• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Completo - 1500 a 2000 euros

rpgeo

Membro
Olá a todos e um excelente 2023.
O meu atual computador tem cerca de 11 anos, tendo tido um pequeno update à placa gráfica há uns 5. Já estava a pensar fazer comprar um novo em março mas ontem o PC deixou de funcionar pelo que isto antecipou a aquisição para o final de janeiro e início de fevereiro.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500 a 2000 €.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo.


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) - 10%
b) Trabalhos pesados - Programas de Análise de Dados: Jupyter e RStudio (R, Python), PowerBI / Programas de Bases de Dados: SQL Server Studio, SQLite / Programas de Informação Geográfica: QGIS - 30%
c) Office / Navegação web - 45/50%
d) Virtualização - 5/10%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Final de janeiro / início de fevereiro.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não Aplicável (neste momento está avariado)


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> O tamanho é indiferente, embora preferisse que a caixa não fosse muito grande.
Quanto ao resto, gostava de uma caixa, e de um PC, que não tivesse LEDs ou que os mesmos pudessem ser desativados e que fosse bastante silenciosa. A minha casa é pequena e o PC vai ficar na sala. E tenho um gato e para ele LEDs = FESTA.

Pare além disso, que tivesse boas portas na parte da frente e de trás.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Sempre usei Intel mas não sei se para o tipo de usos que vou ter se faz sentido voltar a usar. Isto porque para além dos novos modelos consumirem bastante eletricidade penso que isso implicaria mais trabalho das ventoinhas e, consequentemente, mais barulho. Eventualmente, posso vir a fazer dual boot com Linux, e neste caso também não sei qual seria o melhor para o efeito.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Indiferente, a que seja adequada ao modelo de processador.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 16 Gb mas com possibilidade de extensão para 32GB.


e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Sempre usei Nvidia, mas não sei se para o tipo de usos que vou ter faz sentido voltar a usar. Eventualmente, posso vir a fazer dual boot com Linux, e neste caso também não sei qual seria o melhor para o efeito.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1 TB SSD, no mínimo. Tendo a fazer a separação física entre programas/sistema operativo e dados, portanto uma drive para uns e outra para outros. Tendo em conta isto, e a e eventualidade de vir a fazer dual boot com Linux, o que vocês recomendam?

Informo também que tenho dois disco externos (8 TB cada), onde guardo backups do PC, para além de servirem de armazenamento de séries de tv, filmes, Banda Desenhada e música.

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
> Talvez DVD. Ainda tenho muitos CDs de música e a primeira coisa que faço quando os compro é ripá-los para flac.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Indiferente, a adequada ao setup.


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não


11) Contexto, comentários adicionais.
Tendencialmente, os meus PCs costumam durar muito tempo (10 a 12 anos), geralmente com um update a meio do tempo de vida útil (5º/6º ano).
O que costumava fazer era comprar um PC mais virado para o Gaming e com isso ter uma boa margem para um conjunto de usos generalistas, uma vez que os usos específicos eram reduzidos ou nenhuns (edição de vídeo ou imagem, etc.).

De acordo com o que escrevi em cima, isto vai mudar um bocadinho, todavia não sei se de forma suficiente para a estratégia ser outra. Por exemplo, não obstante não ir dedicar quase nada a Gaming, sobretudo a coisas que obriguem a uma performance gráfica elevada, o facto é que gostava de ter um monitor com alguma qualidade (1440 a 120hz ou 4k a 120hz) uma vez que passo períodos de tempo razoáveis ao PC e a qualidade da imagem é importante para mim (até por uma questão de cansaço ocular).

O PC seria para montar numa loja.

Agradecendo desde já a vossa disponibilidade.
 
