• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Pc Completo até +/-1900€

0uK^-

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1900€ (Se for menos melhor), o mais cedo possível

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Pc completo sem periféricos

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - Não jogo muito mas se jogar e só jogos single player tipo Mass effect, GTA, etc
b) Programação, Modelação 3D e render - Ela usa bastante o daz3d e poser por isso o computador vai ficar mais focado para isso
c) Office / Navegação web / Filmes - uns 20% ja que e o que uso para ver os filmes e series.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Talvez 5 ou mais anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

ASRock H87 Pro4
Intel i5 4670
G.SKILL PC3-12800 1600MHZ 8GB RIPJAWSX CL9 (2X4GB) XL DDR3
XFX PRO550W Core Edition
SSD corsair 250 GB
Asus R9 280x DirectCU II Top 3GB GDDR5

LG 23EA63V-P


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Para já não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Tanto faz

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tanto faz

c. Motherboard (chipset, formato)
>

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 32GB

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Nvidia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1TB SSD

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> Nenhum

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Tanto faz

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Para já não mas mais tarde vou substituir o monitor

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.

O computador vai ser mais para renderizar já que o Portátil e o meu Pc de momento é fraco. E também como as imagens usam iray da nVidia tem de ser mesmo essa marca infelizmente.

Estive a ver uma pré build que é 1899€ que vem trás a RTX 3070 mas infelizmente trás só 16GB.
Escolhi a 3080 para durar mais tempo já que a intenção é fazer o update daqui a 5 anos ou mais, e como pelo que li o programa usa mais a VRAM da Gpu e como tenho receio que a 3060 não dure muito tempo e precise de fazer um update mais cedo.
O pc é para ser uma surpresa já que o Portátil dela é bastante lento e como praticamente vive comigo decidi fazer o update há minha maquina já que é bem antiga xD

Recomendam que use esse cpu ou compensa até ir para a geração anterior da intel? Como disse em cima o pc é mais para trabalhar mas tenho intenções de jogar o novo Mass effect, Elden Ring basicamente só single player nada de jogos multiplayer e jogo a 1080, mas mais vou comprar um monitor 2k mas não para já.

Agradeço desde já a quem puder ajudar
 
Última edição pelo moderador:
Primeiro não colocaste cooler. O 5600G efetivamente vem com cooler stock da AMD mas é fraquinho, principalmente se vai ser usado para renderização e tarefas all core, compra um cooler decente, agradece-me depois.

Depois e mais importante, o 5600G é uma APU, é uma boa solução para quem não tem gráfica dedicada. Mas se o vais usar com uma gráfica dedicada, tens melhores opções. O 5600G não tem PCI-E 4.0 e tem menos cache L3 comparando com o primo 5600X o que faz com que acabe por perder bastante performance.

Os cpus AMD ainda são a melhor solução para renderização 3D, mas para isso convém que sejam os cpus com mais cores. A minha recomendação seria apostares num 5800X, 5900X ou 5950X. Na pior das hipoteses podes ir para um 5600X, mas nesse patamar compensa apostar mais num 12600. Mesmo o 5800X é bastante pacifico trocares por um 12700.
 
Primeiro não colocaste cooler. O 5600G efetivamente vem com cooler stock da AMD mas é fraquinho, principalmente se vai ser usado para renderização e tarefas all core, compra um cooler decente, agradece-me depois.

Depois e mais importante, o 5600G é uma APU, é uma boa solução para quem não tem gráfica dedicada. Mas se o vais usar com uma gráfica dedicada, tens melhores opções. O 5600G não tem PCI-E 4.0 e tem menos cache L3 comparando com o primo 5600X o que faz com que acabe por perder bastante performance.

Os cpus AMD ainda são a melhor solução para renderização 3D, mas para isso convém que sejam os cpus com mais cores. A minha recomendação seria apostares num 5800X, 5900X ou 5950X. Na pior das hipoteses podes ir para um 5600X, mas nesse patamar compensa apostar mais num 12600. Mesmo o 5800X é bastante pacifico trocares por um 12700.
Pensei que podia fugir com esse processador é pena.

