1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC com bom desempenho e baixo consumo energético - É possivel?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Meje, 10 de Maio de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1348)

1. Meje

Meje Power Member

Ando aqui a ponderar comprar um PC (desktop, apenas torre) e antes de me meter em pesquisas mais concretas, queria esclarecer umas dúvidas junto dos mais informados em termos de hardware disponível no mercado.

O computador será principalmente para torrent's, p2p. Utilizarei também para iniciação ao desenho 3d, edição de video e de vez em quando jogar um ou outro jogo.

Apesar de a função principal não serem os jogos, ou a rederização de grafismos 3d, queria que fosse máquina para correr quase todos os jogos do mercado, ou seja, uma gráfica boa é essencial e que não se engasgasse a fazer renders.

Como a função principal implica ter o PC ligado alguns dias a fazer downloads queria que tivesse um baixo consumo energético (e silencioso).

Será que uma máquina de jogos tem necessariamente um consumo energético elevado?

Será que a diferença de consumo em tarefas simples como download e upload é significativa entre pcs mais ou menos potentes?

Agradeço desde já eventuais respostas.

2. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

boas..
    Já se consegue fazer coisas muito interessantes hoje em dia com baixos consumos e até as coisas não estao assim tão caras para tal;)

3. HyperRush

HyperRush Power Member

Com alguma manha, exemplo é ter trocado um PIV de 85 WTS e agora com um E5200 é metade do consumo. Nada melhor que visitar os sites dos fabricantes, e confirmar o seu consumo.

4. Boing

Boing Banido

O problema vai ser teres uma gráfica que corra todos os jogos do mercado e que mesmo assim tenhas baixos consumos, mas isso tem muito a ver com a resolução a que vais jogar. Por exemplo eu tenho uma HD4770 que a 1440x900 jogo a tudo nos máximos, além de ter consumos muito baixos e temps que nunca me passam os 60º.

5. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Hoje em dia todos os processadores baixam a frequência e consequentemente a tensão (Vcore) em idle. Logo acabam por consumir quase todos o mesmo em idle, porque normalmente ficam à mesma velocidade.
    As diferenças disparam, claro, quando em full load e um Quad-Core acaba por consumir sempre mais do que um Dual-Core da mesma gama.
    Em relação às gráficas, tens placas com um desempenho muito bom para o que consomem (HD4770) e até são bem baratas. Ou então tens as GTX que até acabam por consumir pouco em idle, comparando com o que consomem em full load.

Acaba por ser uma tendência generalizada de todos os fabricantes neste momento, baixar os consumos em idle, quanto ao full load já não é bem assim, mas quem quer performance de topo, não pode olhar a consumos.

Basicamente consegues montar uma máquina com uma boa relação performance/Watt tanto em idle como em full load, da mesma forma que podes montar uma máquina de topo que em idle até nem consome assim tanto comparando com o consumo em full load.

E claro uma boa fonte também contribui e muito para reduzir o consumo da máquina.

6. Meje

Meje Power Member

O consumo em full load não é muito relevente. Essa utilização é exporádica e o consumo elevado nesses períodos não é grave.

Como referi, com torrent's ou p2p, ligado alguns dias seguidos é que pretendia que consumisse pouco. Neste tipo de tarefa, julgo que um componente como uma placa gráfica está em "idle" correcto?

7. Boing

Boing Banido

Sim, as placas baixam os clocks para algo bem inferior quando não estão a ser usadas em ambientes 3d.

8. glorifiedg

glorifiedg Power Member

Estou muito contente com o meu AMD 5050e. Muito poupadinho mesmo. :) Em termos de jogos não tenho grande termo de comparação, até porque ainda não passei de Guitar Hero 3.

9. andre:inlove

andre:inlove Banido

o melhor em termos de economia seria um portatil, mas tar dias seguidos ligados morria novo...
    a nao ser que fosse bem ventilado, tarefa que os coolers de nootebook ajudam
    mas a grande maioria dos coolers nootebook universais tem as saidas do ar tao bem ou tao mal colocadas que nao fazem nada de jeito, porque em vez de entrar nas alhetas em que deveria entrar está a flushar pela base do portatil e nao entrando onde deveria entrar para poder aumentar o fluxo de ar no dissipador do cpu e da chipset e da grafica em alguns casos
    mas os portateis é a coisa mais economica pk baixam os multiplicadores da FSB em certos casos a menos de metade

10. MikeFR

MikeFR Power Member

O grande "consumista" de um pc eram os antigos CRT. Não acho que te tenhas de preocupar muito com isso :)

11. CarlosL

CarlosL Power Member

Eu tenho o meu pc sempre ligado , tenho é no minimo para poupar energia

Partilhar esta Página