1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC até 600 euros [urgente]

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por inorganic, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 72; Visualizações: 5478)

1. Olá a todos.
    Depois de passar 3 ou 4 dias a navegar em vão à procura de uma solução para o meu problema... decidi vir falar directamente convosco, em vez de andar a por ai a engonhar. Pelo que tenho lido, penso estar no sítio certo para o que pretendo. Espero que me possam ajudar...

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    Torre: Entre 500, 600 euros... (se valer mesmo mesmo mesmo a pena, cometo um acto de loucura e vou até aos 700).
    Monitor: Entre 150, 200 euros.

2) Quando vais comprar o computador?
    Ontem. Assim que tenha uma configuração que me convença... Tenho mesmo muita urgência, neste momento estou a (tentar) trabalhar num Pentium III a 500 MHz, acho que isso diz tudo...

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Precisar precisar, só preciso da torre... (ainda tenho um CRT 17'' SAMTRON que vai dando para desenrascar), mas já agora, se me puderem indicar um bom monitor tft entre 22'' e 24'', agradeço...

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?
    Intel

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que se vai jogar)
    Sobretudo para trabalho, no entanto, se resolver experimentar algum joguito (leia-se jogo recente) não queria muito bater com o nariz na porta.

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    Sim. Alguns adobes CS4... Illustrator, Photoshop, Indesign.
    Ah, and last but not least... 3d studio max. Eu sei que o orçamento não é o suficiente para ter uma mega-hiper-bomba... no entanto, preciso de começar a aprender 3d (sobretudo para 3d's de arquitectura), ou seja, dentro do que o orçamento permite tenho de conseguir trabalhar em 3d.

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    400 ou 500 gigas é suficiente. Não quero raid.

9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    DVD-RW

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    Não

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Tchh... 3 ou 4 anos.

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    Entre 22 e 24 polegadas

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    Penso que sim... O Vista, acho que é meio pesadão, mas falaram-me que o XP não reconhece a 4G de RAM...

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Loja física. Porto/Gaia

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Tenho visto os preços na *****, disseram-me que têm bons preços... mas estou aberto a sugestões.

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Acho que não.

17) Vais fazer Overclock?
    Também não.

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    Vou pedir para montar na loja... montar coisas às peças só Legos mesmo...

Fim do Questionário

Torre - Esta é a configuração que me deram na loja:

Monitor - Falaram-me destes 2, não sei se são grande espingarda:

Asus VH226H
    Samsung - 2343NW TFT 23Pol

Agradeço desde já a ajuda prestada. Obrigado a todos.

2. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Hmm..

Muda de fonte para uma lcpower.
    Essa grafica não é mais indicada para trabalho em 3d..ve as firegl e as Quadro mas ainda tlz seja melhor aumentar o orçamento
    Mete RAM a 1066mhz em vez de 800
    Qual a diferença de preço entre esse processador e o Q6600 nessa loja?

Cumps

3. RSC

RSC Power Member

Intel Core 2 Q6600 G0 Quad Core 175.90€
    Asus P5Q SE2 107.90€
    Teamgroup Elite PC2-6400 Dual Channel 4Gb (2x2Gb) 58.90€
    Western Digital 500Gb 7200 Rpm S-Ata2 32mb 65.90€
    OCZ StealthXStream 600W 61.98€
    Gigabyte Radeon HD4850 MULTI CORE 1Gb DDR3 (PCI-E) 166.25€
    Cooler Master Elite RC-340 36.11€
    Samsung SyncMaster T220 227.90€
    Samsung SH-S203B Sata Black Bulk 26.38€

Total: 927.22€ (Preços MPinfor)

Com placa de video profissional seria, 760,97 € + ...

PNY NVIDIA QUADRO FX370 256MB DDR2 PCI-E DUAL DVI* 125,70 €

Ou

ATI FIREGL V3600 256MB PCI-E DUAL DVI* 171,20 €

(Preços Globaldata)

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  4. As placas de video que indicaste não têm grande performance em jogos, pois não? (se calhar com este preço não posso mm ter tudo)
    Já estou a ver que por 600 euros, é complicado ter uma torre decente...

hum...Não me aparece esse processador.... Só tem estes

5. cmrosado

cmrosado Power Member

A configuração que te fizeram na loja está boa (já não ficas nada mal assim) mas podia-se mudar uma coisita ou outra.
    As sugestões do madcaddie tambem são boas (LC-Power 550W Green Power). Eu sugeria ainda uma mudança na gráfica.
    Não creio que seja importante a memória da gráfica ser de 1GB. Assim sendo acho que podias ou ir para a 9600GT de 512MB que arranjas por menos de 100€ ou ir para a HD4830 que para jogos é melhor que a 9600gt e que custa 119€.

