1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC Bloqueia

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cyroup, 14 de Fevereiro de 2003. (Respostas: 19; Visualizações: 1163)

1. cyroup

cyroup Power Member

Boas ppl,
    Gostava que alguém me ajudasse, pois estou mesmo a desesperar.
    Tenho um P4 2.5 e uma GeForce Ti4800 e o que acontece é que ultimamente, e infelizmente com alguma frequência, o computador bloqueia. E só com reset é que torna a arrancar. Começou por acontecer quando jogava SimCity 4 ou Warcraft 3, mas agora até quando estou a navegar ou até no arranque do Windows ele bloqueia.
    Já instalei o windows (windows XP SP1) uma série de vezes, com e sem componentes (pensei que pudesse ser um problema de IRQs), com e sem programas (problema com algum antivirus ou outro programa) mas vai dar sempre ao mesmo: assim que me ponho a jogar, por exemplo, sim city4 passado um bocado fica bloqueado. Mas também acontece se eu não fizer nada, por exemplo, deixo o pc ligado de manha e vou para a fac, à noite quando volto ligo o monitor e nada. Tenho o ecrã preto e sem resposta a qualquer movimento do rato ou teclado.
    Não compreendo isto porque o computador tem dois meses.
    Agradeço uma ajuda a quem saiba o que se passa.
    Cumprimentos,
    Sérgio

2. RuJotta

RuJotta Power Member

Qual é a versão das drivers da placa que tem? Qual é a sua board? Dá para mostrar a imagem das voltagens e temperaturas?

3. kazuza

kazuza Power Member

Nas propriedades de energia, vê se o(s) HDD(s) estão programados para desligarem.
    Os discos nunca devem desligar, principalmente com o XP!

4. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Poderá ser algo relacionado com a placa gráfica, pq isso acontece principalmente qd tas a jogar, podes dizer q drivers tens? e q memória tens?
    Já agora faz o q o kazuza disse, no painel de control> power option> power schemes> coloca td never, o turn off monitor é q é indiferente.
    Eu sugeria q n instalasses o SP1, pois causa mtos problemas a mta gente.
    :003: :003:

5. apoc

apoc Power Member

o prblema é mesmo do xp a mim tb me acontecia principalmente qd fazia actualizações automáticas. resinstalei o xp desliguei as os updates instalei os drivers de novo e acabou o problema.

6. cyroup

cyroup Power Member

Desde já os meus agradecimentos às respostas dadas.
    O problema não acontece só quando eu estou a jogar, acontece também quando estou simplesmente a navegar na net ou a fazer qualquer coisa no windows.
    Quanto aos drivers da placa gráfica são os mais recentes.
    Quanto as power schemes, é a primeira coisa que eu faço quando instalo o windows é desactivar a opção do turn of hard disk. Só deixo ligado a do monitor pq é irrelevante.
    A minha board é uma MSI 845PE Max2 com DDR 333.
    As voltagens e as temperaturas é que não sei.
    Mas vou instalar o programa que a board traz para fazer essas medições e depois digo qq coisa.
    Não acredito que o problema seja do Windows XP porque no inicio, quando comprei o computador isto não me acontecia.
    Parece-me, já não me lembro pq já foram tantas as vezes, que numa das instalações que eu fiz do windows não instalei o service pack e ele fez o mesmo. Mas não tenho a certeza.

7. SimpleFriend

Tb poderá ser da memória mas é difícil dar uma resposta concreta, qual é a tua memória e como tá distribuida?

8. CrAcK_MaN

CrAcK_MaN Power Member

oias isso tambem ja me aconteceu...
    Antes quando estava no windows xp encravava sem preceber porque...
    tava com um bocadinho de overclock, subi um bocadinho o vcore e voila no problems a partir dai...
    Espero k tenha ajudado
    :003:

9. cyroup

cyroup Power Member

Especificações do PC:
    MSI 845PE Max2
    1 x 512 MB DDR 333
    GeForce Ti4600

Para o "SimpleFriend": a memória está no Bank 2 (já vinha da loja assim e não mexi)

Para o "blashyrkh": leituras realizadas pelo programa que a board traz

Espero que me consigam ajudar.
    Cumprimentos,
    Sérgio

10. SimpleFriend

Tens os drivers da board instalados? Reparei q mudaste de gráfica, de uma Ti4800 para uma Ti4600, já te aconteceu o mesmo problema com esta gráfica?

11. RuJotta

RuJotta Power Member

Os seus +12V estão muito em baixo. Poderá ser disso... eu já tive problemas do mesmo género com uma A7V e uma GF3Ti200.
    Tive que mudar a PSU antes de funcionar bem.
    Pode ser disto ou não...
    É só experimentar...

O correcto seria 12.432 ou qualquer coisa assim do género...

12. cyroup

cyroup Power Member

Para o SimpleFriend: Enganei-me no inicio. A placa gráfica que eu tenho é uma 4600 e não uma 4800.
    Quanto aos drivers da board penso estar tudo instalado e a funcionar.
    Para o blashyrkh: desculpa a minha ignorância mas o que é que é uma PSU?
    Cumprimentos

13. newboy

newboy Power Member

os bloqueios que falas são ecrãs azuis ou simplemente bloqueio por exemplo no windows em que nada "mexe"?

14. RuJotta

RuJotta Power Member

Desculpe... PSU é a fonte de alimentação.

15. cyroup

cyroup Power Member

Os bloqueios que eu falo são daqueles em que nada mexe.
    Mas já que falas em ecrãs azuis, no XP nunca os tive.

16. newboy

newboy Power Member

e aquela temperatura que tens no pc é logo no inicio quando arrancas com a máquina ou passado algum tempo 2 a 3 horas?

17. SimpleFriend

Pois pq um P4 2.533 a 44ºC n é lá mto normal! O meu ta ligado há 6horas e ta a 32ºC.

18. kazuza

kazuza Power Member

Essa temperatura também me parece um pouco elevada, e se essa cpu fan for OEM , parece-me que está a dar o badagaio...

Sugeria-te experimentar outro cooler, e de seguida testar as memórias com o memtest86...

19. SimpleFriend

O problema pode ser mesmo a temperatura, pq se tens essa temperatura sem fazer nada de especial, qd jogas ou qd se puxa mais pelo CPU a temperatura vai aumentar e dependendo do limite q tens defenido na BIOS, o PC pode bloquear ou desligar.
    O cooler pode n estar a dar o arrefecimento suficiente, verifica o cooler, pq pode estar a dar o berro.

20. cyroup

cyroup Power Member

Obrigadão por todas as respostas.
    Mas já fui por o PC no "hospital", os técnicos que resolvam.

Eu fiz o teste à memória com o memtest e não me pareceu ter qualquer erro. Quanto à ideia do cooler estar a funcionar mal se calhar até têm razão.O cooler é OEM.

Eu depois comunico o que é que o PC tinha.
    Cumprimentos

Agradeço a todos aqueles que me tentaram ajudar :001:

Partilhar esta Página