PC Arcania: Gothic 4

Instalei o demo pela Steam ontem à noite e não sei porquê mas não consegui correr o jogo com mais de 20fps, drops para 10, o que tornou aquilo injogável. Estranho porque até agora ainda não encontrei nenhum jogo que não corra ao máximo com pelo menos 60fps. Será que foi por ser da Steam ou o jogo está realmente pesado? o_O
 
O meu é retail por isso não faço a mínima ideia se será problema do Steam Revenant, o que sei é que não és o único a queixar-te disso, muito pessoal diz que tem problemas de performance com o Gothic 4 e até já vi um comparativo alemão com o 2 Worlds Two em que dizem que o Two Worlds tem areas mais vastas, mais variadas e corre com uma performance muito melhor... Atendendo a que ainda por cima o Two Worlds 2 até multiplayer tem acho que fica obvio que o Gothic 4 sofre mesmo de má optimização.

O que me surpreende é que tenho sempre o FRAPS ligado e comigo ele está sempre entre 25-50 fps com tudo no máximo (apenas shadows estão em medium) a 1680x1050 e o meu PC (vê no perfil) está longe de ser uma grande máquina, ainda para mais tenho neste PC ainda a bosta do Vista 32bit e já não o reinstalo nem actualizo drivers à quase 1 ano e meio...
A unica coisa que me ocorre é que o jogo faça muitos swaps em disco, e nesse caso posso ter alguma vantagem porque por acaso tenho-o instalado no WD Raptor 150gb do SO porque curiosamente o meu desleixo com a máquina tem sido tanto que já nem espaço tinha no disco de instalações de jogos :P

Btw, devo estar mesmo mesmo no fim e agora pela 1ªvez encontrei um plot twist com 3 opções em vez de duas, o curioso é que consegui usar os 3 caminhos e mamar a exp dos mobs e os chests dos 3 :P
 
Instalei o demo pela Steam ontem à noite e não sei porquê mas não consegui correr o jogo com mais de 20fps, drops para 10, o que tornou aquilo injogável. Estranho porque até agora ainda não encontrei nenhum jogo que não corra ao máximo com pelo menos 60fps. Será que foi por ser da Steam ou o jogo está realmente pesado? o_O

Ser Steam ou Retail o problema é o mesmo, o jogo está horrivelmente optimizado, melhor, não está optimizado, está a "bruto".
As variações de fps entre um dia de sol no meio de uma floresta e um dia de chuva numa aldeia conseguem ser de 30-40fps de diferença, um absurdo.

Do que joguei até agora achei o Risen bem superior em relação a este, sobretudo a nivel de historia e dialogos, bem mais cativante...este aqui apresenta é um combate ligeiramente mais fluido, se bem que o "roll,hit..roll,hit" tornam o jogo super facil, mesmo no modo mais dificil.

Outra coisa que não gostei foi do loot, por exemplo o Two Worlds apesar dos seus defeitos apresentava uma progressão de loot muito boa, aquela sensação de constante evolução, neste aqui nem por isso.
 
Última edição:
Então fico de fora neste RPG. Estar a comprar o jogo para correr o risco de breakar assim não vale a pena.
FPS drops completamente malucos, não entendo como é que as empresas mandam os jogos cá para fora neste estado.
 
Então fico de fora neste RPG. Estar a comprar o jogo para correr o risco de breakar assim não vale a pena.
FPS drops completamente malucos, não entendo como é que as empresas mandam os jogos cá para fora neste estado.

O que apresentei foi um caso em concreto, no decorrer do jogo não é assim de um momento para o outro, mas sem duvida que está muito mal optimizado.

Se o conseguires arranjar por um preço baratinho, onde por exemplo o Vassago comprou, tipo em retail, és capaz de não ficar assim muito mal, mas claro, depende do gosto de cada um.
 
Eurogamer Review - 4/10

Beneath Arcania's often outstanding art direction and technical achievement lies a dry spreadsheet of must-have RPG elements, none of which is sufficiently developed to compel and all of which fail to balance against one another. But its ultimate failing is that it treats you like a heel. It neither mentally nor materially rewards the player, which is absolutely fundamental to an enjoyable RPG.