Monitor recomendo este: Monitor Samsung TFT 22" 223BWide Black (5ms).
    É de 22'', tem DVI e a ***** é uma das lojas do país em que esse monitor está mais barato: http://www.*****.pt/precos/produtos.php?catalogo=&Prod_ID=25867&m_ordem=1&dmp= (mais barato só na *****)
    Dos outros dois que te aconselharam o melhor é o Asus.

O Q6600 é melhor que o Q8200 mas por quase nada. Não vale a pena perderes o sono por isso.

6. Dúvidas...

1. Pack 2x 2048Mb DDR2 GSkill PC2-8500 (1066)
    Da ram que falaram a 1066 tem várias (tipo CL5 PK, PI, PQ), não sei qual a diferença entre elas...

2. A GSkill é uma boa marca? Li alguns posts em que diziam que a kingstone era melhor. Vale a pena a diferença de preços?

3. O mesmo se passa em relação aos discos Maxtor... recebem bastantes criticas, em contrapartida aos Seagate e WD. Vale a pena trocar?

4. Do processador Q8200 para o Q8300 são 30 euros de diferença... vale a pena?

5. Motherboard... tou completamente às aranhas. Vi que em muitos posts vocês recomendam uma Asus "não sei que" PRO... não se é melhor ou pior do que a que tenho na configuração (ver imagem).

Desculpem estar a fazer muitas perguntas e a ser um bocado chato... Como ainda vou investir algum, não queria meter a pata na poça. Além do mais, se tudo correr bem, só volto a chatear para ai daqui a 3 ou 4 anos.... :P

7. rena

rena What is folding?

2-Tenho umas memorias GSkill num pc ca de casa e nao tenho problemas!Na minha opiniao e o contrario...kingstone fica um bocado a perder.
    3-A nivel de marcas...acho que esta ela por ela...ve reviews e tira tu as conclusoes.
    4-Na minha opiniao...guarda os 30e e investe numa PSU melhor.

8. cmrosado

cmrosado Power Member

1 e 2- Vê a diferença entre Ram ddr2-800 e ddr3-1333: http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/ddr2-800-vs-ddr3-1333.html
    É perfeitamente neglijenciável. ddr2-1066 é melhor que ddr2-800 mas é quase a mesma coisa.
    GSkill é uma boa marca.
    3 - A mesma coisa das memórias. Os da Samsung são tambem muito bons se forem Spinpoint F1.
    4 - Não sei. Mas acho que eram mais bem gastos aí (ou na gráfica) que nas memórias por exemplo. Em todo o caso, e mais uma vez, é uma diferença minima.
    5 - Motherboards, a mesma coisa. Entre P5QL Pro, P5QL-E ou P5Q SE que venha o diabo e escolha. Naquilo que é essencial e que tu vais precisar são iguais. Tanto faz.
    http://www.asus.com/products_compare_show.aspx?array_model=2272,2307,2428,2581&l1=3
    6 - Mudar mesmo era a gráfica e o monitor. Podes mudar outras coisas mas as diferenças são minimas. Mesmo que tomes opções erradas o erro não é grande. No stress. Como disse no inicio a configuração que te fizeram na loja é jeitosa.

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  9. Boas pessoal,
    Vou propor 2 configurações para ver se chego a alguma conclusão...

Configuração 1:

Configuração 2:

Processador Intel Core2 Quad Q8200 2.33Ghz 4Mb FSB1333 Box 162,20 (nesta loja não tem o Q6600 e para Q8300 são mais 30€)
    Motherboard Asus Skt775 - P5QL PRO iP43 86,90 €
    Pack 2x 2048Mb DDR2 GSkill PC2-8500 (1066) CL5 PQ 61,90 €
    Disco Seagate SATA-2 500Gb 7.200rpm 32Mb 58,80 €
    Fonte LC Power 550W Green Power 140mm V2.2 42,00 €
    Caixa NOX Coolbay Basic Black 37,70 €
    DVDRW LG GH22NP20 22x Black bulk 21,00 €
    Placa Gráfica ???????

Total: 470,50€ (Preços *****) (sem placa gráfica)

A minha principal dúvida vai para a escolha da placa gráfica, penso que entre os restantes componentes as diferenças não devem ser muitas... Como referi, gostava que fosse fixe para trabalhar em 3d e para jogos, se não for pedir muito... Não sei se compro GForce ou Radeon, se compro com hdmi, ou se há uma grande diferença entre marcas, como a Asus, a Powecolor, a Gigabyte.

Placas Gráficas:

PNY NVIDIA QUADRO FX370 256MB DDR2 PCI-E DUAL DVI
    ATI FIREGL V3600 256MB PCI-E DUAL DVI

São próprias para 3d, será que tb se desenrascam em jogos?

Gigabyte Radeon HD4850 MULTI CORE 1Gb DDR3 (PCI-E)

Mais para jogos do que para 3d?

