1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PB 15.4" 1.67GHz - Ainda vale a pena?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Ruben Rocha, 12 de Novembro de 2005. (Respostas: 47; Visualizações: 2488)

1. Ruben Rocha

Ruben Rocha Power Member

Com esta mudança de configurações nos PB já vi à venda o PB 15.4" 1.67GHz por muito bom preço. Será que ainda vale a pena comprar este? Estou a falar do modelo anterior a 19 de Outubro.

2. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Se for computador para usares durante 2 ou 3 anos sim.
    Se pensares em ficar com ele para sempre, acabarás por ficar com o ultimo Mac OS instalado que ele suporte.

3. bsod

bsod Power Member

ja agora... cm é que a Apple faz para providenciar esse suporte de OS? por exemplo, uma vez tentei iniciar um 68k com um CD do Mac OS 8.5 (que funciona apenas c ppc) e deu o típico mac triste... o software tornou-se incompatível com a ROM? como é que é?

digo isto porque por exemplo é possível (mas não desejavel) instalar o XP num PII... mas claro que o windoze não vai ligar a isso, senao onde iria parar a compatibilidade (e o domínio) de todos (ou quase todos) os pcs do mundo? :lol:

4. getysburger

getysburger Power Member

Estou mesmo pra comprar um PB tambem, ainda nao decidi se vou comprar um destes novos, ou dos anteriores a 19 de Outubro (eu tanbem ja os vi a uns preços mais "apeteciveis" alguns locais).

Estou é com receio de me arrepender... Preciso dele para trabalhar uma media de 5~7horas diarias, quase todos os dias da semana com aplicações um bocado pesadas, não duvido do PB ser bom para trabalho, mas encontrei alguns rumores de que pode sair um PB mais poderoso ja no inicio de 2006...

O PB caso o compre é pra durar 2~3 anos e so depois pensava em trocar, mas estas "noticias" de que vão lançar um novo brevemente....

"...The 15-inch Intel PowerBook has been described by reliable sources as looking very similar to the company's current offering, but 20- to 25-percent thinner. The model is also expected to pack a built in iSight in the same fashion as the latest iMac G5 models.

Sources say at least one of the two aforementioned Intel Macs appears to be based around Intel's upcoming dual-core "Yonah" mobile processor, which is expected to top-out at 2.16 GHz in its initial rev. However, further processor specifications remain largely unconfirmed at this time...."

fonte: [U]www.appleinsider.com/article.php?id=1368[/U]

"...The Intel Powerbook is expected shortly after, perhaps as soon as February 2006. The new Intel Mac laptops are expected to be 20-25% thinner than current offerings..."

fonte: [U]www.macrumors.com[/U]

5. timber

timber Zwame Advisor

Não, acho que não vale a pena
    O processador vai deixar de ser suportado (sim a Appple diz que.... blablabla mas depois a gente vê). Além disso o G4 é arqueológico.
    Para uma coisa a comprar meia dúzia de meses antes de virem as opções novas que serão o futuro e serão mais rápidas acho péssimo investimento.
    A falta de vontade da Apple de melhorar convenientemente os PB's (e os Mini por exemplo) mostra bem os planos que lhes destina...

6. blastarr

blastarr Power Member

Em Janeiro, com PM's à porta.
    Comprar um PB com PPC agora é, well, :nie2:

7. getysburger

getysburger Power Member

Então que aconselham comprar? É que ja ando ai à volta de 2 meses a adiar a compra de um portatil, mas agora ja é quase impossivel adiar, estou mesmo a necessitar de um portatil... Já não sei que comprar... os PB´s vão sair novos pro ano que esta ai à porta, os Centrino idem...
    Se calhar mais vale não comprar nada, mas esta a ser complicado aguentar me...

8. timber

timber Zwame Advisor

Computadores estão sempre a sair mas em determinados momentos existem rupturas pelas quais rende esperar. Por exemplo ninguém compra placas gráficas topo de gama com estilo 5 meses de mercado. Passado 1 mês é garantido que sai a nova que é 2x mais rápida e custa +- o mesmo.
    E quando se muda a arquitectura base do computador epá isto é um momento de ruptura DAQUELES.
    Se for dentro dos PC's x86 epá compra um qualquer com boas specs e preço blablabla agora ou daqui bocado

9. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Como tudo na vida: se precisas neste momento, compra. Se não precisas neste momento, espera.

PT

10. Encarnado

O Mac OS 8.5 deixou de ter codigo Motorola 68K sendo PPC only.
    O ultimo Mac OS para Macintosh 68K é o 8.1 que creio que só existe sob forma de upgrade.

Sim, mas se comprar agora, tem a garantia de ter computador para 2 ou 3 anos.
    Claro que quando acabar a transição de PPC para Intel...

Se o G4 é entao o G3... ui. Eu no X.4 pensei que a Apple cortasse o suporte a todos os Macs com G3, afinal parece que isso terá que ficar para mais tarde :\
    O G4 tem a seu favor o altivec, coisa que o G3 não tem.