Última edição:
Estive a ler alguns dos outros tópicos de Builds aqui no fórum e li algumas reviews na net. Assim, surgiu esta build:

ProcessadorIntel Core i5-12600K 10-Core 2.8GHz c/ Turbo 4.9GHz 20MB Skt1700
319,90 €​
Cooler ProcessadorNão sei
150,00 €​
Placa MãeMotherboard ATX Asus ROG Strix B660-F Gaming WiFi
269,90 €​
Placa GráficaPlaca Gráfica MSI GeForce RTX 3070 Ventus 3X Plus 8G OC LHR
609,90 €​
MemóriaMemória RAM G.SKILL Trident Z5 RGB 32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL36 Preta
232,80 €​
ArmazenamentoSSD M.2 2280 Western Digital Black SN850X 1TB c/ Heatsink 3D NAND NVMe
208,9​
CaixaNão sei
150,00 €​
Fonte de alimentaçãoNão sei
150,00 €​
Total
2 091,40 €​



Notas:
1 - Processador - Não sei se é o mais adequado para os meus usos;
2 - Placa Gráfica - Vi algumas críticas não muito boas à placa, sobretudo da questão térmica. Recomendam outra RTX 3070?;
3 - Há alguns componentes que não sei mesmo o que indicar e por isso coloquei "não sei".
4 - Ia comprar tudo na mesma loja e pedir para montar lá e por isso os preços indicados são os de lá.
5 - Mantêm-se as coisas da primeira mensagem: sem LEDs, o mais silencioso possível, muito pouco uso para jogos mas a pedir ecrã 1440 a 120hz ou 4k para boa legibilidade e com uso de dois monitores de 27' ou um grande de 32'.
6 - Acho que a build está pouco optimizada e muito cara. O ideal seria descer o preço para os 1500 ou 1700 €. Sei que comprar tudo na mesma loja leva a que os preços sejam mais caros, mas penso que não é possível comprar tudo fora e depois pedir para montar lá.

Se puderem ajudar.

Obrigado.
 
A montagem podes fazer por 50€ (não nessa loja) com componentes comprados fora dela. É melhor do que estar bloqueado a uma loja que oferece stock muito limitado e preços que não são os mais baixos do mercado em metade dos componentes.


Intel i5-13700KF: 431€
Gigabyte B660 Aorus Master DDR5 WiFi: 250€ (compatível de origem com o 13700KF)
Kingston 32 GB Fury Beast 2x16 GB DDR5 6000 CL36: 176€
XFX RX 6800 XT Merc 319: 610€
Arctic Liquid Freezer II 240: 88€ (montado no topo)
Kingston KC3000 1TB Gen4 M.2 NVMe 2280: 105€
Lian Li Lancool II Mesh C Performance Preta Vidro Temperado: 125€ (na loja que te poderá montar o PC para não teres de lhes levar a caixa, que é o componente maior e mais pesado -- também podes comprar lá o SSD por +5€)
Thermaltake Toughpower GF 850 W 80+ Gold Modular: 130€ (amazon.es)
Montagem: 50€

Total: 1965€

Podes cortar o CPU para um i5-13600KF (322€) e a fonte para a Toughpower GF1 750 W (108€, amazon.es), mas dada a natureza do teu trabalho acho que seria interessante investir nestes dois P-cores adicionar do 13700.
A motherboard e placa gráfica terão LEDs que poderás desligar.
 
Baixa a fonte para a 750w o resto deixa tar, talves o cooler seja um exagero para uma User que nao percebe de manutencao mas ok.

Digo isto pk precisa pagar por montagem, sem ofensa.. Nessa loja nao ha lancool 216 presumo?
 
A montagem podes fazer por 50€ (não nessa loja) com componentes comprados fora dela. É melhor do que estar bloqueado a uma loja que oferece stock muito limitado e preços que não são os mais baixos do mercado em metade dos componentes.