Asus GeForce PCI-E 9600GT 1Gb GDDR3

Foi a que me escolheram na loja... não faço ideia... suporta hdmi e tem umas cenitas exclusivas da asus...
    Estou aberto a sugestões de outras placas, assim como monitores...

Monitores:

Samsung SyncMaster T220
    Samsung TFT 22" 223BWide Black (5ms)
    Asus VH226H

Muito obrigado a todos pela vossas participações.
    Continuação de um bom fim de semana (o que resta...)

Última edição: 1 de Março de 2009
  10. cmrosado

cmrosado Power Member

Já vais nos 700€...
    Com esse valor já começa a fazer sentido por AMD (X4 920) em vez de Intel.

Eu voto na segunda configuração por ser mais barata e por ter um desempenho idêntico à primeira.
    Entre o Q8200 e o Q6600 a diferença é pequena:
    http://www.overbr.com.br/forum/revi...nd-2-q9450-vs-q8200-es-vs-q6600-vs-e8500.html
    Para placa parece-me melhor a HD4850. Quanto às versões, a PowerColor PCS+ é boa mas tambem é cara em comparação com as outras.
    A HD4850 é melhor que a HD4830 que é melhor que a 9600GT.
    http://www.firingsquad.com/hardware/ati_radeon_4830_performance/page9.asp
    Para monitor, mais uma vez pelo preço e por ter boas caracteristicas, voto no Samsung 223BW.

11. RSC

RSC Power Member

A segunda configuração é pior em tudo, tirando as memórias (que apesar de boas, são desnecessárias visto que não tencionas fazer OC). Processador pior, tanto em velocidade (2.33Ghz contra 2.4Ghz) como em cache (4MB contra 8MB). O disco, além de pior e de não ter a garantia de 5 anos do WD Black, é dos famigerados Seagate 7200.11, que tantos problemas andam a dar. A board é pior (P43 contra P45). A fonte é muito mais fraca e não é nada indicada para um computador com um Quad. E a caixa, para não variar, também é pior.

Totais sem gráfica:
    Config 1 - 533 €
    Config 2 - 470 €

12. Nem me digas nada cmrosado... Isto é um colanço do pior, queres sempre mais e melhor. Pah, eu só queria gastar à volta de 600 com a torre, o pior é que depois começas a ver preços e a pensar...ah, mais 5 euros não faz diferença, ah mais 10 aqui também não, vou por isto que é só mais 15 e nem sequer sei qual é a diferença, mas cm é mais caro deve ser melhor... enfim... qdo vou a ver, lá se vai o limite do orçamento.

13. cmrosado

cmrosado Power Member

Não me parece que quanto mais caro melhor... não nesse caso.
    Talvez aquele comparativo que deixei antes dê uma ideia errada entre o Q6600 e o Q8200. A diferença é mesmo quase nenhuma: http://www.pcgameshardware.com/aid,...00-versus-Q6600-and-Phenom-X4/Reviews/?page=2
    Quanto ao disco ser Seagate, podes facilmente pedir outro doura marca, que fica no mesmo preço, seja Western Digital ou Samsung, ou até mais barato.
    A fonte é mais fraca mas chega e sobra. Para quê gastar mais noutra?
    Quanto à board ser pior por ser p43 vs. p45 até é capaz de ser, as boards com o p43 custam menos, ninguem sabe é porquê. Têm as mesmas funções.
    As memórias serem mais rápidas tambem pouco importa: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-ii-x4-810_9.html#sect0
    Não vejo grandes vantagens em gastar mais nesse caso. Não vejo melhorias substanciais duma configuração para a outra. Acho que até podias poupar na segunda config pondo umas memórias ddr2-800. E mesmo com a HD4830 já ficas bem.

14. rpfc

rpfc Banido

inorganic... ha' cerca de 9meses, comprei um C2Q 6600, e estou muito satisfeito com o bicho! nao chegou a 550euros.. portanto, actualmente esta' mais barato.. todos os itens!

tenho trabalhado em CAD / 3Dstudio / Adobes ... e ate' agora... nao me queixo.. para veres, render's de teste que fizemos no escritorio, em que o portatil demorava cerca de 10min... a configuraçao que tenho aqui, demorou, cerca de 1min 10seg :)

CAIXA NOX COOLBAY BLACK
    FONTE LCPOWER 650W
    ASUS P5N-E SLI
    C2QUAD E6600 @ 2.4GHZ
    2x2GB OCZ 800MHZ SPECIAL OPS
    SAMSUNG 250GB SATA2
    SAMSUNG 320GB SATA2
    XFX 8600GT 512MB DDR3
    DVDRW SONY/NEC 20x
    (total de 550euros... +-)
    +
    SAMSUNG 940MW LCD+TV (268euros na altura..ha' quase 3 anos..)

