PC Arcania: Gothic 4

não sei,mas o jogo deve ser muito grande e talvez podem andar de cavalo ou não,não podemos saber tudo de pormenores o que sai no jogo ,ja que o jogo saiu ontem acho eu.
 
Por o pouco que joguei, adorei os gráficos, mas a parte de conversa é que não gosto muito. Aquilo é um bocado lento e as opções de fala, estão muito grandes. Acho que devia ser algo mais subtil.
 
Pensava que estavas a falar em termos de jogabilidade.

Em termos de jogabilidade, parece o Oblivion, mas de qualidade, parece o Oblivion e o Dragon Age.

Nunca joguei o Fable.
 
Comecei a jogar hoje e o jogo faz-me lembrar o Oblivion....está com excelentes gráficos, apesar de não gostar de algumas expressões faciais e vozes irritantes. A história do jogo não me parece nada de especial mas o jogo faz um bom trabalho de nos deixar agarrados durante algumas horas seguidas :P.
 
Ou as shadows, eu quando tenho problms a esse nivel ponho sempre as shadows mais baixo, não se nota tanto e ajuda bastante. O jogo esta muito fixe, não acho assim tão linear como criticam, tambem é sempre a dizer mal, se é linear é linear se da libertade é porque estão perdidos.... Eu acho que o jogo esta mt fixe estou a gostar bastante
 
A série Gothic sempre me pareceu um bocado buggish. As animações sempre me pareceram um bocado forçadas e tanto estavas a andar (ou flutuar) no terreno como estavas totalmente em cima de uma árvore após um bug.

O hack and slash tb me parecia robotico, o que é aceitável num point'n'click mas não num RPG third person. Pelos videos que vi este 4º jogo parece bem melhor que os antecessores, mas tb já sei por experiencia que é sempre um jogo pesado e que acaba por não corresponder ao que se espera dele. Alguém já experimentou a sério?
 
É um RPG bastante linear e generico, este tipo de RPG é para quem adora o genero deste as suas bases mais simples.

Apesar de ser um gande fã de RPG's desde o Baldur's Gate, não consigo encaixar isto, prefiro poupar os €€ para algo bem mais refinado, trabalhado e complexo(historia, diálogos, personagens, etc..).
 
A série Gothic sempre me pareceu um bocado buggish. As animações sempre me pareceram um bocado forçadas e tanto estavas a andar (ou flutuar) no terreno como estavas totalmente em cima de uma árvore após um bug.

O hack and slash tb me parecia robotico, o que é aceitável num point'n'click mas não num RPG third person. Pelos videos que vi este 4º jogo parece bem melhor que os antecessores, mas tb já sei por experiencia que é sempre um jogo pesado e que acaba por não corresponder ao que se espera dele. Alguém já experimentou a sério?

Eu estou quase acabar o jogo. Posso dizer que encontrei pouquíssimos bugs, o combate a meu ver e dos pontos mais fortes do jogo e também não acho o jogo assim tão linear como os sites criticam.
Graficamente o jogo está muito bom mesmo, mas talvez um pouco pesado em PCs mais velhotes. No geral estou a gostar muito do jogo, poucos jogos me dão a sensação de estar na pele do herói e num mundo com um ambiente credível, e este faz isso tudo muito bem.
 
Eu tambem devo estar quase a acabar, estou em Setariff.

Graças às reviews e opiniões como as que se lêm neste forum estava pronto para deixar à borda do prato este Gothic 4, mas felizmente a release do Two Worlds 2 foi adiada o que me motivou a dar uma esperança ao Gothic 4.
Tenho a dizer que sou um fan incondicional de RPGs mas nunca tinha jogado nenhum jogo da saga Gothic e estou a adorar o Arcania, e enfatiso mesmo a palavra adorar.

A nível de bugs já encontrei alguns mas nenhum afecta o gameplay, quanto muito poderão afectar a imersão. São bugs relativos a pathing e problemas de colision, normalmente na sequencia de saltos para as rochas que delimitam a area de jogo. Há ainda alguns diálogos em que se nota uma diferença no timbre entre frases provavelmente originadas por updates ao texto numa fase avançada em que já não dispunham do mesmo actor, mas é raro.
Quem me dera que a grande maioria dos jogos fossem tão bug free como o Gothic 4.