11. bsod

bsod Power Member

entao o melhor é comprar mais tarde, não?
    n vale a pena ter depois um computador que não pode sequer um pequeno utilitário mais recente, no futuro (quando acabar a transição)
    mas se comprar ja intel, ha garantias de que os programas vao correr 100% bem?
    e mais hipoteticamente: acham que os preços vao baixar? isto é, se o preço da IBM para produzir os chips for superior ao que a Intel exige, entao logicamente os preços terão de baixar.... :rolleyes:

12. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Eu não contaria com grandes baixas, especialmente nas primeiras gerações x86.

Afinal de contas eles tem que amortizar as despesas de investimento com a criação de máquinas novas :P.

PT

13. bsod

bsod Power Member

hummm... ya :(

mas eu tb n vou ser logo dos primeiros a comprar (assim poderia trazer alguns problemas iniciais que em futuras revisões nao traz :D). E o mini de certeza que a Apple n ker que suba de preço!

afinal é a "bomba" para cativar muitos pc users... (e tb espero que melhorem algumas coisitas, especialmente a gráfica e a entrada de som :P)

ha uma coisa ke m preocupa: os 1os mactels irão ter alguns problemas de compatibilidade, nomeadamente a nível de programas optimizados para G4 e G5? ouvi dizer que o rosetta so emula G3 :confused: . é que realmente n kero estar mt à espera que convertam tudo pa x86.... :(

bem, que se dane... vou arranjar um em abril, espero que as coisas melhorem... (e ate la, se calhar arranjo um melhor que o mini). let's wait and see :rolleyes:

14. timber

timber Zwame Advisor

É preciso fazer uma distinção entre o que um gajo tem e ainda serve e o que se vai comprar novo. Neste momento por exemplo não tenho praticamente nenhuma peça de hardware acima dessa categoria. Mas servem.

15. Encarnado

Nem G3 nem G4? :\ Eu ainda não passei do meio Gigahertz...

Provavelmente os 1ºs MacIntel terão bugs (comum na 1ª geração).

Esqueçi-me de dizer que aquando da transição Motorola 68K para PPC, houve varias versões de Mac OS.
    A 1ª versão para PPC foi o System 7.1.2 com a 1ª versão do PPC enabler (uma especie de extensão) em Março de 1994 que saiu com a 1ª geração PowerMac (6100/7100/8100 (80 Mhz)). O System 7 evoluiu até à versão 7.5.5 (1996?)
    O Mac OS 7.6 (foi nesta versão que o OS passou a chamar-se Mac OS) saiu em Janeiro 1997 (Mac com 68030 ou PPC).
    O Mac OS 8.0 saiu em Julho de 1997 (Mac com 68040 ou PPC)
    O Mac OS 8.1 saiu em Janeiro de 1998 (Mac com 68040 ou PPC)
    O Mac OS 8.5.1 saiu em Outubro de 1998 (Mac com PPC).

Temos 4 anos de suporte de OS para os Macs 68K. Deverá acontecer +/- o mesmo com a transição PPC -> Intel...

16. bsod

bsod Power Member

hmmm... se calhar vou esperar mais... venham os intel, e deixa-os ir... vou ver se apanho o comboio em movimento... é o mais acertado!

Off-topic: btw o sistema 7.5.1 num PPC (Performa 5200) corre cheio de bugs. É mesmo o sistema mais baixo para a máquina... mas como nao consigo arranjar o tal update de ROM não posso sequer instalar o 7.6... :(

17. timber

timber Zwame Advisor

Então e o Tiger quando saiu não tinha bugs em PPC?
    Porque é que o Tiger.4 ou.5 ou o Leopard em x86 serão significativamente diferentes?
    O hardware x86 é do mais batito e esmiufrado que há. Os próprios Mac já são quase PCs à excepção do processador. A Apple neste momento já deve ter mais dum ano de preparação especifica para a transição mesmo sem contar com as supostas versões anteriores do mac OS X x86.
    Além disso o primeiro Mac x86 é o PRIMEIRO. E só se tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão. A não ser que aconteça algo muito estranho os Mac X86 estarão 100% prontos a usar sem stress.

18. bsod

bsod Power Member

I hope you're right... :D

19. kidloco

kidloco Power Member

20. Encarnado

Procura no ebay... se puderes comprar coisas com cartao de credito :\
    O meu quando entregaram-mo já tinha o upgrade.

Timber: provavelmente a transição PPC -> Intel correrá melhor que a 68K -> PPC, já que não deverão fazer "Macs de transição" (6100/7100/8100/PB G3).
    Bugs no OS todos têm seja windows, linux, solaris, Mac OS...
    Espero que os 2 anos de transição dados pela Apple, sejam para refinar e passar todo o software para a plataforma x86/SSE2/SSE3 e deixar de usar o Altivec/Roseta senão tem que aguentar o PPC até terminar.

Partilhar esta Página