-----

IGN Review 7.5/10

While the PC version is certainly superior to the console port, Arcania: Gothic IV does very little to progress the genre – particularly in mission structure and storytelling areas – but what it ultimately does deliver is a loot-heavy dungeon crawling experience that doesn’t tax your skills. Instead it lets you leisurely enjoy the world and kill a lot of goblins and swamp flies along the way. In this way, the Gothic series has always filled in a more casual space than similarly minded RPGs. The combat has a decent level of depth, the island is sprawling though certainly not truly open-world, but at least varied and detailed. The story is distracting and disposable – kind of enjoyable but never subtle. It’s not going to please hardcore D&D purists or gamers looking for the next Elder Scrolls, but as a middle ground between deeper entries and linear adventures, Arcania: Gothic IV hits its stride.
 
Última edição:
Concordo com o 7.5 , ate ia aos 7 agora 4 em 10 nao mesmo, acho um excesso...Honestamente acho que essa parte de nao recompensar o jogador muito injusta, basta as paisagens e o mundo em si, ok mentalmente como eles dizem não é grande desafio mas isso ser causa de uma nota tão ma...
 
este aqui apresenta é um combate ligeiramente mais fluido, se bem que o "roll,hit..roll,hit" tornam o jogo super facil, mesmo no modo mais dificil.
Nem mais, então quando se apanha a espada Blood Harverster atinge mesmo o rídiculo... é um jogo muito casual, totalmente "easy mode" e isso para mim é um defeito significativo porque reduziu o meu índice de diversão tornando mesmo as lutas com bosses em actividades triviais.
No entanto há que salientar que nem todos pensam e jogam da mesma forma portanto dizer que isso é bom ou mau não passa de uma opinião, o relevante é descrever bem as coisas para que cada um possa fazer o seu julgamento pessoal.

Prefiro o Dragon Age e os Mass Effects ao Arcania, mas estou prestes a terminar este jogo e com um balanço claramente positivo do tempo nele gasto.
O Risen não opino porque nunca joguei. Parece-me um excelente RPG tambem, infelizmente saiu numa altura em que estava ocupado com outras coisas e ficou de lado, timing por vezes é tudo...

Na minha opinião esta linha da review da IGN resume bastante bem as coisas:
It’s not going to please hardcore D&D purists or gamers looking for the next Elder Scrolls, but as a middle ground between deeper entries and linear adventures, Arcania: Gothic IV hits its stride.
Já a review da Eurogamer é... ummm... enfim é uma review da Eurogamer que não foge à "qualidade" de serviço habitual desse portal :P
Mas tem certamente alguma utilidade nem seja para servir apostas do tipo: será que o reviewer jogou mais ou menos de 1h desta vez?

Não sou accionista da Jowood nem dos seus concorrentes e nem sequer preciso que o jogo tenha alguma popularidade visto que não tem multiplayer nem MOD tools, por isso estou-me a borrifar se vendem 1 unidade ou 1 milhão.
Acho que para quem tem mais jogos que lhe interessem neste momento o Arcania é dispensável.
Para mim está a servir o propósito de ocupar o tempo enquanto espero pelo Two Worlds 2, e de seguida jogarei o Fallout New Vegas, The Witcher 2, Dragon Age 2, The Hunted, etc...
Sou consumidor de RPGs e quando saiem relativamente espaçados interessam-me todos :P

Importante é ter sempre presente a noção que nem todos valorizam os mesmo aspectos de cada jogo de igual forma. Convem sempre saber ler as reviews e filtrar a informação à procura de dados concretos que nos interessam.
Neste jogo passou-se exactamente isso comigo: tinha ignorado totalmente o Arcania devido ao que lia, não encontrava nadinha que me interessasse, e se não fosse o Two Worlds 2 ter sido adiado ainda hoje desconhecia o jogo e este tópico.
A verdade é que mesmo não sendo um jogo perfeito o Gothic 4 já me ofereceu muitas horas de divertimento e portanto revelou-se para mim uma agradável surpresa :)
 
Por acaso cheguei a fazer download do demo na Steam e corro o jogo acima dos 40fps
a 1280X1024 com tudo a ultra excepto as shadows que estavam a high e as particles a medium.

Corri tambem o jogo a 1080P na TV e o minimo que me fez foi 28fps na aldeia.
O jogo está pesado para os gráficos que representa, mas já vi piores.

Verifiquem se tem as graficas actualizadas
 
Finito!