A performance tambem não me queixo. Estou a correr com tudo no máximo (incluindo shadows) a 1680x1050 num PC de 1000€ com 3 anos (PC do meu perfil), será pedir muito?

Quanto à linearidade que que acusam o jogo é inegável. O Arcania proporciona-nos uma aventura bastante mais linear que um Oblivion e mesmo que a de um Dragon Age, o que naturalmente condena o "replay value" deste jogo.
No entanto condenar um jogo só porque tem baixo replay value parece-me uma mentalidade bastante redutora, então o que diriam os fans do Uncharted por exemplo?
Há que ter em conta a qualidade da experiencia proporcionada pelo Arcania mesmo que esta se limite a um playtrough, e a esse nível posso dizer que o Arcania mete por exemplo o Oblivion num chinelo.
O mundo está ultra variado com detalhes deliciosos quer em termos gráficos quer audio, a imersão é total.
A historia é verdadeiramente cativante, começa muito fraquinha e cliché mas quanto mais se avança mais interessante fica, ao contrário do que acontece na grande maioria dos jogos.

Mas fui completamente apanhado de surpresa com um aspecto do jogo: como é possível um jogo onde o mundo se vai abrindo consoante avançamos no plot principal se tornar num paraíso para os jogadores do tipo "explorer"?
Pois bem, eu sou um desses jogadores e estou deliciado com o Gothic 4 e a razão deve-se a mecânicas de jogo extremamente bem pensadas e implementadas.
Por exemplo são inumeras as razões para explorar todos os cantinhos do mapa, desde a recolha de ingredientes para poções, às centenas de chests escondidos que por vezes nos reservam o melhor loot do jogo, às passagens escondidas por paredes falsas, etc.
Mas a principal razão deve-se a um genial sistema de logs que faz com que o jogo registe todas as nossas acções. Por exemplo, se já matamos X lobos e nos é mais tarde pedida essa tarefa numa qualquer quest então a conversa da quest adapta-se e o heroi diz que já o fez concluindo a quest de imediato. Isto aplica-se a quests que envolvam quest items ou mesmo longos dungeon crawls: ao fazermos isso mesmo sem ter a quest vamos sempre poder apanhar os quest items que mais tarde serão pedidos e os dialogos adaptam-se sempre.
Para mim isto é um verdadeira delícia e portanto não tenho receio nenhum em dizer com total certeza que o Arcania é o jogo que deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer fan de rpg com um Bartle test result maioritariamente "explorer".

Gostei ainda bastante de algumas features como o minigame de lockpicking, os efeitos das runes, os archotes, o sistema de crafting baseado na colecção de receitas sem obrigar a ganhar skill points para fazer receitas melhores (viva à coragem de banirem os grinds acerebrados que só estragam os jogos) e finalmente adoro o sistema de combate que me permitiu fazer um heroi de robe focado em magia elétrica e 2h weapons, um verdadeiro "glass cannon" mestre dos dodges e crowd control, estupidamente divertido de jogar :)

O mais fraco do jogo na minha opinião é mesmo a nível da costumização.
Foi para mim uma grande desilusão não poder criar um char e ter de usar um heroi pre-feito. A relativa simplicidade e linearidade das stats e skills tambem só contribui para agravar este aspecto.
No que toca a costumização, stats e skills eu diria que o Arcania está mais ao nível dos action/adventure games tipo God of War do que dum RPG clássico. Mas a verdade é que olhando ao gameplay é mesmo isto que o Gothic 4 é: uma aventura mais complexa que o habitual ou um "light"-RPG, mas independentemente do rotulo que cada um opte por lhe colocar a verdade é que o Gothic 4 é um jogo muitíssimo bom e divertido.

Para terminar convem apenas referir tambem como factor negativo (para mim, porque isto varia de pessoa para pessoa) que o jogo é demasiado fácil. Mesmo em hard é raríssimo precisar sequer de usar uma Health Potion, e isto vindo de alguem que está a jogar com uma build de "glass canon" vestido com cloth acho que é ilustrativo q.b.
 
Para quem já jogou... que tal é a liberdade de acção neste Gothic?
Dá para ter aqueles momentos de pausa para meter conversa com um npc secundário só porque sim, roubar algo de uma loja porque o clerk estava distraído, ouvir rants decentes de personagens aleatórias no mundo, existem pormenores engraçados desse estilo? Presumo que pela conversa da linearidade que o jogo não permite multiplas escolhas nas conversas nem nada do género?
 