esqueci-me de referir... foi na *****, gaia , visto que eram os unicos na altura, que tinham tudo em stock... para um preço mais em conta :)

15. cmrosado

cmrosado Power Member

Processador Intel Core2 Quad Q8200 2.33Ghz 4Mb FSB1333 Box 162,20
    Motherboard MSI Skt775 - Intel P43 Neo-F 71,00 €
    Pack 2x 2048Mb DDR2 GSkill PC2-6400 (800) CL5 NT 49,90 €
    Disco Samsung SATA-2 500Gb 7.200rpm 16Mb 52,70 €

Caixa Asus Midtower TA-982 Black 31,40 €

DVDRW Samsung SH-S223F 22x SATA Black bulk 19,90 €

MSI ATI Radeon PCI-E R4830 OC 512Mb GDDR3 117,70€

550€

Monitor Asus TFT 22'' VH226H Wide Black (2ms) - 180€
    (Aquele que eu tinha sugerido já não está à venda)

16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só mudava o cpu para o Q6600. Apenas mais 15€.
    No monitor cuidado que a resolução maxima é 1920x1080, o que pode dar alguns problemas em softwares que saltem para 1920x1200 ;)

17. rpfc e Stormgiant:
    Eu também ando a ver preços na *****... das casas que conheço por esta zona (Porto/Gaia), parece-me ser a que tem os preços mais em conta. A minha preferência por esta loja é apenas e só devido à poupança de guito. A única tripe é que não tem o processador que todos vocês recomendam, o tal Q6600.

1 vs. 2 - Vale a pena a diferença de dinheiro entre elas?

Configuração 1:

Configuração 2:

Na placa gráfica também me parece existir algum consenso... Parece-me que têm recomendado sempre as Radeon em preferência às Gforce... Falaram-me que as G eram melhores nas actualizações, drivers e programitas que vêm com a placa. Se as diferenças não forem significativas, vou mesmo por uma radeon.

Monitor:

O mais provável é não comprar monitor agora, esperar mais uns mesitos para comprar algo melhor mais barato. O que preciso mm é de uma torre.

18. cmrosado

cmrosado Power Member

Por 700€ arranjas bem melhor. Na *****:

Processador Intel Core2 Quad Q9550 2.83Ghz 12Mb FSB1333 Box 274,40

Motherboard MSI Skt775 - Intel P43 Neo-F 71,00 €

Pack 2x 2048Mb DDR2 GSkill PC2-6400 (800) CL5 NT 49,90 €

Disco Samsung SATA-2 500Gb 7.200rpm 16Mb 52,70 €

Caixa Asus Midtower TA-982 Black 31,40 €

DVDRW Samsung SH-S223F 22x SATA Black bulk 19,90 €

XFX ATI Radeon PCI-E HD4850 512Mb GDDR3 (625M) 155€

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/3D-Studio-Max-9,836.html

19. majomo

majomo Power Member

Também ando à procura de uma torre com estas caracteristicas...

Estive a fazer umas pesquisas na ***** e as seguintes dúvidas:
    - na motherboard passar para
    Motherboard Asus Skt775 - P5Q SE/R iP45 -->102€

-na gráfica, entre:
    PowerColor ATI Radeon PCI-E HD4850 PCS+ 512Mb GDDR4-->177€​

ou

Sapphire ATI Radeon PCI-E HD4850 Toxic OC 512Mb GDDR3 -->172€

ou
    outra gráfica com rendimento semelhante e mais barata, dentro das 4850...

Vale a pena a diferença de preço comparando com a performance?
    Cumps.

20. cmrosado

cmrosado Power Member

Como já disse lá atrás as boards p45 fazem exactamente o mesmo, têm as mesmas funções que as p43 e são igualmente rápidas. Só que como custam mais são consideradas melhores. E até são capazes de ser, ninguem sabe é porquê. Já li que os cristais utilizados nas p43 são piores mas não faço ideia de que para servem nem se isso é importante. Conheço quem tenha feito OC numa board p43 dos 3,16Ghz até aos 4,09Ghz sem problemas...

Quanto à gráfica. A HD 4850 é conhecida por aquecer imenso com o stock cooler. Esse aquecimento pode ser problemático criando por exemplo artefactos na imagem. Daí que seja recomendável comprar versões da placa com coolers diferentes do recomendado pela ATI.
    É o caso dessas gráficas que mencionas. O facto de serem OC talvez lhes dê mais 2 ou 3 FPS's (depende de jogo para jogo), o que não é nada de especial, para mim o que têm de bom é terem coolers melhores que os de referência. Mas isso tambem há outras versões sem serem OC com coolers diferentes e mais baratos.

Para o Inorganic: Coloquei aí um Q9550 mas mesmo o Q9400 já fica acima do Q6600.

Partilhar esta Página