• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC 800€

xCarout

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
800€, para ser feita agora durante a black friday

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

A utilização vai ser principalmente gaming, mas também para fazer alguma edição de video/imagem e office



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não tem

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX

b. Processador (Intel ou AMD)
> O que tiver melhor preço/qualidade nesta altura, tinha visto o Ryzen5 3600 a 200€ ou Ryzen5 3600X a 215€

c. Motherboard (chipset, formato)
> Formato ATX, encontrei esta a bom preço: Motherboard ATX MSI B550-A Pro (113€), mas não tem que ser esta


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16gb (preferencia 2x8 de 3200mhz)
Vi uma G.Skill Aegis 16GB (2x8) 3200MHz CL a 53€, se me conseguirem dar opinião sobre esta ou sugerir outra melhor agradecia

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Melhor preço/qualidade possível (vi a GTX 1660 super a 200€)

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSd 500gb+/- (de preferência NVMe e uma hdd 1tb ou + se valer a pena)
Tinha visto a SSD M.2 2280 Corsair Force Series MP510b 480GB 3D TLC NVMe a 70€, se me conseguirem dar opinião sobre esta agradecia, ou sugerir outra melhor.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Não

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não tenho preferência em relação a ser semi-modular/modular, mas preferia uma da corsair ( tenho boas experiências com fontes desta marca)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
Última edição:
Vai para isto:

Intel Core i5-1
0400F ~ 140€ / AMD Ryzen 5 3600 ~ 200€
MSI Z490-A PRO ~ 130€ / MSI B450-A Pro Max ~ 75€
G.Skill Aegis 2x8GB DDR4 3200MHz CL16 ~ 53€
MSI Mech RX 5600 XT / Zotac RTX 2060 ~ 273€ / 300€
Western Digital SN550 1TB ~ 88€
Seasonic Core GM 500W ~ 60€
Zalman T7 (ou outra) ~ 25€
Wireless ~ 15€

Total: ~ 787€ (mín) / 816€ (máx)

A configuração Intel terá uma ligeira vantagem na maioria dos jogos, enquanto a Ryzen a terá em aplicações, permite fazer overclock (ainda que possas não ter muitos ganhos daí) e dá-te a possibilidade de trocar o CPU por um Zen 3 mais tarde.
Quanto à gráfica, a RTX é ligeiramente superior à RX 5600 XT e tem features que te devem interessar (DLSS e ray tracing).
 
Back
Topo