Nao Revenant nao da para esse tipo de coisas, para isso acho que devias ir para fallout new vegas que sai esta semana ou para a proxima. Le a Review que o vassago fez, esta 5 estrelas. Mas olha da uma chance ao jogo, não te vais arrepender, podes nao ter grandes escolhas mas tens e nao é do genero passar a frente os dialogos senão ficas a toa
 
Nao Revenant nao da para esse tipo de coisas, para isso acho que devias ir para fallout new vegas que sai esta semana ou para a proxima. Le a Review que o vassago fez, esta 5 estrelas. Mas olha da uma chance ao jogo, não te vais arrepender, podes nao ter grandes escolhas mas tens e nao é do genero passar a frente os dialogos senão ficas a toa

Pessoalmente estou cada vez mais exigente com os RPGs. Roleplay tem de ir muito mais à frente do que propriamente um jogo linear de acção com story telling senão começamos a ter fusões estranhas e jogos repetitivos.
Imersão é para mim um dos factores principais, quanto mais puder fazer melhor. Quando começo a bater em muitas 'paredes' a coisa começa a perder o interesse.
Ver se saco o demo. Tks.
 
Dá para ter aqueles momentos de pausa para meter conversa com um npc secundário só porque sim,
Sim dá.
Os dialogos chave da quest aparecem em letras verdes, os restantes são facultativos para efeitos de lore e imersão mas bastante interessantes na grande maioria dos casos.

roubar algo de uma loja porque o clerk estava distraído
Roubar por que está distraído ainda nunca encontrei, mas se há coisa que não falta no Gothic 4 são items isolados e chests nas diferentes habitações/abrigos/divisões e é essa a principal fonte de items no jogo, já que os drops são normalmente aquilo que os mobs usam e portanto material genérico de qualidade inferior (excepto bosses como é obvio).
No entanto os NPCs não reagem a esses "roubos", mesmo que o faças numa taberna ao lado do dono :P
Se procuras reações a roubo tipo Oblivion podes esquecer, mas embora gostasse disso no Oblivion tornou-se mais numa inconviniência ao final de algum tempo pelo que não senti falta nenhuma disso no Gothic 4 (gostos...).

ouvir rants decentes de personagens aleatórias no mundo, existem pormenores engraçados desse estilo?
O mundo do Gothic 4 está "vivo". Os NPCs mudam de lugar constantemente e não só ouves rants e comentários genéricos como as escolhas que fazes têm impacto imediato nos diálogos, mesmo dos NPCs genéricos.
Por exemplo logo no início se matares todas as cabras do teu rebanho quando fores ter com a Alma ela reagerá com bastante indignação e fica muito triste. Se matares só algumas a indignação é menor, e se nao tocares no rebanho ela nem fala no assunto.

Presumo que pela conversa da linearidade que o jogo não permite multiplas escolhas nas conversas nem nada do género?
Presumes mal.
Embora por exemplo não tenhas liberdade total como no Oblivion, ou escolhas com impacto significativo na ordem das zonas a visitar como no Dragon Age, a verdade é que há plot twists e escolhas que influenciam o path que seguimos, simplesmente têm um impacto menor e limitam-se até ver a 2 opções, A ou B.
Para não dar grandes spoilers vou-me limitar a dizer que essas escolhas podem por exemplo afectar a dungeon que irás fazer de seguida, não sendo portanto possível fazer as 2 dungeons. É claro que haverá gente a achar que isto é razão q.b. para um segundo playtrough, mas na minha opinião não é suficiente para o justificar.

Imersão é para mim um dos factores principais, quanto mais puder fazer melhor.
Idem para mim, no entanto mesmo com todas as suas restrições o Gothic 4 é dos RPGs onde estou mais imerso, muitíssissississimo mais que estive por exemplo no Oblivion e mesmo assim adorei esse jogo.
Imersão não se pode avaliar por features, reviews e opiniões de forum, depende de muitas variáveis.
Diria para experimentares o demo sim, mas o demo infelizmente é estupidamente limitado e passa uma ideia muito errada...
 
Última edição:
Back
Topo