Paypal - tentativa de cobrança

murkom

Power Member
A minha mulher recebeu um aviso de débito de 1€ do paypal na app do banco, o qual recusou.
Foi consultar os movimentos, e tem um débito pendente de 9.94€ com a seguinte descrição:
AUT XXX PAYPAL
LUISENRIQUE XXXX XXXXXXXX

Acontece que a minha mulher não usa paypal, nem sequer está registada na plataforma.
Poderão estar a usar os dados do cartão dela para tentarem associar ao ao paypal? Roubo de dados e tentativa de compra?

NOTA: há uns dois meses foi feita uma compra numa grande superfície, às prestações. Para confirmar a info toda tiveram acesso ao cartão, à nossa frente (para crédito cetelem).
 
Trata de ir bloquear isso ao banco, sim devem estar a tentar efectuar pagamentos via paypal com dados da tua mulher...

Há pouco tempo tentaram fazer isso com um amigo meu mas na amanzon.
 
Trata de ir bloquear isso ao banco, sim devem estar a tentar efectuar pagamentos via paypal com dados da tua mulher...

Há pouco tempo tentaram fazer isso com um amigo meu mas na amanzon.
Ela vai hoje depois do trabalho.
Eu é que vim aqui ver se confirmavam as suspeitas. Nunca nos tinha acontecido uma destas...
Ainda por cima é uma conta extremamente recente, quase a estrear. Se fosse numa das mais antigas não surpreendia tanto.
Não gosto de fazer falsas acusações, mas pelo que entendo ou foi alguém do banco, ou da grande superfície, ou da financeira. Porque advinharem os dados do cartão à sorte é virtualmente impossível. Isto partindo do princípio que não houve fuga de dados em algum lado.
 
Ela vai hoje depois do trabalho.
Eu é que vim aqui ver se confirmavam as suspeitas. Nunca nos tinha acontecido uma destas...
Ainda por cima é uma conta extremamente recente, quase a estrear. Se fosse numa das mais antigas não surpreendia tanto.
Não gosto de fazer falsas acusações, mas pelo que entendo ou foi alguém do banco, ou da grande superfície, ou da financeira. Porque advinharem os dados do cartão à sorte é virtualmente impossível. Isto partindo do princípio que não houve fuga de dados em algum lado.
Nos dia que correm isto começa a ser um problema, pois situações destas acontecem frequentemente e as pessoas quando são apanhadas desprevenidas ficam sem nada e o banco mete-se logo de lado que não é nada com eles, mas o que é certo é que a informação teve de vir de algum lado, e muitos desses dados não está disponibilizado assim do pe para a mão em que qualquer pessoa aceda...

Não devia haver qualquer partilha de informações das pessoas a terceiros, mas todos sabemos que qualquer entidade vende as bases de dados para marketing e depois é o que vemos...
 
Pois.... Uma pessoa desatenta aceitaria aquilo, e ficaria com o cartão associado ao paypal, sem perceber bem como.
Deduzo que o 1€ inicial fosse aquele euro de teste, para depois cobrarem o valor real da compra. Depois da compra dos 9€ e tal, provavelmente viria alguma de valor alto.
O chato agora é andarem os dados do cartão "à solta".
 
importante é mudar as passwords e saber como está aos dados da tua mulher
Só para comentar.
Não existem passwords nenhumas, já que nem havia conta no paypal. Isto foi roubo de dados, e tentativa de os usarem em compras.
Com cartão novo (para já) não há hipótese, a não ser que haja alguma fuga de dados do banco. Nós temos cuidado com estas coisas. A única situação em que terceiros viram o cartão, foi na loja para fazerem o cartão com o parceiro/financeira.
Como cá em Portugal é tudo burocracia/despesa/tempo, desta vez ficamos por aqui. Infelizmente não são coisas fáceis de provar nem a justiça é célere/simples/barata a resolver seja o que fôr...
 
Bom dia, aconteceu o mesmo ao meu marido no sábado. Tiraram 4.97€ 3 vezes. Ligou para o banco e cancelou o cartão. Hoje apareceram mais duas transferências iguais no mesmo dia.
 
Afinal não ficou resolvido. Mesmo com a troca de cartão, ontem o banco decidiu fazer o pagamento.
Amanhã vamos lá reclamar (está aberto, activobank).
Não se percebe como fazem este tipo de coisas. Mesmo depois do que relatei acima, resolvem fazer à mesma o pagamento.
 
