PC com 2 discos

Dugui1990

Membro
Boa tarde,
tenho um computador fixo com um disco em que nela está instalado o win xp (a funcionar muito bem);
Por sua vez, coloquei um segundo disco em que instalei o win7 que também está a funcionar muito bem;
o problema é o seguinte:
ambos os discos são sata, na board onde tem sata 0 coloquei o disco com o win7, no sata 1 coloquei o disco com win xp. até ai tudo bem, inicio o pc com win 7 e depois consigo visualizar o meu disco com win xp como se fosse um disco externo mas na realizada o que queria mesmo era no boot escolher qual dos discos iria iniciar para quando quisesse ter acesso ao xp era so seleccionar e pronto. acontece que na escolha de inicialização na board só aparece hard disk mas não especifica mais nada sendo que ao seleccionar ele arranca sempre o sata 0. em outros paramentos da bios consigo visualizar os dois discos, fazer diagnosticos etc.
alguém sabe dizer me o que estou a fazer mal?
 
Procura info de como actualizar o Windows Boot Manager (BOOTMGR)

windows-boot-manager-5a2ae361e258f80036c1ecb9.png
 
Procura info de como actualizar o Windows Boot Manager (BOOTMGR)

windows-boot-manager-5a2ae361e258f80036c1ecb9.png


Boa noite,
isso consegui fazer mas ao escolhe o segundo disco com o XP ele da erro como se não encontra-se o win xp.
na verdade nem preciso que apareçam os dois windows como tem na imagem, só precisava que quando quisesse o win xp seleccionava a tecla para escolher qual dos discos queria iniciar e escolhia o que necessitava.
 
Do que me lembro dos tempos em que fazia isso, creio que tens primeiro de instalar o 7 e depois o XP (ou anteriores) porque o loader mudou. Antes bastava editares, com relativa simplicidade, o boot.ini e agora é algo mais complexo.

Existem ferramentas que te fazem isso num modo gráfico (em vez de andares no bcdedit) mas não sei se são pagas. Experimenta: https://www.boyans.net/
mas faz backup 1º das configurações.

Já consideraste a hipótese de ter o XP a correr em VirtualBox em vez de estares a alocar um disco físico para esse SO?
 
Do que me lembro dos tempos em que fazia isso, creio que tens primeiro de instalar o 7 e depois o XP (ou anteriores) porque o loader mudou. Antes bastava editares, com relativa simplicidade, o boot.ini e agora é algo mais complexo.

Existem ferramentas que te fazem isso num modo gráfico (em vez de andares no bcdedit) mas não sei se são pagas. Experimenta: https://www.boyans.net/
mas faz backup 1º das configurações.

Já consideraste a hipótese de ter o XP a correr em VirtualBox em vez de estares a alocar um disco físico para esse SO?

o problema é que tenho um programa no disco com o xp que não consigo encontrar o cd de instalação e aquilo é pago, é uma coisa muita antiga e para não perder não queria formatar aquele disco mas sim te-lo a disposição para quando precisar do programa.
 
o problema é que tenho um programa no disco com o xp que não consigo encontrar o cd de instalação e aquilo é pago, é uma coisa muita antiga e para não perder não queria formatar aquele disco mas sim te-lo a disposição para quando precisar do programa.

Cria uma partição e com ajuda do cd do acronis faz uma copia exata da partição onde o xp está instalado.
Depois instala o xp de raiz na mesma partição onde estava o antigo. Claro que vai eliminar tudo mas não te preocupas.
Vais ter o tão desejado boot de escolha. Basta depois voltar a colocar o cd do boot e fazer restauro do backup que criaste anteriormente na partição onde o xp foi instalado. E pronto tens o caso resolvido.
 
Back
Topo