1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC (AMD) "não arranca"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por NQ, 9 de Agosto de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 1500)

1. NQ

NQ Power Member

Boas

Então é o seguinte...tenho este PC:

(Componentes "novos" comprados no fórum (menos o CPU))
    - Board Asus A7V8X-X
    - CPU 1.33 (FSB 266 segundo o site da AMD)
    - 256 MB RAM Elixir
    - Gráfica GForce4 64MB

(Componentes em uso no outro PC, e a funcionar perfeitmente)
    - 1 Gravador de CD
    - 1 Leitor de CD
    - 1 Disco
    - 1 Drive de disquetes

A caixa e fonte são as mesmas também.

Depois de montado arranquei com o PC e ele ligou, ouviu sinal do disco, os leitores abrem e fecham, a ventoinha do cooler do CPU roda. Mas não aparece nada no ecrã, parece que não desenvolve. Visto que o meu PC pessoal é Pentium 4, não posso testar a board nem CPU. Mas testei a memória e a gráfica e funcionaram no meu PC.

Por isso ou é problema da Board ou CPU, ou é alguma incompatibilidade. Segundo o manual da Board ela aguenta a configuração de CPU FSB 266 com DDR400.

Já fiz o Clear CMOS duas vezes e não houve qualquer evolução. Já verifiquei os cabos e nada.

Alguém tem sugestões ?

Obrigado pela atenção

2. Thoth

Thoth Power Member

Isso quer dizer ou que a board está mesmo KO ou então que é mais um caso de bios corrupta (mais provável).
    Se for este o caso tens de arranjar alguem com uma motheboard com chip de bios igual (qualquer uma das A7N8X) e fazer um hotflash.
    O hotflash consiste em arrancar com o pc que funciona, com um disquete de arranque com a nova bios e o programa para fazer o flash (já não me lembro qual destes aflash.exe ou awdflash.exe) e com o pc em funcionamento retira-se o chip da bios e substitui-se pelo corrupto e faz-e o flash, depois tem de se ter cuidado para não reiniciar sem antes voltar a trocar o chip recém flashado pelo original. O chip flashado volta de novo para a motherboard com problemas e em principio se tudo correu bem arranca.

Antes de fazer o hotflash convém ler um pouco mais sobre o assunto para não correres o risco de ficar com duas boards paradas.

Está aqui um bom link para um tutorial:

http://www.nforcershq.com/forum/viewtopic.php?t=15104

3. NQ

NQ Power Member

Se a Board estiver marada não vou fazer nada disso, vou falar com o user do fórum que me vendeu e pedir o dinheiro de volta :)

Caso seja do CPU faço o mesmo.

Mas obrigado pela ajuda, mas a tua sugestão obriga a correr o risco de estragar outra board e isso eu não quero.

Notem apenas que o PC arranca, oiço sinais de vida das cenas, mas depois fica ligado mas não desenvolver nem aparece nada no ecrã.

4. apoc

apoc Power Member

ñ há beeps ?

5. NQ

NQ Power Member

Não há qualquer BIP, o PC fica ligado, consigo abrir e fechar drives ópticas, a luz de disquete fica ligada, o disco deixa de dar dinal de vida (apenas faz uns barulhos tipo escrita mal ligo o computador), e o ecrã a preto.

Não fiz qualquer update à BIOS para isto ficar assim (se tivesse feito mal).

6. apoc

apoc Power Member

e tens o speaker ligado de certeza ? ... pois devia dar pelo menos um beep ...
    ve se a grafica esta bem encaixada

7. NQ

NQ Power Member

Em relação às LED's e aos outros fios ali ao lado, estão todos encaixados segundo uma lógica. É que não consigo ver o que é "Ground" e o que não é. Como tal liguei os cabos nos sitios correctos no entanto, poderia pô-los ao contrário, então escolhi colocar de modo a que o nome do cabo em questão ficasse virado para fora, na fila de cima o nome ficou para cima, e na fila de baixo o nome ficou para baixo. Pelo menos o botão de ligar e parece-me também que o reset, estão bem ligados.

Será que devia dar mesmo um BIP ?

A gráfica penso que está bem encaixada, já vi as ligações várias vezes e não apanhei nada de estranho.

