• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC +/- 1500

overside

Membro
Boa tarde estou a pensar adquirir um PC e fiz uma pesquisa aqui no forum e vi o que recomendam, gostaria de saber o que acham da minha configuração e o que podem recomendar.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500€ se conseguir guardar uns trocos melhor
Se estiver os saldos aparecerem posso esperar umas semanas :)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC + Monitor + Teclado

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) Forza - Call of Duty Warzone - Far Cry - Hitman
b) Edição imagem - photoshop
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização
e) Outra? Qual?

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
+/- 4 / 5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Nao queria porque nao percebo

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
54.88 > MSI MAG Forge 100M Vidro Temperado USB 3.2 RGB

b. Processador (Intel ou AMD)
258.90 > Processador Intel Core i5 12600 6-Core (3.3GHz-4.8GHz) 18MB Skt1700

c. Motherboard (chipset, formato)
158.90 > MOTHERBOARD B660 - PRIME A WIFI D4 ASUS

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
68.90 > 16GB DDR4 3600 MEMORIA RAM (2X8GB) CL18 G.SKILL RIPJAWS V BLACK

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
619.90 > Zotac Gaming Geforce RTX 3070 Twin Edge LHR 8GB GDDR6
401.52 > Zotac Gaming GeForce RTX 3060 Twin Edge LHR 12GB GDDR6

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
87.90 > SSD M.2 PCIE NVME WD 1TB BLUE SN570-3500R/3000W-460K/450K IOPS

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> penso nao ser preciso


g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
88.90 > FONTE NOX HUMMER X SERIES MODULAR ATX PSU 650W 80+ GOLD

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor - 169.99 - Monitor Gaming ASUS TUF VG247Q1A (23.8'' - 1 ms - 165 Hz - AMD FreeSync Premium)
Teclado - O QUE RECOMENDAM

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

nao preciso
10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

nao preciso


11) Contexto, comentários adicionais.


Preço final com a RTX 3070 = 1507.28
Preço final com a RTX 3060 = 1288.90

Vale a pena ter a 3070 e pagar mais 218€?
Esperar uns dias e o preço das gráficas baixar?

Obrigado
 
Boas,

A config que tens parece-me bem, à exceção da fonte.
Esquece as fontes Nox. São fontes de qualidade duvidável e por esse motivo, se repares noutras configurações aqui no forum, ninguém as recomenda.

Dentro do mesmo preço, e até mais baratas, tens de muito melhor qualidade.
Fractal Design Ion+ 660W Platinum Full Modular em promoção por 79.90 €. Mesmo que não apanhes a promoção desta Fractal, há mais opções bem melhores que as NOX.
Até podes considerar de menor potência dependendo da gráfica.

Em relação à gráfica se vais jogar a 1080p, como é o caso desse monitor Asus, uma RTX 3060, ou melhor RTX 3060 Ti, dão bem conta do recado.

A RAM entre 3600MHz CL18 e 3200MHz CL16 não vais ter muito diferença. Se encontrares 3600MHz CL16 dentro do mesmo preço, ficas um pouco melhor.

Para o teclado há bastantes variáveis a ter em conta.
Recomendaria mecânico, mas vai depender muito de quanto queres gastar, se full, tkl, outro formato, tipo de switches, se queres layout PT, etc.

Edit:
@overside só agora me apercebi que esse Monitor tem painel VA.
Não significa que seja mau, mas para gaming diria que o melhor é ir para IPS
https://forum.zwame.pt/threads/topi...comendacoes-na-1a-pagina.901597/post-12448493

No mesmo tópico para monitores do link acima, tens também algumas recomendações:
https://forum.zwame.pt/threads/topi...comendacoes-na-1a-pagina.901597/post-12448528

Para os teclados mecânicos passa neste tópico:
https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-de-teclados-mecanicos.872272/page-875
 
Última edição:
Também tens a hipótese de na gráfica ir pela rx 6700 xt. Fica em valores entre essas nvidia e nos jogos que mencionaste, acho que a AMD tem performance acima da equivalente nvidia.
Isto se não precisares do software da NVIDIA para encoding. Para gaming, ficas com melhor relação custo-benefício com a 6700xt.

Como te disse o jackFlash, essa fonte é para esquecer.
Seasonic ou Corsair gama média para cima ficas bem melhor servido.
 
Boas,

A config que tens parece-me bem, à exceção da fonte.
Esquece as fontes Nox. São fontes de qualidade duvidável e por esse motivo, se repares noutras configurações aqui no forum, ninguém as recomenda.

Dentro do mesmo preço, e até mais baratas, tens de muito melhor qualidade.
Fractal Design Ion+ 660W Platinum Full Modular em promoção por 79.90 €. Mesmo que não apanhes a promoção desta Fractal, há mais opções bem melhores que as NOX.
Até podes considerar de menor potência dependendo da gráfica.

Em relação à gráfica se vais jogar a 1080p, como é o caso desse monitor Asus, uma RTX 3060, ou melhor RTX 3060 Ti, dão bem conta do recado.

A RAM entre 3600MHz CL18 e 3200MHz CL16 não vais ter muito diferença. Se encontrares 3600MHz CL16 dentro do mesmo preço, ficas um pouco melhor.

