Dúvida PC antigo, o que lhe fazer?

nosfaratu

Power Member
Boas malta!

Não sei se aqui será a secção adequada para a minha duvida, mas aqui vai...

Dentro de algum tempo, o meu pai vai comprar outro o segundo PC para o escritório, neste momento estamos a usar este PC por causa do scanner da HP que tenho aqui só dar no xp, mas quando comprar o outro PC este vai ficar encostado..

img3486r.jpg


40134166.jpg




O que eu gostaria que vocês me dessem uma ajuda para melhorar o que esta la dentro, não querendo gastar muito dinheiro para poder jogar os jogos recentes se possível, talvez optando por material usado, e usando esta caixa.

54055406.jpg
77225646.jpg
15700707.jpg
40900197.jpg

35262028.jpg


Desde já o meu obrigado!;)
 
Bem, mais um fã dos clássicos como eu. Para jogar, num computador desses é quase impossível. Só se forem os chamados jogos da época, que surgiram na altura em que esse computador foi comprado.

Eu não ando muito a par dos jogos recentes, mas jogar algo recente nesse computador é impensável. Eu costumo dar-lhe outro tipo de utilidades tais como office, net e downloads. Por vezes, uso-os também para testar hardware.
 
Pois, este PC foi comprado em 2002,tem 10 anos.

A minha ideia seria do tipo, comprar algum hardware usado e montar um pc de jeito lol.

Porque se não fizer nada com ele vai ficar encostado, a outro pentium III acho eu lol que tenho dentro dentro de uma caixa..

Mas como me disseste talvez vá ser impossível.
 
Eu tenho aqui um P4 a 1.7Ghz, para te dar o exemplo. Ele tem uma placa gráfica de 256Mb e rola bastante bem um PES 4, um Vice City, um Trackmania. É claro que tens que fazer alguns ajustes às definições para conseguires, mas esse tipo de jogos ainda dá. Os mais recentes, só mesmo com upgrade a Board + CPU + Ram, etc.
 
Última edição pelo moderador:
Se tens estima por esse pc fazia isto:

Colocava pelo menos 2x512 sdram,
Arranjava uma ti4200 64 ou se possivel ti4600 128
Testa OC nesse p4, num igual há uns bons anos conseguia pelo menos 2.8...

Isto mantendo a base, cpu e a board, claro.
 
Obrigado pelas ajudas, então o mais certo que irei fazer será mesmo comprar RAM e talvez uma gráfica.

Porque agora quando o ligo à net, ele arrasta-se muito..

Obrigado mais uma vez ;)
 
Ires gastar dinheiro nesse pc não invalida aprenderes a usar outro OS.

Testa uma distro linux mais leve que vais ver que o problema não é de hardware.
Esse pc tem memória que chega e sobra para um sistema linux.
Ficas com um pc para fazer tudo sem arrastar.

Podes jogar na mesma, atravês do wine, ou mesmo jogos linux, atravês do Steam que está a ser portado, desura ou outro sitio de destribuição digital.

Tenho um toshiba A-60 p4-3.2 ghz 512 mb memória gpu-Ati radeon serie 9000 32 mb igp o portatil vai a caminho dos 9/10 anos usava windows xp, era um pau para funcionar sem arrastamentos.
Passado pouco tempo entrei no mundo linux instalei uma distro ubuntu e a mudança foi instantânea.
Com as mesmas specs o portatil era rapidissimo, sem breacks ou enpanques, como algumas vezes acontecia no xp.
Á pouco mais de um ano meti um pente de 1gb, e ficou com o max de memoria que este portatil aceita, meti não porque necessitasse mas apenas para ficar com o portatil no max. das specs.
Tenho-o aqui para usar uma vez ou outra e emprestar caso alguem necessite.
 
Última edição pelo moderador:
Upgrades para isso nem me passaria pela cabeça, só vais gastar € e não vais conseguir jogar nada com gráficos por aí além.
E já que vai ficar encostado, pegas e doas esse computador a uma instituição que precise. Sempre dá para fazer alguns trabalhos, navegar na net e jogar uns jogos da treta.
Entretanto juntas € para comprares uma coisa em condições e que efectivamente te possa oferecer o desempenho que procuras.
 