Deixo umas imagens da minha aventura pelo Gothic 4 (links apenas porque alguns poderiam considerar spoiler):
http://img202.imageshack.us/img202/8762/arcania1.jpg
http://img811.imageshack.us/img811/8624/arcania2.jpg
http://img259.imageshack.us/img259/263/arcania3.jpg
http://img100.imageshack.us/img100/7578/arcania4.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/4488/arcania5.jpg
http://img63.imageshack.us/img63/4990/arcania6.jpg
http://img222.imageshack.us/img222/5593/arcania7.jpg
http://img840.imageshack.us/img840/6862/arcania8.jpg
http://img138.imageshack.us/img138/2946/arcania9.jpg
http://img251.imageshack.us/img251/9223/arcania10.jpg
http://img221.imageshack.us/img221/2874/arcania11.jpg

No final da aventura estou contente, foi tempo bem passado.
É um RPG ligeiro, mais um adventure game que um RPG puro. A review da IGN parece-me relativamente correcta.
Começou fracote mas o interesse esteve sempre a crescer desde o 1º ao ultimo minuto e talvez por isso não me tenha dado descanso enquanto não o acabei.
Só lamento mesmo é que até na dificuldade máxima (Gothic), e sempre a usar cloth com build hibrida, e mesmo assim só o ultimo boss é que me matou 1 vez e me obrigou a tomar poções...
Era porreiro que saísse um mod que corrija esse aspecto do jogo, mas mesmo assim ofereceu-me aspectos interessantes q.b. para umas horas bem passadas :)
 
acabei de comprar o gothic 4 a um bom preço (depois de muitos anos sem jogar RPG´s á uns dias joguei o dragon age 2 na brincadeira e o vicio pelos RPG´s voltou de novo)

epa instalei os 3 patches oficiais do gothic 4 e o jogo ficou simplesmente BRUTAL , é simples é divertido de combater , os movimentos de rolar e saltar para os lados para nos desviarmos dos ataques estao excelentes... sem palavras , a sério que nao entendo as criticas todas que este jogo tem obtido... graças a deus que existem demos para muitas vezes podermos ver por nós mesmos a realidade das coisas

a meu ver o gothic 4 bate o dragon age 2 a milhas mesmo! em jogabilidade e em grafismo

este vai ser o meu novo vicio enquanto o the witcher 2 nao chega :)
 
acabei de comprar o gothic 4 a um bom preço (depois de muitos anos sem jogar RPG´s á uns dias joguei o dragon age 2 na brincadeira e o vicio pelos RPG´s voltou de novo)

epa instalei os 3 patches oficiais do gothic 4 e o jogo ficou simplesmente BRUTAL , é simples é divertido de combater , os movimentos de rolar e saltar para os lados para nos desviarmos dos ataques estao excelentes... sem palavras , a sério que nao entendo as criticas todas que este jogo tem obtido... graças a deus que existem demos para muitas vezes podermos ver por nós mesmos a realidade das coisas

a meu ver o gothic 4 bate o dragon age 2 a milhas mesmo! em jogabilidade e em grafismo

este vai ser o meu novo vicio enquanto o the witcher 2 nao chega :)

Compraste onde?
Quando foram feitas as reviews não tinham sido ainda lançados os patches, eu propio joguei a demo e a performance era deplorável.
 
Compraste onde?
Quando foram feitas as reviews não tinham sido ainda lançados os patches, eu propio joguei a demo e a performance era deplorável.

pois foi por isso que na altura nao prestei atençao ao jogo e as reviews eram fracas

mas comprei agora o dvd em segunda mao por um bom preço a um amigo que me garantio que o jogo estava brutal ,

o ultimo patch se nao estou em erro é de fevereiro de 2011

sao 3 patches de 40mb cada que tens de instalar por ordem exacta (se quiseres eu faço upload aqui , editei o nome da numeraçao dos patchs para nao haver enganos na instalaçao)

olha que recentemente joguei "the witcher enhaced edition" + "oblivion" + "dragon age 2" e este jogo bate de longe tudo o que ja tinha jogado , a jogabilidade esta brutal e muito divertida e o jogo corre fluidamente mesmo em computadores mais modestos (basta desligar os detalhes excessivos das sombras e blur em alguns pcs)

ps: é uma pena que as primeiras versoes dos jogos desta companhia sejam sempre lançados cheios de problemas e com má optimizaçao (ja no gothic 3 foi a mesma situaçao) mas com o tempo os patches têm resolvido sempre esses problemas
 
Só pelo Gothic I e II vale a pena comprar o bundle. O Gothic III já está significativamente mais polido utilizando o Community Patch, embora o jogo em si seja bastante inferior aos antecessores. O ArcaniA é somente medíocre.
 
Back
Topo