Última edição:
Mas não é necessário autorizar os pagamentos na aplicação do telemóvel? Quando faço pagamentos, tenho de autorizar na app. Mesmo na Amazon, antes dispensada, tenho agora de autorizar.
 
Mas não é necessário autorizar os pagamentos na aplicação do telemóvel? Quando faço pagamentos, tenho de autorizar na app. Mesmo na Amazon, antes dispensada, tenho agora de autorizar.

Sim, agora é necessário autorizar todos os pagamentos na aplicação do PayPal, mesmo de sites de confiança como a Amazon.

Mas a situação que o @murkom refere é diferente. Alguém roubou os dados do cartão da esposa dele e depois criou uma conta no PayPal para fazer compras online. Isso também já me aconteceu. Os hackers são capazes de tudo, até mesmo de contornar as autorizações das aplicações.
 
Sim, agora é necessário autorizar todos os pagamentos na aplicação do PayPal, mesmo de sites de confiança como a Amazon.

Mas a situação que o @murkom refere é diferente. Alguém roubou os dados do cartão da esposa dele e depois criou uma conta no PayPal para fazer compras online. Isso também já me aconteceu. Os hackers são capazes de tudo, até mesmo de contornar as autorizações das aplicações.

Na realidade não é bem assim, eu uso paypal pela web não uso a app e o pagamento não pede autorização nenhuma, paga e pronto, só mesmo caso exista algum problema na compra é que posso pedir refund.

Portanto, se tiveram acesso aos dados e o banco deixou realizar o pagamento, ele tem de ir lá chatear porque é que eles autorizaram...
 
Na realidade não é bem assim, eu uso paypal pela web não uso a app e o pagamento não pede autorização nenhuma, paga e pronto, só mesmo caso exista algum problema na compra é que posso pedir refund.

Portanto, se tiveram acesso aos dados e o banco deixou realizar o pagamento, ele tem de ir lá chatear porque é que eles autorizaram...
Será que não tens ativado o Secure 3D nesse cartão?
 
Será que não tens ativado o Secure 3D para esse cartão?

tenho todas as seguranças ativas, nisto eu não facilito nada, pagamentos de serviços ou compras online é tudo através de cartões virtuais, mbnet/paypal, não faço pagamentos diretos com cartão de debito...
 
Eu também tenho todas as seguranças ativas, mas não utilizo como base o cartão de débito, mas sim o cartão de crédito. Se houver, mesmo assim, algum problema, o cartão tem seguro contra fraudes.
 
Na realidade não é bem assim, eu uso paypal pela web não uso a app e o pagamento não pede autorização nenhuma, paga e pronto, só mesmo caso exista algum problema na compra é que posso pedir refund.

Portanto, se tiveram acesso aos dados e o banco deixou realizar o pagamento, ele tem de ir lá chatear porque é que eles autorizaram...
Boa Noite, uso o Paypal só por a Web e todas as vezes que compro algo recebo uma notificao no Telemóvel com o Valor e um código para inserir e só dai é que descontam
 
Última edição pelo moderador:
Boa Noite, uso o Paypal só por a Web e todas as vezes que compro algo recebo uma notificao no Telemóvel com o Valor e um código para inserir e só dai é que descontam

Eu só recebo SMS para autenticação da conta paypal quando entro no site da paypal, a partir dai faço tudo e pago e não recebo mais nada, sei logo que foi pago na hora pois sou notificado, não me pede nenhum código de autorização.

Até hoje não tive razão de queixa, e tenho as seguranças todas ativas...
 
Última edição pelo moderador:
Eu só recebo SMS para autenticação da conta paypal quando entro no site da paypal, a partir dai faço tudo e pago e não recebo mais nada, sei logo que foi pago na hora pois sou notificado, não me pede nenhum código de autorização.

Até hoje não tive razão de queixa, e tenho as seguranças todas ativas...

Neste momento, também tenho as seguranças todas ativas, mas há uns anos alguém teve acesso aos dados do meu cartão de crédito e fez uma compra através do PayPal sem minha autorização. Bastou fazer uma reclamação ao PayPal para reaver o dinheiro. Claro que a partir daí passei apenas a usar cartões virtuais MBNet.
 
Back
Topo