Eu tambem devo estar quase a acabar, estou em Setariff.
Graças às reviews e opiniões como as que se lêm neste forum estava pronto para deixar à borda do prato este Gothic 4, mas felizmente a release do Two Worlds 2 foi adiada o que me motivou a dar uma esperança ao Gothic 4.
Tenho a dizer que sou um fan incondicional de RPGs mas nunca tinha jogado nenhum jogo da saga Gothic e estou a adorar o Arcania, e enfatiso mesmo a palavra adorar.
A nível de bugs já encontrei alguns mas nenhum afecta o gameplay, quanto muito poderão afectar a imersão. São bugs relativos a pathing e problemas de colision, normalmente na sequencia de saltos para as rochas que delimitam a area de jogo. Há ainda alguns diálogos em que se nota uma diferença no timbre entre frases provavelmente originadas por updates ao texto numa fase avançada em que já não dispunham do mesmo actor, mas é raro.
Quem me dera que a grande maioria dos jogos fossem tão bug free como o Gothic 4.
A performance tambem não me queixo. Estou a correr com tudo no máximo (incluindo shadows) a 1680x1050 num PC de 1000€ com 3 anos (PC do meu perfil), será pedir muito?
Quanto à linearidade que que acusam o jogo é inegável. O Arcania proporciona-nos uma aventura bastante mais linear que um Oblivion e mesmo que a de um Dragon Age, o que naturalmente condena o "replay value" deste jogo.
No entanto condenar um jogo só porque tem baixo replay value parece-me uma mentalidade bastante redutora, então o que diriam os fans do Uncharted por exemplo?
Há que ter em conta a qualidade da experiencia proporcionada pelo Arcania mesmo que esta se limite a um playtrough, e a esse nível posso dizer que o Arcania mete por exemplo o Oblivion num chinelo.
O mundo está ultra variado com detalhes deliciosos quer em termos gráficos quer audio, a imersão é total.
A historia é verdadeiramente cativante, começa muito fraquinha e cliché mas quanto mais se avança mais interessante fica, ao contrário do que acontece na grande maioria dos jogos.
Mas fui completamente apanhado de surpresa com um aspecto do jogo: como é possível um jogo onde o mundo se vai abrindo consoante avançamos no plot principal se tornar num paraíso para os
jogadores do tipo "explorer"?
Pois bem, eu sou um desses jogadores e estou deliciado com o Gothic 4 e a razão deve-se a mecânicas de jogo extremamente bem pensadas e implementadas.
Por exemplo são inumeras as razões para explorar todos os cantinhos do mapa, desde a recolha de ingredientes para poções, às centenas de chests escondidos que por vezes nos reservam o melhor loot do jogo, às passagens escondidas por paredes falsas, etc.
Mas a principal razão deve-se a um genial sistema de logs que faz com que o jogo registe todas as nossas acções. Por exemplo, se já matamos X lobos e nos é mais tarde pedida essa tarefa numa qualquer quest então a conversa da quest adapta-se e o heroi diz que já o fez concluindo a quest de imediato. Isto aplica-se a quests que envolvam quest items ou mesmo longos dungeon crawls: ao fazermos isso mesmo sem ter a quest vamos sempre poder apanhar os quest items que mais tarde serão pedidos e os dialogos adaptam-se sempre.
Para mim isto é um verdadeira delícia e portanto não tenho receio nenhum em dizer com total certeza que o Arcania é o jogo que deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer fan de rpg com um
Bartle test result maioritariamente "explorer".
Gostei ainda bastante de algumas features como o minigame de lockpicking, os efeitos das runes, os archotes, o sistema de crafting baseado na colecção de receitas sem obrigar a ganhar skill points para fazer receitas melhores (viva à coragem de banirem os grinds acerebrados que só estragam os jogos) e finalmente adoro o sistema de combate que me permitiu fazer um heroi de robe focado em magia elétrica e 2h weapons, um verdadeiro "glass cannon" mestre dos dodges e crowd control, estupidamente divertido de jogar
O mais fraco do jogo na minha opinião é mesmo a nível da costumização.
Foi para mim uma grande desilusão não poder criar um char e ter de usar um heroi pre-feito. A relativa simplicidade e linearidade das stats e skills tambem só contribui para agravar este aspecto.
No que toca a costumização, stats e skills eu diria que o Arcania está mais ao nível dos action/adventure games tipo God of War do que dum RPG clássico. Mas a verdade é que olhando ao gameplay é mesmo isto que o Gothic 4 é: uma aventura mais complexa que o habitual ou um "light"-RPG, mas independentemente do rotulo que cada um opte por lhe colocar a verdade é que o Gothic 4 é um jogo muitíssimo bom e divertido.
Para terminar convem apenas referir tambem como factor negativo (para mim, porque isto varia de pessoa para pessoa) que o jogo é demasiado fácil. Mesmo em hard é raríssimo precisar sequer de usar uma Health Potion, e isto vindo de alguem que está a jogar com uma build de "glass canon" vestido com cloth acho que é ilustrativo q.b.