Volto a entrar e estava morto.

Vou na 5 char, ainda não meti os pés num Heist. Mas sinceramente a motivação já está praticamente no fim. Não sei se foi por causa da liga anterior, Harvest, mas o progresso agora é TÃO lento sem termos o crafting simplificado..

Para ajudar ainda mais, esta minha 5a char é um Splitting Steel Champion, que apesar de ter um map clear godlike, o single target é ... risório.

Oh well.. desabafo.
 
Fui ter minha primeira exp no HC e ripei de bobeira no ato 3, fui denovo e ripei com um bleeding no bicho vermelho do dominus no final do ato 3 kkk

Mas nem fico triste afinal nem treinei nada, hc é isso msm..


A real é que eu to cansado das builds do poe já, queria muito testar a aura stacker mas não tenho nem condições..
 
Ele quer dizer uma build relativamente nova, que surgiu em delirium com as cluster jewels, e que banaliza o jogo de tão broken que é. Custa é uma enormidade de currency para fazer em condições.
Suport, é aura bot.

Esta liga trouxe finalmente um qol do camandro com as novas afinidades que se pode colocar nos tabs do stash. Basicamente consegue se associar os vários tipos de loot aos tabs específicos ou, se quisermos, a tabs à escolha, para ajudar a dar sort automaticamente. Acabou se praticamente com a necessidade de um dump tab
 
Alguém com starter builds para 3.14? Tava a pensar em Blade Blast Inquisitor o que acham?
Joguei PoE pela primeira vez a season passada, e cheguei a T16 red maps, mas sem ter todo o conteudo porreiro de blight maps e maven e sirius... queria 1 build que tenha bom level up e pude-se fazer high end gaming.

Dicas?
 
Alguém com starter builds para 3.14? Tava a pensar em Blade Blast Inquisitor o que acham?
Joguei PoE pela primeira vez a season passada, e cheguei a T16 red maps, mas sem ter todo o conteudo porreiro de blight maps e maven e sirius... queria 1 build que tenha bom level up e pude-se fazer high end gaming.

Dicas?
Melhores starters são sempre miners, especialmente desde que os minions foram nerfados, dado que eram talvez a única alternativa viável.

Podes é não te adaptar ao playstyle de miner, não é para todos.

Já agora vai ler os patch notes, aquele meme do blade anything ardeu porque basicamente nerfaram todos os blade spells.

Aliás, ler as patch notes é deprimente, nerfaram tudo e mais alguma coisa.
 
@TuxBoss
Eu li as patch notes, e o manifesto, mas confesso que a minha experiencia ainda é pouca, 200h de jogo se tanto.

Percebi que a minha blade vortex build nao vai ser grande coisa esta season, daí procurar algo amigavel para começar e com capacidade para late game t16 e ultimatum.

Tou indeciso entre Balde Blaste Inq ou Fireball mage, com a wall e totem.

Crepping frost occulist parece me um pouco cara e lenta para starters, nao sei bem.
 
Back
Topo