Intel i5-13700KF: 431€
Gigabyte B660 Aorus Master DDR5 WiFi: 250€ (compatível de origem com o 13700KF)
Kingston 32 GB Fury Beast 2x16 GB DDR5 6000 CL36: 176€
XFX RX 6800 XT Merc 319: 610€
Arctic Liquid Freezer II 240: 88€ (montado no topo)
Kingston KC3000 1TB Gen4 M.2 NVMe 2280: 105€
Lian Li Lancool II Mesh C Performance Preta Vidro Temperado: 125€ (na loja que te poderá montar o PC para não teres de lhes levar a caixa, que é o componente maior e mais pesado -- também podes comprar lá o SSD por +5€)
Thermaltake Toughpower GF 850 W 80+ Gold Modular: 130€ (amazon.es)
Montagem: 50€

Total: 1965€

Podes cortar o CPU para um i5-13600KF (322€) e a fonte para a Toughpower GF1 750 W (108€, amazon.es), mas dada a natureza do teu trabalho acho que seria interessante investir nestes dois P-cores adicionar do 13700.
A motherboard e placa gráfica terão LEDs que poderás desligar.

Obrigado pelo feedback.

Estou inclinado a aceitar a sugestão de corte no CPU e na Fonte como sugeriste, pois se calhar não vou ter uma utilização tão intensa em termos do meu trabalho.

Relativamente à placa gráfica existe alguma opção Nvidia comparável?

Sobre o cooler, o líquido é mesmo a opção mais recomendada? tendo em conta que nunca usei não sei as implicações do seu uso e da sua manutenção, como referiu o DiogoAntunes. É necessária a utilização do mesmo e optar por uma opção que não seja líquido ou posso não usar cooler?

Em termos de ruído, essa é uma build silenciosa?

Já agora recomendas alguma loja em Lisboa (concelho) que faça o trabalho de montagem e testes e seja de confiança?
 
Baixa a fonte para a 750w o resto deixa tar, talves o cooler seja um exagero para uma User que nao percebe de manutencao mas ok.

Digo isto pk precisa pagar por montagem, sem ofensa.. Nessa loja nao ha lancool 216 presumo?

Obrigado pelo feedback.

Quais as diferenças entre a Lancool II Mesh e a Lancool 216?

Já agora recomendas alguma loja em Lisboa (concelho) que faça o trabalho de montagem e testes e seja de confiança?
 
Relativamente à placa gráfica existe alguma opção Nvidia comparável?
Se queres Nvidia do mesmo nivel tens de pagar mais. A 6800xt po mesmo preço da 3070 supramencionada é bem superior. Agora se só vais dar 10% de utilização em gaming pergunto-me se vale a pena apostar numa gráfica tao high end?
 
Se queres Nvidia do mesmo nivel tens de pagar mais. A 6800xt po mesmo preço da 3070 supramencionada é bem superior. Agora se só vais dar 10% de utilização em gaming pergunto-me se vale a pena apostar numa gráfica tao high end?

Obrigado pelo feedback.

À partida não vou jogar quase nada, pelo menos coisas que exijam muito da performance gráfica.

Como disse em cima, gostava de ter um monitor com alguma qualidade (1440 a 120hz ou 4k a 120hz / Widescreen) uma vez que passo períodos de tempo razoáveis ao PC e a qualidade da imagem é importante para mim (até por uma questão de cansaço ocular).

Se essa gráfica da AMD cumprir esse propósito então será essa a escolhida.
 
Podes usar uma ventoinha a ar também, mas esta solução deverá ser algo mais silenciosa. Não há qualquer questão de manutenção, a peça tem uma garantia de 6 anos, e o expectável é que dure mais. Mas claro que a ventoinha a ar será sempre mais fiável, e qualquer problema será mais simples de resolver -- nesse caso podes ir para a PA 120 SE a 40€ na amazon.es -- embora provavelmente mais ruidosa para atingir um desempenho similar.

Não podemos recomendar lojas em particular, mas a loja que cobra esse preço de montagem e caixa está em Lisboa. E também podes comprar lá a Arctic Liquid Freezer II 240 por 90€

Quanto à placa gráfica, a RTX 3070 é a opção comparável, mas inferior. Só recomendaria se tiveres software que use os CUDA cores da Nvidia, e pela lista de software que apresentas tal não aparenta acontecer.
 
Back
Topo