Problema PC a arrastar

CervejaMan

Power Member
Boas,

Como o título indica estou com um problema com o meu pc. Já venho notando que sempre que acabava de jogar um jogo qualquer (Dishonored sobretudo) o computador ficava lento. Mesmo sem jogar ele demora um bocado a abrir pastas, bloqueia sem razão aparente durante uns segundos, às vezes nem o cursor consigo mexer. À uns dias, aconteceu-me uma coisa estranha depois de jogar Hitman. Para além de estar lento, o som começou a arrastar e a ficar com um som metálico. Pensei que fosse do TS ou assim, meti um episódio de uma série que já tinha visto e a imagem estava a lagar e o som a arrastar-se. Fiz reboot, tudo ficou "normalizado" e esqueci.

Tenho jogado sempre LoL sem problemas, se bem que o LoL também não puxa muito. Hoje instalei o Far Cry 3 e ainda no cinematic de início de jogo deu-me o mesmo problema, a imagem começou a lagar e o som a arrastar-se. Desliguei o jogo e fui para o TS e o som continuava a arrastar, o pc lagado e o cursor aos saltos. Penso que seja da motherboard (para estar a afectar múltiplos componentes) mas não tenho certezas nem maneira de ter. De qualquer maneira, é o meu desktop, não tenho outro computador para usar enquanto este vai para diagnóstico e o semestre começa quinta-feira. O que posso fazer?

Obrigado pela atenção !
 
Peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas com o início do semestre isto esteve complicado. Feito isso tudo o problema mantém-se... mais alguma sugestão?
 
O processador é um i5 2500, a motherboard uma asus p8h67 com 4GB de ram DDR3 1333MHz, tudo isto na garantia (espero eu). De resto, tenho uma 8800 GT Alpha Dog Edition, que já tem uns aninhos, a fonte é uma NOX, só o disco é que tem sido passado de pc em pc. Aliás, é a parte do pc com menos score na avaliação do windows com 5.9. Será ele a causa dos problemas?
 
O Windows que tens é 64 bits? É obrigatório para 4GB de RAM.

Disco e gráfica poderão ser os elos mais fracos.
O melhor upgrade para esse sistema é um disco SSD e deixar o que tens para cópias de segurança, documentos, vídeos, etc.
Em segundo lugar seria a gráfica que com jogos mais recentes estará a sofrer bastante.

Para isso é preciso dispor de umas centenas de Euros e, desculpa-me o eventual abuso, pensar bem no investimento.
 
Sim, o Windows é de 64 bits. Eu estudo Electrónica e quando o pc começou a ficar lento pensei em memória/disco. Da gráfica, sei que já tem uns aninhos e já foi bastante abusada, mas continua a correr os jogos sem grandes dificuldades.

Quando ele, no Hitman, começou a distorcer som e imagem, fiquei com dúvidas quanto a ser da gráfica. Se fosse da gráfica, o jogo simplesmente crashava, fechava, ficava com blackscreen ou as cores todas trocadas. O costume, quando a gráfica não aguenta. Agora, arrastar imagem e som, pareceu-me falta de capacidade de processamento, talvez nos buses da motherboard. Isto por afectar duas partes do sistema, aparentemente distantes. A memória também é algo que tenho vindo a considerar expandir para 8GB, não é um investimento grande, mas duvido seriamente que me resolvesse os problemas todos. O disco, pelo que andei a ver na net, com programas de teste para aqui e para ali não está mau. Aliás, todas as ferramentas de teste que fui arranjado dizem que não há problemas a nível de disco nem de ram.

Um disco SSD já é um investimento quase tão grande como uma gráfica nova e não queria avançar sem ter a certeza que resolvia os problemas. Porque estar a melhorar de um lado, quando o problema está noutro é só afundar dinheiro. Há maneira de ter a certeza das coisas?
 
Acho que só mesmo com uma gráfica emprestada.

P.S.
Por acaso não actualizaste recentemente nenhuns controladores?
Por vezes os mais recentes não são os melhores.
 
Entretanto...
Já viste como andam as temperaturas?
Se não viste, usa o HWMonitor em fundo e depois analisa a coluna Max.
Também pode valer a pena testar os pentes de RAM um a um e eventualmente até em slots diferentes.
 
Back
Topo