1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC-BSD está excelente. Umas duvidas no entanto

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 17 de Dezembro de 2005. (Respostas: 11; Visualizações: 1091)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Decidi meter uma VM com esta distro baseada em BSD que usa o KDE (3.4) como ambiente gráfico.
    A instalação é mais simples e rápida do que o ubuntu. Se o ambiente grafico não é o anaconda engana bem. Muito simples mesmo. Meia duzia de clicks e está feito.

Infelizmente fiquei com a resolução 800x600.
    Isso é um problema porque não sei como mudar isso.

No XF86Config só tenho isto:

No entanto e para quem chega pela 1ª vez a um BSD começa a pensar como raio se instalam programas. Uma volta pelo site e parece que usa uns executáveis que em vez de serem .exe são PBI.
    Os programas são muito dificeis de instalar. Faz-se o download do PBI e depois clica-se duas vezes nele :wow:
    E assim instalei Real Player, VLC (consigo ver divx na boa) amarok, firefox e thunderbird.

E agora perguntam vocês? Agora apetece-me instalar isto num pc a sério e se tiver a sorte de ele reconhecer o hardware todo direitinho e ficar com uma resolução boa ou se a conseguir alterar depois facilmente diria que está ao nível do Ubuntu pelo menos para o que eu preciso claro.

E ainda só nem versão 1.0 é.

Vou ver se consigo dar cabo do X editando a resolução:)

Post escrito no PC-BSD :x2:

Site: http://www.pcbsd.com/

Edit:

Não consigo editar o ficheiro:(

Última edição: 17 de Dezembro de 2005
  2. greven

greven Folding Artist

Parece bonitinho. Vai dando mais feedback Metro. Experimenta lá instalar isso na máquina para ver o suporte de Hardware. :D Assim já sei se vale a pena experimentar ou não! hihihi

3. Metro

Staff Member

Os drivers da nvidia não suportam a grafica que aqui tenho. Uma Geforce2.
    Instalou tudo bem num P4. Fiquei com uma resolução de 1024x756.
    De resto 5 estrelas.

4. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Por acaso tenho aki tambem o FreeBSD para experimentar. Pelo que sei o PC-BSD e baseado nesse so que com instalador gráfico.

A ver se experimento o PC-BSD também e depois digo qualquer coisa ;)

EDIT: Ja dei uma voltinha com o vmware e esta mesmo muito user-friendly. Ate o meu gato conseguia instalar isto (se eu tivesse um :D ). E pa instalar programas e bem simples com os .pbi do site do pc-bsd. Mas e se nao houver la o programa que eu quero? E suposto compilar alguma coisa?

Última edição: 17 de Dezembro de 2005
  5. Metro

Staff Member

Sim é baseado no FreBSD. Mas com o instaler não tem nada que enganar. É muito mais simples que o Ubuntu por exemplo mas tb limitado. Por default a resolução é 1024x756. Não tem outras para escolher e ainda não dei como se edita o ficheiro.

Se o programa não foi ainda portado para pdi não sei, mas em principio e aqui patino deves poder instalar tudo como se faz em BSD mesmo penso que é com ports (devo estar a dizer isto mal).
    Os .pbi são realmente de uma facilidade assombrosa.
    Vou ver se instalo agora mais umas coisas. Tenho pena que os drivers da nvidia não suportem a minha grafica.
    Vou continuar a acompanhar esta distro sem duvida.

6. Tou a sacá-lo para o experimentar.
    Como não tenho muito hábito com linuxes e este já tem installers, parece-me bem.

7. Afinal não o consigo arrancar.
    Dá-me um panic de kernel qualquer coisa a arrancar o cd...
    Damn... Queimei 2 cd's pra nada >(

8. simaor

simaor Power Member

Tenho de experimentar. Eu instalei o FreeBSD, la consegui por o X a funcionar (descobri que é preciso configura-lo :lol: ) e parece mais rapido que o ubuntu.

9. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Tenho a noção, talvez equivocada, mas pronto.. Que linux é melhor pra desktop e BSD para server ... mas pronto....

10. kanguru

kanguru [email protected] Member

tb tenho essa ideia. Até pq o suporte grafico não era lá mt bom no bsd, acelaração 3d e afins. Isto segundo ouvi algures.

Quanto ao X, basta editares a parte que diz:
    Modes "800x600"

e metes Modes "1024x768"
    ou outra resolução "kkr".

kkr entre "" pq a resolução pode não ser suportada, por isso usa antes:

Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600"

11. onaips

onaips Power Member

se nao der tenta modificar as taxas de refrescamento do ecra, a mim costuma ser por causa disso.... HorizSync e VertRefresh

:009:

12. Metro

Staff Member

Eu ainda não consegui editar o ficheiro mas lá irei.
    No VMware ficou a 800x600 no PC a 1024x756.

Não imaginam a facilidade que é desde a instalação até aos programas. Instalem numa VM só para verem.

Só é preciso sacar o 1º CD. E utilizem CDs regravaveis que assim não estragam CDs. Se for no VMware apontam o CD para a iso.

Quando eu digo que em facilidade de instalação e instalação de programas é mais simples do que o Ubuntu está tudo dito.

Partilhar esta Página