Edit: O "Speaker" deve estar bem ligado porque num dos 4 encaixes está escrito um S, que é de Speaker, e segundo o Manual está no sitio correcto.

Edit2: O "Reset SW" também tem um S desenhado. Agora estou baralhado. Mas será que algo deste género estará a causar o problema?

Última edição: 10 de Agosto de 2005
  8. apoc

apoc Power Member

é facil se queres ver se da bips tira-lhe a memoria fora ou a grafica .... senão der bips entao o speaker esta mal montado ...

no caso da memoria começa a apitar feita parva
    no caso da vga deve dar um beep longo seguido de 3 curtos ...

como te disse se sem estes componentes não der beeps então o speaker esta mal montado ... é q sem beeps e dificil diagnosticar o q pode estar mal por isso verifica isto se não for daqui então vamos a procura doproblema noutro lugar mas temos de ir eliminando hipoteses e esta é uma das mais comuns

9. NQ

NQ Power Member

Não dá qualquer BIP. Tanto com o fio do Speaker duma maneira, como de outra. 0 BIP's.

10. steelballzz

steelballzz Folding Member

boas

as fans ficam ligadas ou desligam-se passado uns segundos ?
    ja tentaste so com uma mem(vicios da dfi...)

epá.....

......scratches head.....

o cooler esta bem montado?

tentaste arrancar com a tecla insert pressionada?

tenta arrancar fora da caixa com o minimo de hardware só para ver se entras na bios.....ligas so o power da caixa para dares gáz á cena

epá...assim e dificl

dá noticias

cumps

11. NQ

NQ Power Member

Fica tudo ligado por tempo indeterminado.

Penso que o cooler está bem montado, está encaixado e a ventoinha funciona.

Estou a arrancar apenas com uma memória, 1x256MB. Já tentei nas várias slots e é a mesma coisa.

Já tentei arrancar só com o disco gráfica e disquete (ou seja sem os leitores ópticos) e não deu.

Iniciar o computador com a tecla Insert presisonada para quê? Não conheço essa :)

Edit: O que notei na board foi que uma das laterais dos encaixes dos cabos IDE não existe ou seja:

em vez de um rectângulo para o encaixe, o rectângulo está aberto do lado esquerdo mas encaixei bem o cabo. Nunca tinha mexido numa board de AMD mas suponho que não seja normal não sei. Na minha de P4 os encaixes são fechados.

12. steelballzz

epá

verifica bem os cabos todos

e começa a pensar em avaria grave

sory

se kiseres testar isso manda pm

13. steelballzz

tenta la o insert....não te consigo dar uma explicação técnica

mas com as dfi resulta bem

14. NQ

NQ Power Member

OK. Vou tentar. brb

Edit: Népias

15. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

Penso que seja o CPU. Tens que arranjar maneira de testar isso.

16. Thoth

Thoth Power Member

Mais uma vez reafirmo aquilo que disse, isso quase de certeza que é um caso de bios corrupta. Já aconteceu a centenas de pessoas que tem motherboards com o chipset nf2 (não só com asus), os sintomas são precisamente esses.
    Procura no google ou naquele forum que te indiquei que encontras esse problema aos montes. Geralmente resulta de aumentar o fsb muito de uma só vez.

Se não for isso, é a motherboard que está estragada, porque mesmo sem processador ou memória a motherboard deveria fazer bips.

Deves portanto pedir explicações a quem te vendeu a board...

cumps

17. NQ

NQ Power Member

Tenho novidades...

testei o PC com o CPU (2200) de um amigo meu e o PC arrancou e foi para a BIOS, depois não testei mais, mas se ligou em principio está tudo bem.

Testei depois o meu CPU no PC dele e o PC fez exactamente o mesmo que fazia o meu ou seja, nada. Arranca mas depois não faz nada.

É portanto do CPU suponho eu.

18. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

yup como eu tinha dito eheh

19. MaTreCo

MaTreCo Power Member

Encontrei isto no site da ASUS, não sei se ajuda:

Pode ser o caso do teu, e o CPU estar bom.

20. apoc

apoc Power Member

primeiro parece que alguém pensa q esta board tem nf2 mas não isto corre com kt400 ... logo um hotflash com uma a7n8x devia ser bonito

mete o fsb por jumper caso tenha em 100Mhz e ve se ela arranca e depois faz o update da bios ...

Partilhar esta Página