eu acho que o limite de populaçao é importante, mas nao se deve tornar demasiado restritivo. no primeiro AoE a populaçao maxima era de 50! fazendo 1/2 duzia de trabalhadores para cada recurso, com 4 recursos... mais alguns barcos... e ficavas com uma força de ataque de 2 catapultas e 3 soldados, mais 2 arqueiros a defender a cidade. nao exactamente a minha noçao de diversao.
no AoE2 o limite na campanha era de 75, mas em MM podia ir ate 200. ja e um limite bastante razoavel, embora podesse subir mais um bocadinho, n fossem os tais problemas de performance.
já os jogos da blizzard vao ao contrario, de mais pra menos. no Warcraft2 o limite de populaçao nem era pressentido, e so la estava por causa da performance. com 2 jogadores cada um podia ter umas 500 unidades, com mais jogadores esse numero ia diminuindo. o StarCraft ja limitou a populacao tb a 200, mas n eram 200 unidades reais, cada uma ocupava um certo numero de posiçoes, normalmente pelo menos 2, limitando portanto o jogo. quando saiu o WC3 nem queria acreditar, limite de 90, com cada unidade decente a valer pelo menos 3! e como se n bastasse, assim que o numero de unidades passava dos 40 começavamos a perder recursos com a "manutençao"! joguei a campanha e nc mais toquei naquilo, nem devo voltar a tocar num jogo da blizzard, por mais historias de fadas madrinhas que eles mandem ca pra fora.
acho que para nao deixar os jogadores terem exercitos tao grandes deviam-se tentar outras formas, como pôr problemas reais, em vez de um edificio ter o tamanho de uma carroça e custar tanto como o treino de um soldado. se limitassem mais os recursos os jogadores passavam a dar mais valor àquilo que produzem, os recursos deviam implicar mais logistica, em vez de chegar a mina, pegar em sacos de ouro em bruto, levar para casa e transformar aquilo em pessoas, por magia.