Fiz duas novas configurações mas ainda se, cooler já que não sei qual devo comprar.

y6KJw8g.png


Nesta ,mudei a ram para ficar até os 1900 mas compensa? Noutro lugar em que podia poupar era no ssd em vez de colocar 1TB ia para os 500Gb já que ainda tenho 3 HDD de 2Tb e 1 ssd de 250GB. O problema é que também não percebo nada sobre isso. Tem lá uns da Kioxia em promoção mas nunca ouvi falar dessa marca.

Fiz também esta configuração com o 5800x mas passa o orçamento por 41€ e também não tem o cooler :

VyC7BaR.png


Existe alguma maneira para conseguir colocar no orçamento, a caixa por mim não me interessa o RGB se tiver ate desligo mas duvido que tenha alguma mais barata de "jeito" do que aquela que coloquei. A fonte existe uma possível substituição, ou mesmo outro componente?
 
O 5800x tem definitivamente de vir com cooler à parte, já que não vem com cooler incluido, nem o cooler da AMD seria capaz de o arrefecer. Não te esqueças ainda que tens de incluir a montagem do computador por parte da loja que adiciona uns ~45€ ao preço.

Podes poupar na board, uma B550M Pro-VDH aguenta bem esse cpu. Não recomendaria é um cooler single tower para tarefas de rendering, um dual tower no minimo. Infelizmente essa loja não tem Scythe nem Arctic, portanto o minimo que diria que é aceitavel para esse cpu fazer rendering será talvez algo como um Noctua NH-U12S. Idealmente queres até um Noctua NH-D15 ou um watercooler de 280mm ou superior e aí ficas à vontade.

No caso do Intel não precisas de uma z690, podes optar por uma B660 ou B660m, mas tens de ter atenção às VRMs e conectividade da motherboard, algumas destas board tem poucas usbs e/ou as VRMs são mais adequadas a cpus com poucos cores como é o caso do 12100

E sim podes poupar no disco. Um nvme ou SSD de qualquer marca cumpre o trabalho, estes chips NAND são quase todos a mesma coisa mudam o numero de escritas e um pouco mais ou menos de velocidade mas nada de muito relevante para o uso comum.
É algo que caso não estejas satisfeito podes sempre modificar no futuro sem grandes problemas, já que estão sempre a aparecer promos deste tipo de artigo. E podes adicionar vários à mesma build.
 
Última edição:
Em relação à fonte, podes ir perfeitamente para 750W, mas se queres manter 850W por esse valor tens melhores opções que uma essa Corsair RM:
- Corsair RMx Series RM850x 850W 80 Plus Gold Modular ~ 110 €
- MSI MPG A850GF 850W 80 Plus Gold Modular ~ 110 €

Ambas melhores que a Corsair RM850.

Atenção que esse SSD é DRAM-less. Não sei se para as aplicações que pretendes usar faz diferença.
É uma questão de veres.
 
O 5800x tem definitivamente de vir com cooler à parte, já que não vem com cooler incluido, nem o cooler da AMD seria capaz de o arrefecer. Não te esqueças ainda que tens de incluir a montagem do computador por parte da loja que adiciona uns ~45€ ao preço.

Podes poupar na board, uma B550M Pro-VDH aguenta bem esse cpu. Não recomendaria é um cooler single tower para tarefas de rendering, um dual tower no minimo. Infelizmente essa loja não tem Scythe nem Arctic, portanto o minimo que diria que é aceitavel para esse cpu fazer rendering será talvez algo como um Noctua NH-U12S. Idealmente queres até um Noctua NH-D15 ou um watercooler de 280mm ou superior e aí ficas à vontade.