Boas


Sinceramente:
Hipótese 1: Jogar jogos recentes
Solução: Comprar tudo novo, a aproveitar no máximo a caixa (e é fortemente recomendado colocar uma fan para extrair ar), o disco como disco secundário e o Gravador de DVD caso a nova board tenha IDE

Hipótese 2: Jogar jogos antigos
Solução: 2x512MB Ram e uma gráfica AGP um pouco melhor, HD3650, HD2600, etc. Se possível um disco melhor.
Nota: Há títulos muito bons como Diablo, Diablo II, Batlefield 1942, Empire Earth (1 que é o melhor), MoA, Half Life, UT, etc, que correm bem nesse PC e correm de forma excelente com os upgrades indicados. Se queres gastar pouco, vai por aqui. Os jogos não têm de ser novos para uma pessoa se divertir.


cump.
 
Obrigado malta, pois a minha ideia era fazer assim uma especie de modding, nada de muito elaborado, mas como as posses nao são muitas, ia tentando arranjar bom material usado, e fazer umas coisinhas nele.

Drive de dvd, talvez nao seja assim necessária nos dias de hoje para mim..
O disco tinha que ser novo porque este aqui é muito pequeno..

Linux nunca usei, sempre foi utilizador de windows.. Nao deixo de parte essa hipotese agora assim de imediato.

Sim claro, nao é necessário serem jogos recentes para uma pessoa se poder divertir online, que é essa a minha intenção xD

A caixa que tenho, será que o tamanho dela é suficiente para as boards recentes? e os respectivos componentes?

Ele serviria para um PC secundário, tenho um HP DV6 6060-EP, para poder jogar um pouco mais exaustivamente :o

Cumps
 
Última edição:
A caixa que tenho, será que o tamanho dela é suficiente para as boards recentes? e os respectivos componentes?

A caixa é ATX e dá para qualquer board. Os principais problemas que podes ter são apenas 2:
- Fluxo de ar, a caixa não tem fan a extrair ar quente e é recomendável colocar uma (tem local para tal). Como não irás usar hardware de topo, desenrasca sem problemas mas é mesmo recomendável adicionar a fan.
- Atenção ao tamanho da gráfica. Mais uma vez, como não vais usar material de topo, na pior das hipoteses tens de mudar o disco um pouco para cima para não bater na gráfica.

Ele serviria para um PC secundário, tenho um HP DV6 6060-EP, para poder jogar um pouco mais exaustivamente :o

Não sei quanto estás a pensar gastar, mas como te disse, tens duas duas alternativas:
1 (jogar jogos recentes): Investir num PC novo
2 (jogar jogos antigos)

Para 1:
Base: LC Power SS v2.2 550W 37€; ASROCK A55ICAFE 63€; A4 3400 Dual core 2.7Ghz + HD6410D 58€; 2GB DDR3 1333 11€; Western Digital Caviar Blue 500GB 70€ = 239€
OK: Acrescentar uma gráfica dependendo da resolução do teu monitor, se for por exemplo a volta de 1280*1024 safaste com uma GT430 ou HD6570 de cerca de 50~55€
Nota: ou optar por material usado de desempenho sensivelmente idêntico, és capaz de poupar uns 100€

Para 2:
Base: deixar como está
OK: Upgrade à memória e gráfica, não vou listar o upgrade porque acho os preços tão descabidos que não considero uma opção viável
Nota: ou comprar usado, uns 50€ e deves conseguir uma gráfica e memória mas ficas sempre com um mau sistema. Disco terá de ser IDE, gráfica AGP, memória SDRam... Vais ainda demorar imenso tempo a encontrar isto tudo.
 
Boas!

obrigado FastBoy e aos outros pelas dicas, a primeira opção agrada-me, com esse material ou comprar outro um pouco superior usado, porque no material usado por vezes arranja-se bons negocios.

Isso de colocar o disco um pouco mais a cima nao há problema, tenho material aqui em casa para poder fazer recortes e coisas do género, também para furar e colocar a fan a extrair o ar quente.

Ja ando muito enferrujado no que trata a componentes para pc.. :S
 
A minha intenção era mesmo tentar fazer algo com a caixa e actualizar os componentes, do genero como me indicaram atrás :D

Mas nao peso nada sobre modding tenho que ler um pouco e ter umas ideias..
 
Back
Topo