1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pc-bsd

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por noznika01, 28 de Agosto de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 3064)

1. noznika01

noznika01 Power Member

Por acaso apartir de um tópico aqui na techzwame acerca do Haiku, encontrei o PC-BSD http://www.pcbsd.org/. É baseado em FreeBSD tendo como ambiente gráfico o KDE. Devo confessar que sempre preferi o GNOME mas li algures que poderia instalar programas com um click, 'à lá windows' e tendo os vícios de anos de utilização do sistema do tio bill, achei melhor ver como é que isto funcionava.

Apesar do apt-get, synaptic e afins terem facilitado bastante a instalação e remoção de software, acho mais apetecível ir a um site http://www.pbidir.com/ escolher o programa que pretendo, fazer o download, clickar no ficheiro e instalá-lo. (é o vício a falar, ou melhor escrever). E é mesmo isso que acontece.
    Para quem não gosta, não tem tempo ou paciência de usar os métodos tradicionais é excelente. Provavelmente trará p/ o mundo *NIX mais uns quantos utilizadores.
    Apesar de o número de programas *.pbi ser ainda limitado, segundo a documentação o software desenvolvido p/ o FreeBSD funciona no PC-BSD, mas terá eventualmente de se recorrer áquele bicho danado e terrível :D que é a consola, apenas p/ escrever umas linhazitas de comandos simples.

Virtualizado no VMWare Server (no Virtualbox 1.6.2 não consegui sequer iniciar a instalação) com 256Mb RAM e 6Gb HDD é extremamente fluído, tendo a própria instalação demorado aproximadamente 15 minutos. O KDE é a versão 3.5.8 e tem mirror nacional no Darkstar http://darkstar.ist.utl.pt/pcbsd/

O cd de instalação é o CD1 mas caso se pretenda adicionar software extra logo na instalação inicial é necessário o CD2.

OBS.: depois de escrever isto tudo decidi fazer umas buscas no forum e afinal já havia tópicos acerca do PC-BSD, no entanto eram específicos às várias versões:

versão 1.0 -> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=91005&highlight=pcbsd

versão 1.1 -> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=93837&highlight=pcbsd

Como os tópicos já são de 2005/2006, há uma catrefada de novos Techzwamianos e tendo saído a versão 1.5.1 decidi criar este novo tópico com o título genérico do Sistema em questão. Apartir daqui puderá ir-se noticiando as novidades, à semelhança do tópico do Debian.

Caso tenha procedido erradamente, por favor apaguem. obrigado

Última edição pelo moderador: 8 de Maio de 2009
  2. Dkid

Dkid Power Member

Eu pessoalmente gosto bastante do PC-BSD, uso-o num pentium 4, instalei-o num pentium 3 500mhz mas, pelo menos para mim, o cpu não aguentava com o PC-BSD, no proprio SO o computador já brecava.

Breaks à parte, o PC-BSD tem aplicações óptimas, é facil de usar, axo que uma criança dos seus 6-7 anos é capaz de interagir com o SO.

3. tangram

tangram Power Member

Já li sobre o PC-BSD e o sistema PBI há tempos. Aliás o DistroWatch desta semana tem uma entrevista com o principal developer: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20080825.

É uma forma user-friendly de apresentar BSD ao mundo e vai receber um upgrade siginificativo ao basear-se no FreeBSD 7.0.

Pessoalmente ando a usar FreeBSD à cerca de 6 meses e acho-o muito agradável. :)

4. Lançado PCBSD 7.0

Boas pessoal é só para informar que foi hoje lançado o PSBSD 7.0 Beta1 que tem como atracção principal ter o KDE 4.1 por defeito. Já estou a sacar para ver quais as novidades uma vez que as promessas são muitas.

www.pcbsd.org

Cumps jorgechefe.

5. rpnetwork

rpnetwork Power Member

quando tiveres usado dá um feedback :)

6. Como não funciona como live dvd só instalando é que dá para testar e para já não quero instalar porque vou aguardar pela final release.
    Cumps, jorjão.

7. petersaints

petersaints Power Member

Virtual Machine?? Para mim é a melhor maneira de testar seja o que for!

8. tangram

tangram Power Member

Um pequeno heads-up... BSDs só podem ser instalados em partições primárias. ;)

9. A quem usa bsd digam-me o seguinte a criação de PBI Files pode ser feita com qualquer ficheiro/programa linux ou tem que ser com o files PSB??
    Cumps, jorjão.

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

PC-BSD 7.1 review

Restante review

11. slblxs

slblxs Power Member

Desculpem desenterrar este tópico,mas estou muito satisfeito com o pc-bsd fácil de instalar e boot rápido a instalação de pacotes tambem é fácil ,neste momento está em testes o pcbsd9 que traz algumas novidades ,recomendo este sistema para quem esteja cansado do windows ou queira experimentar algo diferente ,pouco,do linux.

12. travassos

travassos Power Member

Nice distro... andei a usar o freeBSD mas os ports não são mt prácticos para uso dia-a-dia! embora haja alguns packages em bin... Exprimentei instalar o KDE pelos ports...3 dias a compilar e instalar numa VM...lol

Última edição: 15 de Novembro de 2010
  13. slblxs

slblxs Power Member

Boas a todos ,saiu o PC-BSD 9.0-BETA1, por aquilo que estive a experimentar está bom vou deixar aqui uma tradução meio em português das novidades desta versão "A equipe de PC-BSD tem o prazer de anunciar a disponibilidade da primeira versão beta da nova série 9. 0-BETA 1 já está disponível para download no website ou ftp servidor.Esta é uma versão BETA, para os adeptos e testadores. Tenha cuidado implantação em ambientes de produção. Além disso apenas um pequeno número de aplicativos estão embalados e disponível no AppCafe novo.
    Alterações importantes*
    Agora suporta gerenciadores de janelas múltiplas, tais como:
    - KDE 4
    - GNOME 2
    - XFCE 4
    - LXDE
    - E muitos mais!
    * Suporte para "meta-pkgs", permitindo ao usuário personalizar o seu sistema instalado com uma variedade de software.
    * O sistema PBI melhorada, permite o compartilhamento de arquivos / bibliotecas entre as aplicações de espaço em disco / tempo de execução reduzido.
    * Novo AppCafe, permitem fácil navegação, instalar e gerenciar aplicativos
    * Atualizado para o instalador, o que permite fácil configuração de ZFS, GELI criptografia e muito mais!
    * Muitas melhorias para networking configuração GUIs
    * A utilidade do sistema de update-Nova, suporte para "freebsd-update" e atualizar a partir do ponto de lançamento a ponto de liberação. (IE 9 0 -..> 9 1)
    * Revamped "Life-Preservador" utilitário de backup, torna mais fácil do que nunca para backup para FreeNAS ou qualquer servidor ssh + rsync remoto.
    * PC-BSD Novo painel de controle, fornece o acesso one-stop para uma variedade de opções de configuração do sistema."
    Achei muito interessante este S.O. estável e não muito pesado no meu pc.

Partilhar esta Página