Para o teclado há bastante variáveis a ter em conta.
Recomendaria mecânico, mas vai depender muito de quanto queres gastar, se full, tkl, outro formato, tipo de switches, se queres layout PT, etc.
Boa tarde
Obrigado pela resposta,

Em relação a fonte vou optar pela que mencionas-te 79.90 - Fractal Design Ion+ 660W Platinum Full Modular
Memorias por um preço bom só mesmo as 16GB DDR4 3600 MEMORIA RAM (2X8GB) CL18 G.SKILL RIPJAWS V BLACK

Em relação a gráfica encontrei a 541.90 - Zotac Gaming Geforce Rtx 3060 Ti Twin Edge Lhr, G.
619.90 > Zotac Gaming Geforce RTX 3070 Twin Edge LHR 8GB GDDR6

Achas que 78€ nao se justifica e ficar com a 3070 ?
Se decidir comprar a 3070 a fonte Fractal faz o serviço ?

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
 
@overside com a RTX 3070 ficas melhor, mas diria para veres a 6700xt que o @leocris te indica em particular se for mais barata que a RTX 3070 e até que a RTX 3060 Ti

Essa fonte chega perfeitamente para uma RTX 3070 + i5 12600 e ainda ficas com uma boa margem, mas como esse CPU até pode ter algum consumo ao ser puxado, se quiseres mais alguma margem vai para 750W.
Ainda assim com os componentes que indicas, acho não deves sequer atingir 300-350W.

Se quiseres mesmo uma boa fonte de 700-750W os preços já vão subir e custam no mínimo mais 18-20 €, tens por exemplo:
BitFenix Whisper 750W 80+ Gold Modular ~ 97 €

Editei o meu primeiro post. Vê também a parte do monitor.
 
A fonte fractal devia custar 120€. E a melhor fonte no mercado ate 80€ neste momento. A Nox e OEM chines apesar de ser GOLD , e tem miseros 2 anos garantia. A fractal tem 10 anos garantia, e full jap caps, e OCP esta para 746w, chega para uma 3080 quase lol...

Para uma RTX 3070 a Fractal 660P Platinum chega e sobra, essa grafica anda na casa dos 225w consumo.
 
@overside com a RTX 3070 ficas melhor, mas diria para veres a 6700xt que o @leocris te indica em particular se for mais barata que a RTX 3070 e até que a RTX 3060 Ti

Essa fonte chega perfeitamente para uma RTX 3070 + i5 12600 e ainda ficas com uma boa margem, mas como esse CPU até pode ter algum consumo ao ser puxado, se quiseres mais alguma margem vai para 750W.
Ainda assim com os componentes que indicas, acho não deves sequer atingir 300-350W.

Se quiseres mesmo uma boa fonte de 700-750W os preços já vão subir e custam no mínimo mais 18-20 €, tens por exemplo:
BitFenix Whisper 750W 80+ Gold Modular ~ 97 €

Editei o meu primeiro post. Vê também a parte do monitor.

onde arranjas esta fonte por 97€ BitFenix Whisper 750W 80+ Gold Modular, estou a procura mas nao encontro.

Obrigado pelos links vi estes dois monitores que se encontram no preço que queria
167.00 - Monitor LG 23.8" UltraGear 24GN600-B IPS FHD 16:9 144Hz FreeSync
150.23 - Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD

Compensa ter o IPS e ter o monitor a 144Hz ou vou para o ASUS TUF com 165 Hz, ha diferença? nunca tive um monitor
 
Não se podem mencionar lojas que não as que patrocinam o forum.
Como tal deixo-te o link da Amazon.es onde a Bitfenix está até mais barata:
https://tropicalprice.com/product/B01N0J8JKK

Mas tal como @DiogoAntunes disse, aquela Fractal por 80 € é um negócio a não perder.
Não encontras melhor fonte por aquele preço e tem 10 anos garantia. A Bitfenix só tem 7 anos.

Sobre o monitor, sim 165 Hz seriam melhores, mas ter de escolher entre VA de 165Hz ou IPS de 144 Hz, penso que é preferível, ir para IPS de 144Hz. Tens melhores cores, melhores ângulos de visão, ...

De qualquer forma se não te importares de dar a diferença, arranjas a versão IPS do Asus que mencionas acima, o Asus TUF Gaming VG249Q1A (FullHD, 165Hz, IPS), que consegues a rondar 180 €. Penso que é o melhor que consegues neste momento para este monitor.
 
@br0ck Há promoções que não estão marcadas como promoções, mas são promoções. Para teres noção a amazon espanhola tem essa fonte a 117€ vendida pela própria amazon. É o preço normal dela.

E relativamente ao resto da questão, chega perfeitamente para um 12600k e 6700xt. O importante é o cpu e a gráfica, e esses não chegam sequer aos 400w. O restante da build adiciona pouco, por exemplo um SSD consome uns miseros 7 a 8 watts, uma ventoinha nem aos 2 watts chega, um stick de DDR4 estamos a falar de uns 1.2watts

E já agora essa Aorus é de um patamar abaixo que a Fractal.
 
Última edição:
Tens avaliação na cybenetics e sim tem eficiência de platina mesmo. Também tem modo passivo da fan que é que estás a descrever, tens o interruptor de Zero RPM do lado de onde ligas os cabos.
 
Não precisas de mais. E acredita que tens muito mais do que 100w de margem. Tenho um sistema com um 12600k e uma 6900xt, em gaming o consumo anda perto dos 430w medidos na tomada, isto em jogos que puxam ao máximo, porque por vezes tens jogos que puxam muito menos que isso.
 
Não há incompatibilidade nenhuma. Podes usar sem problemas. Só numa ITX é que terias de utilizar uma SFX devido ao tamanho, mas poderias por exemplo utilizar uma fonte SFX numa build ATX com extensões de cabos, os conectores são os mesmos.

@br0ck mas já agora qual é caixa em questão?
 
Back
Topo