Pc-bsd

noznika01

Power Member
Por acaso apartir de um tópico aqui na techzwame acerca do Haiku, encontrei o PC-BSD http://www.pcbsd.org/. É baseado em FreeBSD tendo como ambiente gráfico o KDE. Devo confessar que sempre preferi o GNOME mas li algures que poderia instalar programas com um click, 'à lá windows' e tendo os vícios de anos de utilização do sistema do tio bill, achei melhor ver como é que isto funcionava.

Apesar do apt-get, synaptic e afins terem facilitado bastante a instalação e remoção de software, acho mais apetecível ir a um site http://www.pbidir.com/ escolher o programa que pretendo, fazer o download, clickar no ficheiro e instalá-lo. (é o vício a falar, ou melhor escrever). E é mesmo isso que acontece.
Para quem não gosta, não tem tempo ou paciência de usar os métodos tradicionais é excelente. Provavelmente trará p/ o mundo *NIX mais uns quantos utilizadores.
Apesar de o número de programas *.pbi ser ainda limitado, segundo a documentação o software desenvolvido p/ o FreeBSD funciona no PC-BSD, mas terá eventualmente de se recorrer áquele bicho danado e terrível :D que é a consola, apenas p/ escrever umas linhazitas de comandos simples.

Virtualizado no VMWare Server (no Virtualbox 1.6.2 não consegui sequer iniciar a instalação) com 256Mb RAM e 6Gb HDD é extremamente fluído, tendo a própria instalação demorado aproximadamente 15 minutos. O KDE é a versão 3.5.8 e tem mirror nacional no Darkstar http://darkstar.ist.utl.pt/pcbsd/

O cd de instalação é o CD1 mas caso se pretenda adicionar software extra logo na instalação inicial é necessário o CD2.

OBS.: depois de escrever isto tudo decidi fazer umas buscas no forum e afinal já havia tópicos acerca do PC-BSD, no entanto eram específicos às várias versões:

versão 1.0 -> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=91005&highlight=pcbsd

versão 1.1 -> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=93837&highlight=pcbsd

Como os tópicos já são de 2005/2006, há uma catrefada de novos Techzwamianos e tendo saído a versão 1.5.1 decidi criar este novo tópico com o título genérico do Sistema em questão. Apartir daqui puderá ir-se noticiando as novidades, à semelhança do tópico do Debian.

Caso tenha procedido erradamente, por favor apaguem. obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Eu pessoalmente gosto bastante do PC-BSD, uso-o num pentium 4, instalei-o num pentium 3 500mhz mas, pelo menos para mim, o cpu não aguentava com o PC-BSD, no proprio SO o computador já brecava.

Breaks à parte, o PC-BSD tem aplicações óptimas, é facil de usar, axo que uma criança dos seus 6-7 anos é capaz de interagir com o SO.
 
Já li sobre o PC-BSD e o sistema PBI há tempos. Aliás o DistroWatch desta semana tem uma entrevista com o principal developer: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20080825.

É uma forma user-friendly de apresentar BSD ao mundo e vai receber um upgrade siginificativo ao basear-se no FreeBSD 7.0.

Pessoalmente ando a usar FreeBSD à cerca de 6 meses e acho-o muito agradável. :)
 
Lançado PCBSD 7.0

Boas pessoal é só para informar que foi hoje lançado o PSBSD 7.0 Beta1 que tem como atracção principal ter o KDE 4.1 por defeito. Já estou a sacar para ver quais as novidades uma vez que as promessas são muitas.

www.pcbsd.org

Cumps jorgechefe.
 
A quem usa bsd digam-me o seguinte a criação de PBI Files pode ser feita com qualquer ficheiro/programa linux ou tem que ser com o files PSB??
Cumps, jorjão.
 
PC-BSD 7.1 review

PC-BSD 7.1 Galileo - Review



The world of open-source desktop revolves mainly around Linux. Still, there are several other players that you may want to consider as your desktop distribution. One of them is Open Solaris, trying to nibble into the free market with the 2008.11 version, featuring a Gnome desktop. Another one is PC-BSD, a desktop oriented flavor of the UNIX-based BSD operating system. With the recently released Galileo and KDE 4.2.2 environment, PC-BSD is definitely worth testing.
pc-bsd-teaser.jpg

I've had my share of experience with PC-BSD before, even before Dedoimedo came to life as a website. Frankly, it has been a pleasant journey. Back then, almost three years ago, PC-BSD looked very beautiful, with smoky, glassy KDE themes that looked stunned in the age of unfulfilled Aero promises. The installation of software was a one-click affair, just as you would do with .rpm or .deb packages. Even stuff like proxy configurations was easy to work out. And the documentation was (is) fabulous.
I even featured it in a screenshot in my VMware Player review:
vmware_player_small.jpg

What has changed in three years? Is PC-BSD good for your desktop? Can it contest the armada of Linux distributions, each trying to best the other?
Follow me for a non-Linux spin of PC-BSD.
Restante review
 
Desculpem desenterrar este tópico,mas estou muito satisfeito com o pc-bsd fácil de instalar e boot rápido a instalação de pacotes tambem é fácil ,neste momento está em testes o pcbsd9 que traz algumas novidades ,recomendo este sistema para quem esteja cansado do windows ou queira experimentar algo diferente ,pouco,do linux.
 
Nice distro... andei a usar o freeBSD mas os ports não são mt prácticos para uso dia-a-dia! embora haja alguns packages em bin... Exprimentei instalar o KDE pelos ports...3 dias a compilar e instalar numa VM...lol
 
Última edição:
Boas a todos ,saiu o PC-BSD 9.0-BETA1, por aquilo que estive a experimentar está bom vou deixar aqui uma tradução meio em português das novidades desta versão "A equipe de PC-BSD tem o prazer de anunciar a disponibilidade da primeira versão beta da nova série 9. 0-BETA 1 já está disponível para download no website ou ftp servidor.Esta é uma versão BETA, para os adeptos e testadores. Tenha cuidado implantação em ambientes de produção. Além disso apenas um pequeno número de aplicativos estão embalados e disponível no AppCafe novo.
Alterações importantes*
Agora suporta gerenciadores de janelas múltiplas, tais como:
- KDE 4
- GNOME 2
- XFCE 4
- LXDE
- E muitos mais!
* Suporte para "meta-pkgs", permitindo ao usuário personalizar o seu sistema instalado com uma variedade de software.
* O sistema PBI melhorada, permite o compartilhamento de arquivos / bibliotecas entre as aplicações de espaço em disco / tempo de execução reduzido.
* Novo AppCafe, permitem fácil navegação, instalar e gerenciar aplicativos
* Atualizado para o instalador, o que permite fácil configuração de ZFS, GELI criptografia e muito mais!
* Muitas melhorias para networking configuração GUIs
* A utilidade do sistema de update-Nova, suporte para "freebsd-update" e atualizar a partir do ponto de lançamento a ponto de liberação. (IE 9 0 -..> 9 1)
* Revamped "Life-Preservador" utilitário de backup, torna mais fácil do que nunca para backup para FreeNAS ou qualquer servidor ssh + rsync remoto.
* PC-BSD Novo painel de controle, fornece o acesso one-stop para uma variedade de opções de configuração do sistema."
Achei muito interessante este S.O. estável e não muito pesado no meu pc.
 
Back
Topo