No caso do Intel não precisas de uma z690, podes optar por uma B660 ou B660m, mas tens de ter atenção às VRMs e conectividade da motherboard, algumas destas board tem poucas usbs e/ou as VRMs são mais adequadas a cpus com poucos cores como é o caso do 12100

E sim podes poupar no disco. Um nvme ou SSD de qualquer marca cumpre o trabalho, estes chips NAND são quase todos a mesma coisa mudam o numero de escritas e um pouco mais ou menos de velocidade mas nada de muito relevante para o uso comum.
É algo que caso não estejas satisfeito podes sempre modificar no futuro sem grandes problemas, já que estão sempre a aparecer promos deste tipo de artigo. E podes adicionar vários à mesma build.
Estou a ver que tenho de esticar o orçamento, nunca pensei que 1900 não iam chegar.

Vou adicionar mais 200 euros já que vai ser mesmo necessário. Estive a ver a diferença nos coolers e nesse site só tem o Noctua NH-D15 SE AM4 por 100 euros. Posso é comprar o ARCTIC Liquid Freezer II 280 ou mesmo o 360 num site português por 89.99€ e montar depois em casa. Qual seria o melhor ir para o Noctua ou o Artic cooler?

Em relação à fonte, podes ir perfeitamente para 750W, mas se queres manter 850W por esse valor tens melhores opções que uma essa Corsair RM:
- Corsair RMx Series RM850x 850W 80 Plus Gold Modular ~ 110 €
- MSI MPG A850GF 850W 80 Plus Gold Modular ~ 110 €

Ambas melhores que a Corsair RM850.

Atenção que esse SSD é DRAM-less. Não sei se para as aplicações que pretendes usar faz diferença.
É uma questão de veres.

Vou trocar para essa MSI já que fica mais barata 10 cêntimos xD
Pelo que li o melhor e ter dram não sabia disso que existia nos ssd obrigado pelo aviso.
Os programas que uso não pesados (Atom, notepad++, visual studio entre outros), mas já os programas para renderização talvez seja melhor ter.
 
Se puderes subir um pouco o orçamento seria o ideal. Pelo menos para colocares um cooler bom no cpu, já que é algo importante em situações que o vais utilizar all core durante cargas continuadas. Tens que ter cuidado é que essa MSI só suporta radiadores até 240mm portanto estás limitado a isso a não ser que compres outra coisa.
 
Estive a pesquisar e encontrei o cooler Deep Cool Assassin III lá no site. Recomendam?
Caso vá para o radiador 280MM qual caixa recomendam que não seja muito cara?

Infelizmente a placa gráfica só agora é que reparei que só entregam no final do mês, espero que segunda atualize se não vou contatar para ter a certeza.
 
Nessa loja tens por exemplo a BitFenix Nova Mesh, em cima só tens espaço para um radiador de 240mm mas na frente consegues colocar um radiador de 280 ou 360mm. Não é tão boa como uma Phanteks P400A ou Lian Li, mas cumpre o trabalho.

Também tens um AIO de 360 relativamente barato nessa loja o Silverstone PF360-ARGB e deve ter performance semelhante ao Arctic. Mas esse DeepCool Assassin III deve aguentar o 5800x sem problema já que é um air cooler Dual Tower.
 
Última edição:
Obrigado pela ajuda já tenho o bicho comigo =)

Eu ia esperar até o final do mês devido a placa gráfica mas entretanto eles receberam mais cedo. Por sorte comprei antes de aumentarem o preço mas ainda apanhei as rams mais caras 30Euros.

Só tive dois problema que na altura da configuração não tinha o 5800x por isso fui para o 12600k queria o 12700k mas não consegui arranjar mais 100 euros por isso no futuro se for necessário (acho que não vai ser) mudo. O segundo foi que o cooler não era compatível, quer dizer é mas preciso de um bracket e demoram muito tempo a enviar por isso fui pela sugestão deles que foi um AIO da corsair de 240 já que disseram que é o suficiente.
Só acho que faz muito barulho perguntei se é normal mas como é fim de semana só respondem na segunda.

