1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC Ameno e Silencioso

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por huntedbyafreak, 4 de Setembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 824)

1. huntedbyafreak

huntedbyafreak Power Member

Olá,

Queria por o meu computador mais silencioso.
    Após determinado tempo ou dependendo do uso que dou ao pc lá começa ele a fazer uma barulheira. Tenho a caixa aberta e o barulho parece-me vir do cooler do processador.

Aconselhar-me-iam algum cooler em especial tendo em conta uma relação de preço/qualidade para que ficasse com o meu pc silencioso?

Por outro lado gostaria de tornar a minha caixa mais arejada ou de alguma forma fazer com que as temperaturas dentro dela baixassem. Tenho apenas uma ventoinha (à excepção da da fonte) na parte de trás a mandar o ar quente para o exterior. Mais alguma dica?

Obrigado!

2. luikki

luikki Power Member

um cooler... depende do teu processador...sycthe ninja plus, é bom e silencioso
    e a gráfica? não tem fan?
    uma fan à frente aliada à fan traseira e uma boa arrumação dos cabos... são um bom remédio...

3. touromelga

touromelga Banido

boas e já agora que pc é que tens para termos uma idea, e já agora quando se trata de silencio não te safas assim, quanto mais ventoinhas meteres para arrefecer mais barulho há, reduzir as rotações destas implica mais aquecimento, portanto quanto a cooler há alguns bons mas, o que tens de ver é se compensa o investimento em peças novas , se notas mais barulho da ventoinha, provavelmente o cooler precisa de pasta termica nova para dissipar o calor , se dizes que o barulho aumenta ao fim de uma horas pode ser que como o processador não está a transmitir bem o calor para o dissipador a board aumente a velocidade da ventoinha para arrefecer tornando-se um pouco incomodo o barulho feito por esta...

é analizares o caso...

4. Romani48

Romani48 Power Member

um cooler mesmo silencioso é o Artic Cooler 7 e custa uns 15€..

porém podes optar por um cooler tipo Scythe Ninja 35€ ou um Tuniq Tower por 39€ e usa lo passivamente, assim barulho era = a 0 db mas também precisariamos de saber o teu sistema, pois nem todos os coolers são compativeis com todas as plataformas..

para a grafica recomendaria te um Vf-900CU da Zalman é silencioso e em termos de arrefecimento é 5*.. mais uma vez precisamos de saber qual é a tua grafica

depois quanto ao teu sistema, recomendo te usar pelo menos uma fan na frontal e na traseira, tipo Noctua que são super licensiosas..

depois nos teus dispositivos IDE usar apenas cabos redondos..

recomendo te também a mudar a pasta térmica dos teus dissipadores das boards.. podes é correr o risco de perder a garantia.. mas nem sempre tal acontece.. pelo menos com as ASUS não ;)

5. huntedbyafreak

huntedbyafreak Power Member

Obrigado pelos esclarecimentos!

Ora bem, tenho um P4 3Ghz, a motherboard é uma ASUS, placa gráfica Point Of View 6200 (qq coisa assim) que nao tem cooler.

A placa grafica mesmo nao tendo cooler, pode-se por-lhe um?
    Em relação à fan na traseira e na parte frontal, teria de arranjar uma caixa nova certo?

Então e a fonte, terá alguma coisa a ver com o assunto?

Em qualquer dos casos vou começar por levar o pc à loja e pedir para me verificarem a pasta térmica. Pela vossa descrição parece-me que está a precisar de levar uns toques. A ventoinha/cooler que faz mesmo mais barulho e se torna incómoda é a do processador!

Ja agora uma ultima pergunta. Eu que pouco percebo disto, vi umas imagens da Scythe Nija Plus e Tunic Tower e parecem-me uns autenticos monstros! Será que a motherboard aguenta com tanto peso?! 8|

6. luikki

luikki Power Member

a board aguenta com o peso... não te preocupes...
    quanto à caixa... depende do que tens....se não for uma caixa de sapatos de certeza qure podes colocar fans frontais e traseiras...
    com boa circulação de ar na caixa não precisas de pôr um cooler na gráfica....

7. hatelover

hatelover Power Member

- Schythe Ninja Plus + Pasta Térmica Nova
    - Duas ventoinhas de 120mm (SilentX ou Noiseblocker) silenciosas para manter o airflow (uma frente outtake e uma frente intake)
    - Cabos redondos para as drivers + arrumação do resto dos cabos do interior

Isto deve remover parte do barulho e ao mesmo tempo reduzir as temperaturas quer da caixa quer do processador!

8. Romani48

Romani48 Power Member

a grafica tem é cooler passivo ;)
    sim as pastas térmicas têm um determinado periodo de vida, normalmente nos 6 meses (máximo seguro)... depois disso desgastam se ;)

quanto ao peso.. nao te preocupes.. preocupa te é na caixa..

Partilhar esta Página