PC-BSD está excelente. Umas duvidas no entanto

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Decidi meter uma VM com esta distro baseada em BSD que usa o KDE (3.4) como ambiente gráfico.
A instalação é mais simples e rápida do que o ubuntu. Se o ambiente grafico não é o anaconda engana bem. Muito simples mesmo. Meia duzia de clicks e está feito.

Infelizmente fiquei com a resolução 800x600.
Isso é um problema porque não sei como mudar isso.

No XF86Config só tenho isto:

Section "ServerLayout"
Identifier "Layout0"
Screen 0 "Screen0" 0 0
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
InputDevice "Mouse0" "CorePointer"
EndSection

Section "Files"
RgbPath "/usr/X11R6/lib/X11/rgb"
ModulePath "/usr/X11R6/lib/modules"
FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/misc/"
FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1/"
FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/75dpi/"
FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/100dpi/"
FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/bitstream-vera/"
EndSection

Section "Module"
Load "extmod"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Mouse0"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "Auto"
Option "Device" "/dev/sysmouse"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Keyboard0"
Driver "keyboard"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor0"
HorizSync 31.5 - 48.5
VertRefresh 50.0 - 90.0
EndSection

Section "Device"
Identifier "Card0"
Driver "vmware"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Card0"
Monitor "Monitor0"
SubSection "Display"
Modes "800x600"
EndSubSection
EndSe

No entanto e para quem chega pela 1ª vez a um BSD começa a pensar como raio se instalam programas. Uma volta pelo site e parece que usa uns executáveis que em vez de serem .exe são PBI.
Os programas são muito dificeis de instalar. Faz-se o download do PBI e depois clica-se duas vezes nele :wow:
E assim instalei Real Player, VLC (consigo ver divx na boa) amarok, firefox e thunderbird.

E agora perguntam vocês? Agora apetece-me instalar isto num pc a sério e se tiver a sorte de ele reconhecer o hardware todo direitinho e ficar com uma resolução boa ou se a conseguir alterar depois facilmente diria que está ao nível do Ubuntu pelo menos para o que eu preciso claro.

E ainda só nem versão 1.0 é.

Vou ver se consigo dar cabo do X editando a resolução:)

Post escrito no PC-BSD :x2:


Site: http://www.pcbsd.com/

Edit:

Não consigo editar o ficheiro:(
 
Última edição:
Parece bonitinho. Vai dando mais feedback Metro. Experimenta lá instalar isso na máquina para ver o suporte de Hardware. :D Assim já sei se vale a pena experimentar ou não! hihihi
 
Os drivers da nvidia não suportam a grafica que aqui tenho. Uma Geforce2.
Instalou tudo bem num P4. Fiquei com uma resolução de 1024x756.
De resto 5 estrelas.
 
Por acaso tenho aki tambem o FreeBSD para experimentar. Pelo que sei o PC-BSD e baseado nesse so que com instalador gráfico.

A ver se experimento o PC-BSD também e depois digo qualquer coisa ;)

EDIT: Ja dei uma voltinha com o vmware e esta mesmo muito user-friendly. Ate o meu gato conseguia instalar isto (se eu tivesse um :D ). E pa instalar programas e bem simples com os .pbi do site do pc-bsd. Mas e se nao houver la o programa que eu quero? E suposto compilar alguma coisa?
 
Última edição:
El_UnO disse:
Por acaso tenho aki tambem o FreeBSD para experimentar. Pelo que sei o PC-BSD e baseado nesse so que com instalador gráfico.

A ver se experimento o PC-BSD também e depois digo qualquer coisa ;)

EDIT: Ja dei uma voltinha com o vmware e esta mesmo muito user-friendly. Ate o meu gato conseguia instalar isto (se eu tivesse um :D ). E pa instalar programas e bem simples com os .pbi do site do pc-bsd. Mas e se nao houver la o programa que eu quero? E suposto compilar alguma coisa?

Sim é baseado no FreBSD. Mas com o instaler não tem nada que enganar. É muito mais simples que o Ubuntu por exemplo mas tb limitado. Por default a resolução é 1024x756. Não tem outras para escolher e ainda não dei como se edita o ficheiro.

Se o programa não foi ainda portado para pdi não sei, mas em principio e aqui patino deves poder instalar tudo como se faz em BSD mesmo penso que é com ports (devo estar a dizer isto mal).
Os .pbi são realmente de uma facilidade assombrosa.
Vou ver se instalo agora mais umas coisas. Tenho pena que os drivers da nvidia não suportem a minha grafica.
Vou continuar a acompanhar esta distro sem duvida.
 
Tenho de experimentar. Eu instalei o FreeBSD, la consegui por o X a funcionar (descobri que é preciso configura-lo :lol: ) e parece mais rapido que o ubuntu.
 
tb tenho essa ideia. Até pq o suporte grafico não era lá mt bom no bsd, acelaração 3d e afins. Isto segundo ouvi algures.

Quanto ao X, basta editares a parte que diz:
Modes "800x600"

e metes Modes "1024x768"
ou outra resolução "kkr".

kkr entre "" pq a resolução pode não ser suportada, por isso usa antes:

Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600"
 
Eu ainda não consegui editar o ficheiro mas lá irei.
No VMware ficou a 800x600 no PC a 1024x756.

Não imaginam a facilidade que é desde a instalação até aos programas. Instalem numa VM só para verem.

Só é preciso sacar o 1º CD. E utilizem CDs regravaveis que assim não estragam CDs. Se for no VMware apontam o CD para a iso.

Quando eu digo que em facilidade de instalação e instalação de programas é mais simples do que o Ubuntu está tudo dito.
 
Back
Topo