De resto a configuração não mudou muito, fui para a caixa lian li mesh II e para o disco WD Black SN750 NVMe 500GB M.2.


Muito Obrigado @nullus e @JackFlash
 
Visto que já tens esse 12600k, se no futuro precisares de mais threads para acelerar o trabalho tens sempre a opção de atualizares a BIOS e colocares um processador de 13ª geração que segundo rumores vão sair com um upgrade consideravel no numero de E-Cores.
 
Visto que já tens esse 12600k, se no futuro precisares de mais threads para acelerar o trabalho tens sempre a opção de atualizares a BIOS e colocares um processador de 13ª geração que segundo rumores vão sair com um upgrade consideravel no numero de E-Cores.
Sim também é uma possibilidade, mas para o que vou fazer acho que este chega e sobra de um 4670 para este foi um salto significativo.
 
Obrigado pela ajuda já tenho o bicho comigo =)

Eu ia esperar até o final do mês devido a placa gráfica mas entretanto eles receberam mais cedo. Por sorte comprei antes de aumentarem o preço mas ainda apanhei as rams mais caras 30Euros.

Só tive dois problema que na altura da configuração não tinha o 5800x por isso fui para o 12600k queria o 12700k mas não consegui arranjar mais 100 euros por isso no futuro se for necessário (acho que não vai ser) mudo. O segundo foi que o cooler não era compatível, quer dizer é mas preciso de um bracket e demoram muito tempo a enviar por isso fui pela sugestão deles que foi um AIO da corsair de 240 já que disseram que é o suficiente.
Só acho que faz muito barulho perguntei se é normal mas como é fim de semana só respondem na segunda.

De resto a configuração não mudou muito, fui para a caixa lian li mesh II e para o disco WD Black SN750 NVMe 500GB M.2.


Muito Obrigado @nullus e @JackFlash
Desculpa 0uk^- mas podes referir qual foi o aio cooler que te aconselharam na loja?
Estou numa situação parecida com a tua, pois queria optar pelo Alder Lake mas escolher um cooler já lga 1700 ready não está nada fácil. Até já pedi para me enviarem um retrokit da corsair para eventualmente usar num corsair 240 capellix. Já estou à espera desde o dia 25 de Janeiro, parece-me que ainda vai demorar.
Começo a pensar em ir para os ryzen 5600/5800…
 
Desculpa 0uk^- mas podes referir qual foi o aio cooler que te aconselharam na loja?
Estou numa situação parecida com a tua, pois queria optar pelo Alder Lake mas escolher um cooler já lga 1700 ready não está nada fácil. Até já pedi para me enviarem um retrokit da corsair para eventualmente usar num corsair 240 capellix. Já estou à espera desde o dia 25 de Janeiro, parece-me que ainda vai demorar.
Começo a pensar em ir para os ryzen 5600/5800…

O retrofit kit LGA 1700 da corsair demorou cerca de 1 semana e meia a chegar no meu caso. Visto que estás à espera desde dia 25 diria que deve estar aí a bater à porta.
Quem faz a entrega é a DHL portanto deverias ter uma referência de tracking assim que for enviado.
 
Última edição:
Desculpa 0uk^- mas podes referir qual foi o aio cooler que te aconselharam na loja?
Estou numa situação parecida com a tua, pois queria optar pelo Alder Lake mas escolher um cooler já lga 1700 ready não está nada fácil. Até já pedi para me enviarem um retrokit da corsair para eventualmente usar num corsair 240 capellix. Já estou à espera desde o dia 25 de Janeiro, parece-me que ainda vai demorar.
Começo a pensar em ir para os ryzen 5600/5800…
Corsair Hydro H100x
 
Ainda não tenho referência de envio porque no link que me enviaram ainda diz que estão a processar a encomenda.
Esperemos que esteja para breve então. Obg
 
Back
Topo