Este jogo sempre me interessou mas depois vejo a carrada de MTX associada ao jogo e perco o interesse...
O grosso de MTX são visuais, são para a empresa facturar com as whales que gostam de parecer pirilampos lol Não são nucleares nem deviam assustar.
Depois mesmo gastando alguns euros nas Tab's acaba-se por se tornar um ciclo porque eles nem actualizam as Currency tabs para as novas coisas das ligas.
O processo de actualização é realmente um ciclo e tem regras. O conteúdo só é adicionado (ou são criadas tabs para ele, como a Delve/fossil) se entrar na versão base depois da liga e se for recorrente durante o gameplay (aka não drop pontual).
Mas já vão duas ligas de atraso em algumas e há muitos pedidos cada vez mais reiterados para actualização, de certeza que em pouco vão actualizar uma das existentes ou adicionar uma nova (por exemplo para os oils). Mas tem havido alguma actualização em cada liga, na anterior para harbinger orbs na Currency Tab (que não shards, uma estupidez) e nesta na Fragments Tab (e se quiseres contar, indicadores visuais na Map Tab). São lentos mas vão lá aos poucos.
Claro que é. Se o gastar dinheiro é opcional e não te retira nada do jogo a não ser QoL, é F2P.
A malta costuma dizer que é Free-for-extended-trial mais do que F2P, provavelmente desde o The Awakening (2.0) mas certamente desde o Atlas of Worlds (2.4).
Dá perfeitamente para jogar e experimentar com tudo até ao endgame por umas boas dezenas de horas (dependendo da pessoa ser mais ou menos hoarder) em SSF sem precisar de nada. A partir do ponto em que se quer grindar maps/endgame ou participar na economia, passa a ser quase obrigatório investir 30-40€ e apanhar as tabs essenciais, o que é perfeitamente em conta pela longevidade que permite e refresh trimestral de conteúdo - kinda, a maior parte não é fresh mas às vezes basta uma skin ou ligeira alteração de mecânica para fazer a diferença ou passar a ideia.
O resto está lá para financiar a coisa e só é relevante para quem quiser cosméticos a preços pouco convidativos, qualquer que seja o motivo, e não são para ter em conta, como as boxes estão para explorar o impulso dos que gostam de jogos de azar e têm para investir (população que se enquadra facilmente com público de arpg). Felizmente aumentaram o ritmo de actualização de 3D models dos uniques - algo que era uma piada para um ARPG - e o revamp dos assets que passou para o PoE2 também vai minimizar o desagrado que os actuais possam provocar a F2Players.
Os jogos nunca são totalmente F2P, há sempre uma limitação inerente em alguma vertente para estimular o jogador/cliente a investir algum dinheiro, seja em tempo, recursos ou para criar distinção das massas. Há sempre um jogo psicológico mais ou menos visível e faz parte deles, seja em desktop ou mobile.